Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011

Um testemunho - por Alexandra Pinheiro

Ao longo de todo o processo de luta pela sobrevivência das escolas com Contratos de Associação, tenho sido convidada para assistir a alguns dos encontros das comunidades escolares. Tenho visitado algumas destas escolas fora dos grandes centros urbanos, à volta das quais, gravitam uma ou várias povoações. Estou fascinada porque descobri um Portugal que desconhecia!

 

Pais que acreditam que vale a pena lutar por um projecto educativo, professores que convergem com directores de escola nas votações de decisões complicadas, colocando os interesses da escola acima dos seus interesses pessoais. Entrar numa escola enfaixada pelos alunos, que dedicam parte dos seus intervalos, das suas tardes livres e fins de semana a preparar standartes, faixas é um testemunho do que os alunos podem fazer quando se  sentem parte de um projectos. Esta incrível energia humana, que se mobiliza em torno de uma convicção que luta pela liberdade contra decisões que partem de um poder tecnocrata que nem os conhece e despreza um poder que não aceitam ser invencível e que, pela força do grupo, não temem.

 

Estou maravilhada, afinal há comunidades que ainda não aceitam o “mais ou menos” ou o é “indiferente” e que fogem a todo o custo da geração nem nem….

 

Pais, alunos, professores  e funcionários que estão 4 horas à chuva para simplesmente darem um grito – SOS – pela nossa escola!

 

Que bom, afinal há um Portugal que ainda está VIVO.

 

 

publicado por Carlos Loures às 20:00

editado por Luis Moreira às 18:45
link | favorito
3 comentários:
De Luis Moreira a 19 de Janeiro de 2011
Alexandra, é uma questão de tempo, de firmeza das convicções. Mais cedo que tarde a razão vencerá a lógica corporativista, o centralismo e a prepotência ideológica. Os pais têm direito à escolha da escola para os seus filhos e têm direito a exigirem professores competentes e escolas que obtêm resultados.
Não se fecham escolas boas!
De Pedro Godinho a 20 de Janeiro de 2011
Arregimentar crianças para manifestações políticas nunca me agradou nem convenceu; é sempre instrumentalização (perdoa-lhes, que não sabem o que fazem). Cheira a MP ou pioneiros, venha o abade e escolha.
De Carlos Mesquita a 20 de Janeiro de 2011
No último dos "ene" posts sobre este assunto não comentei.
Têm-se esforçado (dois em dois dias) e já mereciam um artigo sem contraditório.
Como o Pedro já deu cabo da tenda, umas notas.
A Alexandra Pinheiro foge inteligentemente a expor o que quer que seja de substantivo sobre as escolas privadas. Deixa só o "projecto educativo", e eu pergunto-lhe em que é que esse projecto se diferencia da Escola Pública. Se quiser responda.
Também gostaria de perguntar à Alexandra em que consiste a "luta pela liberdade" de que fala, pois sendo este blogue composto em grande parte de "lutadores", pode ser que convença alguém a juntar-se à causa.
Pais a lutar por projectos educativos, há na Escola Pública desde tempos remotos, e meninos em "manifestações espontâneas", como seguir os candidatos presidenciais para todo o lado, também já vimos.
Por último, pergunto à Alexandra o que acha das escolas que convidam os alunos com baixo rendimento escolar, a mudar de estabelecimento de ensino, para assim se apresentarem como "escolas boas" ou seja, com bom lugar nos rankings.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links