Coordenação de Augusta Clara de Matos
Na Segunda 31/1, às 21h tem lugar no Grande Auditório da Gulbenkian a intervenção do Al-Kindi Ensemble na série de concertos Músicas do Mundo (infelizmente já esgotado). O conjunto sírio, composto por um quinteto instrumental (oud, qanun, nay e riqq) com um coro bizantino e outro derviche e dirigido por Julien Jâlal Eddine Weiss, tocará Stabat Mater Dolorosa, homenagem ecuménica à Virgem Maria.
Na Culturgest continua o ciclo "Hootenanny" (aquela música popular norte-americana informal cultivada desde os anos 30) com o guitarrista Guy Davis às 21h 30m tocando blues no Pequeno Auditório.
Nessa tarde, das 18 às 20h prosseguem as "100 lições" comemorativas do centenário da Universidade de Lisboa (UL) com palestras de Fernando Mascarenhas e Maria Filomena Guerra.
Na Terça 1/2, na Culturgest é agora a blues harp (harmónica) do Phil Wiggins Duo (com o reverendo John Wilkins à guitarra) que soa música hootenanny no Pequeno Auditório às 21h 30m.
No Museu Gulbenkian, das 15 às 16h é possível, numa visita guiada especial (5 Eur.) chamada "A Arte do Retrato", observar nas múltiplas obras dessa colecção a variação da técnica retratística conforme as culturas, as situações, as modas.
Na sala da Reitoria da UL (18-20h) as palestras diárias serão desta vez de André Gonçalves Pereira e Jorge Braga de Macedo.
Na Quarta 2/2, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) ocorre a última conferência do ciclo "Image in Science and Art" às 18h (Aud.2) com o título "Functional Images of the Brain: Beauty, Bounty and Beyond". Será oradora Judy Illes, directora do Programa de Neuroética no Stanford Center for Biomedical Ethics, que incidirá sobre as possibilidades (cada vez maiores) de se adquirirem assinaturas do “self” – dos genes ao cérebro – através do uso da ressonância magnética funcional bem como de outras neurotecnologias modernas.
Lídia Jorge e Rui Sanches são os palestrantes das 18 às 20h no ciclo comemorativo da UL.
Quem buscar entretenimento musical terá, nesse dia, de ir p.ex. ao Porto ao Clube Jazz Ao Norte (rua Gen. Norton de Matos, nº448) onde o Quarteto Sandro Norton apresenta (e em todas as subsequentes primeiras Quartas do mês) "O Jazz Bem Disposto" às 21h 30m (entrada livre). No mesmo espaço, no Sábado 5/2, Sandro Norton tocará à guitarra obras de Sandro Norton, Eric Roche, Preston Reed e Bill Evans, às 22h.
Na ausência de eventos musicais significativos na capital, sugere-se a recente estreia do filme de Mike Leigh Um Ano Mais (Another Year) com Jim Broadbent, Ruth Sheen e Lesley Manville (esta, segundo a crítica, numa grande interpretação), filme dum "olhar desencantado sobre a solidão", retrato incisivo da Inglaterra contemporânea, "o melhor Leigh desde o magistral Segredos e Mentiras".
Na Quinta 3/2, às 21h no Grande Auditório da Gulbenkian a pianista Sa Chen, a meio-soprano Larissa Savchenko e a violoncelista Maria José Falcão acompanhando o Coro e a Orquestra Gulbenkian (sob a direcção do maestro Lawrence Foster) interpretarão o Concerto para Violoncelo nº 1 de Dmitri Kabalevsky, o Concerto para Piano de Edvard Grieg e Alexander Nevsky de Sergei Prokofiev (programa que se repete na Sexta às 19h).
No Centro Cultural de Belém (CCB) (Pequeno Auditório), às 21h o Coro da Rádio da Letónia sob a direcção de Sigvards Klava interpreta as Vésperas de Sergei Rachmaninoff, uma das obras corais mais empolgantes do repertório ortodoxo.
No mesmo CCB, às 22h (na recepção do Centro de Reuniões) ocorre o primeiro dos "Dose Dupla" deste ano, concerto de jazz (de entrada livre) com o pianista holandês Peter Schon e o acordeonista algarvio João Frade.
Na Pequeno Auditório da Culturgest, às 21h 30m, o pianista Bernardo Sassetti "comentará (ao microfone e ao piano) trechos por ele seleccionados da... série The Blues de Martin Scorsese" (do programa).
Ao São Luiz Teatro Municipal, às 21h (e até 6/2) regressa o fadista Camané por ocasião da candidatura do Fado a património cultural imaterial da Humanidade.
O ciclo das "100 lições" comemorativas tem como oradores na Reitoria da UL Pedro M.Soares Martinez e João Seabra.
Numa galeria da Rua do Século, nº 171 inaugura às 19h a exposição "A voz do Crocodilo" de João de Azevedo, contendo a obra recente do pintor português com trajecto por Moçambique e Timor. Permanece até 7 de Março 2011.
Na Sexta 4/2, continua o ciclo hootenanny da Culturgest com o pianista Davell Crawford ("the Prince of New Orleans" na imprensa local) cantando gospel e tocando o lendário órgão Hammond B-3 (no Pequeno Auditório, às 21h 30m). Acompanham-no a bateria de Joseph Dyson e o saxofone de Thaddeus Richard.
No Maria Matos Teatro Municipal (sala principal às 22h) inicia-se um "Fim-de-Semana Especial" visando "provocar no público uma subliminar teia de ligações entre géneros, músicos..." escolhendo neste caso o piano. Actuarão John Tilbury ("intérprete aveludado da contemporaneidade") e Dustin O'Halloran (compositor pop).
Gastão Cruz e Maria Isabel Barreno darão das 18 às 20h palestras integradas na comemoração centenária da UL.
Na Casa da Música (Porto) e no ciclo Sinfónica à Sexta, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (direcção Christopher Seaman) interpretará Edward Elgar (In the South), Samuel Barber (Knoxville: Summer of 1915) e Felix Mendelssohn (Hear ye,Israel e Sinfonia nº5 Reforma) com a participação da soprano Emma Bell. O concerto será na Sala Suggia às 21h.
No Sábado 5/2, o CCB abre o Ciclo Sofia Gubaldulina A Hora da Alma com a presença da própria compositora tártara, "reconhecida como uma criadora essencial neste começo do século XXI". Actua no Pequeno Auditório (às 21h) o Coro da Rádio da Letónia (dirigido por Sigvards Klava) com o violoncelista David Geringas, tocando uma cantata de J.S.Bach e duas obras de Sofia Gubaldulina em estreia em Portugal.
No Maria Matos TM, às 22h, encerra o festival de piano (órgão de cordas? representante das percussões?) com a "improvisação livre e libertária" de Alexander von Schlippenbach e a "pop brilhantemente dissimulada" de Andrew Poppy.
No São Luiz TM (sala principal) às 21h, o projecto Ensemble encena Dueto para Um de Tom Kempinsky, peça sobre artistas e o papel da arte na vida das pessoas. Repete a 6/2.
Na Casa da Música às 22h (na Sala Suggia) a Orquestra Jazz de Matosinhos & João Paulo Esteves da Silva darão um (jantar-)concerto, onde aquela formação já internacionalmente reconhecida tocará com o original improvisador pianista e compositor obras do próprio e de Pedro Guedes e Carlos Azevedo.
No Domingo 6/2, o CCB prossegue o Ciclo Sofia Gubaldulina com a Orquestra de Câmara Portuguesa sob a direcção de Pedro Carneiro actuando no Grande Auditório às 17h. Interpretará o Concerto Brandeburguês nº3 de J.S.Bach, a Sinfonia nº5 de Beethoven e o concerto para bayan e orquestra Fachwerk de S.Gubaldulina com a presença do acordeonista Geir Draugsvoll.
No Centro de Arte Moderna (CAM) da FCG, a visita (gratuita) à Exposição Casa Comum no âmbito dos "Domingos com Arte" promete um apelo " a libertarmo-nos do nosso bem-estar intelectual e a tentar abrir novas portas e janelas no nosso corpo ilimitado".
Na Casa da Música às 12h (na Sala Suggia), a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (direcção Christopher Seaman) interpretará em concerto comentado a Sinfonia nº5 "Reforma" de Felix Mendelssohn.
Caro leitor, boas escolhas !
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau