Sábado, 8 de Janeiro de 2011

BPN - era um escândalo que procuravam?

Que o BNP foi objecto de uma gestão criminosa por gente que o criou e que o desenvolveu, vinda do mais profundo cavaquismo, está mais que visto e os contornos de tais crimes são bem conhecidos. Mas o que se está a passar com a nacionalização do banco e a sua posteriror gestão da CGD não deixa de surpreender.

 

Então, não é, que se soube hoje que, apesar das injecções de cerca de 5 mil milhões de euros vindos da CGD (nossos) a situação líquida do banco é de 2 Mil milhões negativos? Diz o senhor ministro das finanças que o dinheiro da CGD é para a tesouraria e que a situação líquida são os capitais mais as reservas, não têm a ver uma coisa com outra! Eu, por mim, que vou ajudar a pagar os tais 5 mil milhões fico descansadíssimo com esta subtil explicação técnica.( sabendo nós que o BPN não tem activos nenhuns face aos compromissos que tem, esta explicação do sr. ministro é mais uma mentira descarada)

 

Mas que, o BPN, continue a pagar compromissos aos antigos accionistas recomprando acções a 3.25 euros /accão, quando as acções não valem nada, ZERO, é que me vira do avesso, para não ser malcriado num blogue que até tem o "Jardim das Delícias"...

 

Isto é, quem queria saber para onde está a ir o nosso dinheiro, já fica a saber, muitos milhões estão a ir para os bolsos de grandes accionistas que, mais uma vez, fazem negócios e dinheiro sem correr qualquer risco, o governo encarrega-se de arranjar sempre uma saída para os homens do dinheiro (este governo, então, é muito forte neste particular. Lembram-se dos negócios "finos" com a CGD?) tirar aos pobres e dar aos ricos ( deve ser a quarta via do socialismo, a terceira foi com Blair e o Iraque..)

 

Um escândalo que deveria fazer no mínimo, corar de vergonha, quem tanto pensou nos argumentos falaciosos que sustentaram a nacionalização, o maior desastre que um político fez em vida ( iniciou-o em vida e já está a ver o resultado ainda vivo) o que é bastante raro, os grandes erros ,habitualmente, pagam-se caro, mas mais tarde!

 

Se o BPN tivesse ido para a falência ou se o governo tivesse aceite a proposta de Miguel Cadilhe toda esta gente íria receber "ao TOTTA", os contratos existentes entre a empresa-mãe (SNL e agora com um novo nome que o antigo não ajudava nada) eram assunto privado ou da Justiça e o nosso dinheiro estaria, ou deveria estar, a financiar as empresas exportadoras.

 

Queriam um escândalo, fresquinho? Pescado hoje, vendido na lota a um preço muito elevado e com a margem toda a ficar nas mãos de quem ganhou muito com o BPN, e continua a ganhar, sem esforço, sem risco, sem correspondência na economia real...

 

Já se viu como se ganha dinheiro no BPN, compram-se umas acções a 1 euro, e faz-se logo um contrato com a empresa - mãe para a recompra dali a um ou dois anos a um preço fixado, sem qualquer correspondência com a realidade, mas também sem mancha, como se vê, o governo paga e não "bufa", não há volta a dar, dizem os juristas, contratos válidos...

 

E agora, já está tudo esclarecido?

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
5 comentários:
De maria monteiro a 8 de Janeiro de 2011
A terceira via do socialismo (a tal do Blair e do Iraque) foi tão .. mas tão socialista que em 15 de Fevereiro de 2003, as autoridades impediram um evento no Speaker's Corner para protestar contra a guerra do Iraque.
A quarta via é a viasacra do socialismo, onde os pobres carregam a cruz e os ricos enchem os bolsos. No chamado dia de descanso retemperam-se forças ouvindo os "esclarecimentos" que vêm do palco dos oradores.
De Carlos Mesquita a 8 de Janeiro de 2011
Caro Luís. Quando jogavas futebol não era decerto ao ataque, ou perdeste o jeito - mais uma bola para o quintal.
Passou nas televisões e vem em todos os jornais. Não houve nenhuma compra depois da nacionalização. Foi feito um financiamento tendo sido dado como garantia acções da SLN, não foi pago, e as garantias foram para o BPN.
Sabes qual é o escândalo? quem fez o financiamento, foi o Conselho de Administração anterior, exactamente esse que estás a pensar - o de Miguel Cadilhe.
O tal que tinha um projecto de com 600 milhões e mais umas fotocópias tapar um buraco de 2.000 milhões, e que em 6 meses arrecadou de honorários 10 milhões de euros (55 mil euros / dia) que saíram dos cofres do Estado. Se o Banco de Portugal o tem mantido como tu queres era lindo.
Já leste o Expresso, basta as letras gordas da 1ª página.
As melhoras para os engripados.
De Luis Moreira a 8 de Janeiro de 2011
Meu caro, que o governo, este, passou um prejuízo privado para público, ninguém tem duvidas...
De augusta clara a 8 de Janeiro de 2011
Se vocês dessem uns beijinhos também, não vos fazia mal nenhum.
De Luis Moreira a 9 de Janeiro de 2011
Augusta, embora não parecendo os nossos remoques são sinais evidentes de grande cumplicidade...

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links