Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011

O Voz Ribatejana - um novo jornal no Ribatejo

 

 

 

 

Um novo jornal no Ribatejo, o Voz Ribatejana – Comunicação social e democracia – V

 

João Machado

 

 

No passado mês de Dezembro apareceu na cidade de Vila Franca de Xira um novo jornal, o Voz Ribatejana. Os líderes do projecto, tanto quanto sei, são os jornalistas Jorge Talixa e Paulo Ferreira de Melo. O primeiro foi, durante muitos anos, director do Vida Ribatejana, o segundo, pelas informações que recolhi, também tem experiência de trabalho na zona do Ribatejo.

 

No passado dia 6 de Outubro escrevi no nosso blogue Estrolabio um texto relativo ao encerramento do Vida Ribatejana. Referi que criava uma lacuna grave na zona de Vila Franca de Xira, e mesmo no Ribatejo em geral. O Voz Ribatejana vem tentar preencher essa vaga. Conheço apenas um dos seus dois promotores (devo dizer que já o conheço há largos anos, e tem bastante experiência) mas, mesmo sem os consultar previamente, ouso dizer que é esse o seu grande objectivo, de grande importância para a região. Aqui efectivamente faz falta um jornal independente, conduzido por jornalistas que conhecem o ofício. O Voz Ribatejana poderá sem dúvida desempenhar esse papel. Apresenta-se como um jornal quinzenal (o Vida Ribatejana era semanal), tendo publicado dois números no mês passado, Dezembro de 2010. Hoje, dia 5 de Janeiro de 2011, deverá ser posto à venda o terceiro número.

 

É sem dúvida cedo para se formular uma opinião sobre a qualidade do novo jornal. Mas é sempre de mencionar as enormes dificuldades que enfrenta a imprensa regional. Os jornais em geral dão prejuízo, ou para lá caminham. Os jornais regionais estão sujeitos a dificuldades acrescidas. É urgente um debate sobre a situação da imprensa regional em Portugal, assim como da rádio e televisão regionais. Dois jornalistas com poucos recursos (julgo que é o caso, peço-lhes que não me levem a mal se estou enganado) vão ter de lutar muito para manter o jornal nas bancas. Sofrerão grandes pressões pelos mais variados motivos. Abrir o Voz Ribatejana foi um acto de enorme coragem. Só por isso merecem as mais sinceras felicitações.

publicado por João Machado às 16:00

editado por Luis Moreira às 15:42
link | favorito
3 comentários:
De Luis Moreira a 5 de Janeiro de 2011
É sempre de aplaudir a publicação de um novo jornal. Mais opiniões, mais informação, mais opções de leitura.Que tenha uma vida longa.
De Miguel Rodrigues a 11 de Janeiro de 2011
Caros amigos, estive nos últimos 12 anos ligado ao Vida Ribatejana e estou agora neste novo projecto. Acho que posso agradecer em nome da equipa as vossas palavras simpáticas.
Quero dizer apenas que esta iniciativa só é possível gravas ao empenho de todos os Jornalistas, Colaboradores e claro leitores. Posso acrescentar que a equipa que agora pega neste projecto já tem provas dadas na área da comunicação social, o que não deixa de ser um novo desafio.
A PFM - empresa que lançou o Voz Ribatejana, é proprietária da Rádio Ribatejo (Azambuja) e do Correio de Azambuja. O Paulo Ferreira de Melo está ligado há muito à Media Capital (TVI RADIO CLUBE E RADIO COMERCIAL) e o Jorge Talixa , desde sempre ligado ao jornal público ao Vida Ribatejana e agora a este novo projecto.
O Voz Ribatejana é um trabalho de equipa, e já agora convido a visitar o nosso site em www.vozribatejana.blogspot.com

Bom Ano para todos
De João Machado a 12 de Janeiro de 2011
Miguel Rodrigues, obrigado pelo seu comentário e pelos esclarecimentos que nos dá. Espero que nos continue a acompanhar, que nós vamos continuar a ler o Voz Ribatejana. Um bom trabalho e as maiores felicidades para o vosso projecto, é o que vos desejamos. Vila Franca de Xira, o Ribatejo e todos nós precisamos de vocês. Um abraço.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links