Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011

Dia das Beiras - Monsanto - Idanha - a Nova - Termas de Monfortinho - Penha Garcia

 

 

MONSANTO

Trata-se da aldeia mais portuguesa de Portugal, aquela que arrebatou a vitória do concurso promovido, em 1938, pelo Secretariado de Propaganda Nacional do Estado Novo, dirigido por António Ferro. Ser, na opinião do júri composto por etnógrafos, poetas e escritores, a mais característica povoação do país, a menos "penetrada pela civilização dos outros", valeu-lhe o Galo de Prata, troféu cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio ou de Lucano, um dos seus mais conhecidos monumentos.

Algumas casas usam rochas como tecto ou parede

 

 

Os autores da edificação foram os Templários - sob ordens de D. Gualdim Pais, também responsável pela fundação dos castelos de Tomar e Almourol - aos quais D. Afonso Henriques doou, em 1165, estas terras conquistadas aos mouros. Várias vezes mandado reconstruir por sucessivos monarcas, o castelo medieval em pedra granítica viria a sofrer um terrível acidente no século XIX: foi parcialmente destruído, numa noite de Natal, pela explosão do paiol de munições, uma fatalidade à qual sobreviveram as duas torres, a do Peão, primitiva torre de vigia, e a de Menagem.

 

Um pouco mais acima fica o consultório onde Fernando Namora exerceu clínica, entre 1944 e 1946. Do lado oposto da aldeia situa-se a casa deste romancista, ensaísta, poeta e pintor falecido em 1989. Sinalizada por uma humilde placa, apenas ganha vida no Verão, quando a família vem à aldeia passar férias.

 

IDANHA - A - VELHA

.

A florescente cidade Romana documentada desde o ano 16 A.C. é das povoações mais antigas de Portugal, com uma forte carga histórica, com um vasto património e de incalculável valor arqueológico. Em todos estes aspectos estão registadas as mudanças lentas e rápidas que transformam as civilizações. Falamos de uma verdadeira aldeia Museu, onde lendas e narrativas estão de constante mão dada com a história.
Idanha-a-Velha ergue-se onde foi edificada a gloriosa cidade de Egitânia (com milhares de habitantes) e inúmeras vezes invadida e saqueada. Aqui encontramos vestígios que remontam a diversos períodos, como: a Pré-História, Celtas, Classicismo Romano, Suevo, Visigótico, Árabe, Idade Média Portuguesa e construções do período Manuelino.


TERMAS DE MONFORTINHO

 

Termas de Monfortinho

Localizam-se nas faldas da serra de Penha Garcia, junto à margem direita do rio Erges, à roda das nascentes de água mineral da Fonte Santa, que têm ancestrais e comprovadas virtudes terapêuticas. De facto, são aconselhadas para doenças crónicas da pele (psoríase, eczemas, acne, celulite, úlceras), hepato-vesiculares e intestinais, reumáticas (artrose, espondilose, tendinite, fibromialgia, etc) e das vias respiratórias (renite, sinusite).

 

 

 

 

 

PENHA GARCIA

 

 

publicado por Luis Moreira às 11:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links