Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

A República nos livros de ontem e nos livros de hoje

José Brandão


Apresentação

Conforme o título indica, este trabalho tem uma linha de força que acompanha todo o desenrolar da exposição que decorre página após página. Composta por mais de duas centenas de publicações que de algum modo têm a ver com a I República e alguns dos seus mais destacados protagonistas, esta compilação bibliográfica proporciona uma amostragem significativa das obras que reflectem o quotidiano da sociedade portuguesa nesse tempo que vai de 1910 a 1926.

Expondo antigas e novas obras que falam desse período historicamente rico e intenso o presente trabalho revela também alguns dos usos e dos costumes da vida nas cidades num critério de selecção e organização que abarca os mais variados aspectos do viver português. Da vida citadina aos eventos nacionais, a I República é aqui enunciada através dos muitos títulos expostos, todos eles publicados em língua lusa e em alguns com um século de existência.

A identificação é composta pelo o título, o autor, o editor e o ano de publicação. A apresentação é sempre alguma parte de texto extraído da introdução, ou do prefácio, ou mesmo do corpo principal da obra apresentada.

Trata-se de um trabalho com características e objectivos que aliam a simplicidade da exposição à utilidade do conhecimento numa consonância sempre presente ao longo das suas páginas.

Pretendeu-se, como objectivo principal, criar uma pequena ferramenta de consulta e de trabalho que pudesse facilitar a abordagem necessária.

Sabemos que ficaram de fora algumas obras de importância elementar para o tema proposto. Mas pensamos também que nenhum outro trabalho semelhante foi tão longe quanto este.


Começaremos amanhã a publicar esta informação sobre os livros que, de algum modo, ajudam a compreender a História da I República. Em cada dia, e até 5 de Outubro, abordaremos uma ou duas obras. Tanto quanto sabemos, este trabalho de José Brandão, constitui uma informção bibliográfica de uma ímpar extensão e abrangência. Amanhã, A República nos livros de ontem e nos livros de hoje, de José Brandão.
publicado por Carlos Loures às 16:30
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Luis Moreira a 31 de Maio de 2010
Serviço público, meu caro! não perderei um que seja.
De Luis Rocha a 31 de Maio de 2010
Trata-se de uma parte da nossa história de que pouco ou nada se aprendeu na Escola até ao 25 de Abril de 1974. O que se ensinava era apenas o que se deveria saber, no regime vigente e só sabia mais, quem tivesse acesso à pouca literatura ou textos e livros clandestinos.
Depois do 25 de Abril de 1974, começaram então a chegar ás livrarias várias publicações sobre este período da nossa história. A editora Publicações Alfa, chegou a publicar uma edição em fascículos semanais " Portugal Contemporâneo" sob a direcção do Prof. António Reis.
Nos dias de hoje não sei como é abordada na Escola este período da nossa história.
Aguardo com expectativa a informação bibliográfica anunciada

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Sinto-me desesperado e desamparado quando fui enga...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
I was left in shock and depression after being dec...
DO you want to know how I recover from fake cr...
Olá a todos, Você precisa de serviços de hackers? ...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links