Segunda-feira, 9 de Agosto de 2010

Creme vaginal impede infecção HIV !!!

Luís Moreira

Eu julgava que este problema estava há muito resolvido, afinal a camisinha impede 100%, assim as mulheres e os homens o usem como deve ser e sempre!

Acontece é que o pessoal se esquece com a "pressa" ou não o tem, ou não o usa por razões religiosas, ou por outra razão qualquer, a verdade é que esse problema há muito que está resolvido. Apareceu agora como um grande passo em frente, um gel que incorpora um principio activo há muito conhecido que ataca o vírus e cuja eficácia é de cerca 40%.



Ora, digo eu, a mulher e o homem que não colocam a camisinha tambem não colocam o gel, estamos na mesma, o problema é colocar bem e sempre, e esse é que é o problema, um problema sério de hábitos, higiene, cultura, religião...

Prevenir seria, por exemplo, uma vacina, todas as mulheres levavam a vacina e ficavam defendidas da infecção, aí não haveria um problema comportamental, estavam vacinadas e, o ambiente, a higiene, a religião, os hábitos, deixariam de contar. Digo eu.

É, por isso, a não ser que não esteja a ver bem o assunto, que não entendo o entusiasmo dos cientistas e médicos, afinal trata-se de um principio activo já utilizado correntemente, nem aí há avanço.Este tipo de notícias mostram como a comunicação social é perigosa, lança assim para a população uma notícia que pode levar as pessoas a baixarem a "guarda", mas se a analisarmos com alguma atenção,verificamos que em termos práticos, não terá grande significado .

Contenção e profissionalismo são um bom antídoto para esta perigosa irresponsabilidade jornalistica!

PS: Vários comentários vieram enriquecer este texto chamando a atenção para o facto de este gel ser muito importante no combate ao HIV, pois permite que a mulher proceda à sua utilização independentemente do comportamento do homem, que como se sabe, muitas vezes evita a prevenção e obriga a mulher a ter relações sexuais sem o preservativo.

Esta independencia da mulher em relação ao homem é, realmente, um enorme avanço!
publicado por Luis Moreira às 11:00
link | favorito
8 comentários:
De paladar da loucura a 23 de Julho de 2010
Querido Luis,
Ao contrário do que dizes, esta notícia merece destaque. Em África morre-se de sida com a cadência da respiração. Enfrentar crenças, hábitos culturais tem sido uma batalha dificil. A possibilidade de dar à mulher esta ferramenta é dar poder a quem não consegue negociar com o homem o uso do preservativo. A verdade é que aquilo que supões resolvido, está ainda por resolver. Trabalho nesta área. Tenho um blogue que selecciona diariamente notícias sobre este tema e as áreas envolventes.
Fiz trabalho de campo para a prevenção junto de comunidades carentes junto da população feminina, masculina e jovens. Os mitos e crenças que estão associados à Sida mostram como ainda há muito trabalho a fazer. Aqui, Luis a informação é urgente. A imprensa escreve sobre este tema pela negativa, quando o preconceito é a presença mais forte.
Beijo
Ethel
De Luis Moreira a 23 de Julho de 2010
Ethel querida (obrigado.Há muito tempo que não me chamavam querido!), sim, por aí tens razão, é mais uma arma.Mas a eficácia depende do comportamento, não se pode colocar a questão como se de uma panaceia a 100% se tratasse.Levar as pessoas a baixar "a guarda" é um perigo...
De Luis Moreira a 23 de Julho de 2010
A mulher assim não depende do querer do homem!Bem visto, não tinha percebido.Beijo e obrigado.
De clara castilho a 23 de Julho de 2010
Ia escrever sobre o que a Ethel chamou a atenção. Mas ela sabe muito mais disto. É um pequeno passo para certas situações. Só isso. Mas pode fazer toda a diferença para muitas mulheres. Sem baixar a guarda, Luis.
De paladar da loucura a 23 de Julho de 2010
Na XVIII Conferência sobre Sida que acabou hoje em Viena, um grupo de activistas colocou-se à porta do evento distribuindo abraços. Tantos seropositivos deixaram de ser abraçados! Aqui fica o meu a todos vocês:)
De Luis Moreira a 24 de Julho de 2010
Por mim abraço toda a gente, a ponto de às vezes ser um bocado inconveniente.Venha daí esse abraço.
De Ana a 10 de Agosto de 2010
Gostei de acompanhar a correspondencia entre Luis Moreira e Ethel Feldman.De facto foi importante a intervenção da Ethel para esclarecer e demonstrar ao Luis que quando comentamos uma noticia que nos possa parecer importante ANTES de comentar é bom ficar mais atento e estudar o assunto.De outra forma pior do que nada fazer é contribuir para criar mais dúvidas Luis. Se os "media" têm as suas culpas no cartório por pouco fazerem, isso não nos desresponsabiliza de sermos actuantes e responsáveis.É assim cá vamos podendo dar o nosso contributo positivo(por pequeno que seja!)
De Luis Moreira a 11 de Agosto de 2010
Foi o que fiz ,Ana. Voltei a colocar o texto para não haver dúvidas,

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links