Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

Abel Manta

Clara Castilho


Dia 28 inaugurou-se na Casa Museu Medeiros e Almeida (Rua Rosa Araújo, 41- Lisboa) a exposição ABEL MANTA – um modernista esquecido. *

Abel Manta (1888- 1982) foi pintor, arquitecto, designer e cartoonista português.

Entre 1904 e 1916 frequentou a escola de Belas Artes, concluiu o curso de pintura, tendo recebido o terceiro prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 1919 partiu para Paris onde expôs no "salon de la Societé Nationale" entre outras galerias, tendo frequentado o curso de gravura na casa Schulemberger.

Em 1935 participou no primeiro salão de Arte moderna em Lisboa. Abel Manta participou nas mais importantes exposições colectivas do país, entre as quais a I e II exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, onde lhe foi conferido o prémio de pintura.


Um dos quadros mais emblemáticos

Em 1958, aposentado por limite de idade das funções pedagógicas, passou a dedicar-se inteiramente à pintura e ao desenho.

Na sua terra natal, Gouveia, foi inaugurado em Fevereiro de 1985 o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, num edifício setecentista. O acervo, algo limitado, contém cerca de duas dezenas de obras do pintor.

Casou em 1927 com a pintora Clementina Carneiro de Moura, relação da qual resultou um filho, o arquitecto, pintor, designer e cartoonista João Abel Manta.


Abaixo: Intelectuais da década de 50 a 60 que quase diariamente se reuniam ao fim da tarde no consultório de Francisco Pulido Valente: Aquilino Ribeiro, Ramada Curto, Carlos Olavo, Pulido Valente, Alberto Caidera, Ribeiro dos Santos, Mário Alenquer, Lopes Graça, Manuel Mendes, Sebastião Costa, Câmara Reis e Abel Manta

No catálogo, na parte Cronologia, encontrei uma foto dele, Aquilino Ribeiro e meu tio avô Norberto Correia, promessa na escultura, mas que faleceu muito novo (de quem Fernando Pessoa, em Cartas a Armando Cortes-Rodrigues, diz: “ Vi há uns dias uma esplêndida composição – “um túmulo de Wagner” – do Norberto Corrêa. Bela deveras.”). Cruzamentos de caminhos.

José Luís Porfírio diz na apresentação : “ Que melhor frente a frente temos que o de olhar a direito os seus autoretratos onde nos surge maciço, franco e reservado, “firme como uma rocha das antigamente republicanas” (José Augusto França, Na morte de Abel Manta, in D.Lisboa, 25.8.82) , algo interrogativo no olhar que, para além de si mesmo, vê o pintor e que, mais fundo ou mais adiante ainda, vê uma pintura, a sua, onde a construção sempre se ergue a partir de um magna material para se consensar num rosto e num olhar que se interroga e nos interroga”.

A convite do meu amigo Luis Macara, que lá trabalha, estive na inauguração. Tinha esquecido o que são estes actos sociais! Como não estou a fazer uma crónica jornalística, não vou referir nomes, mas lá me interroguei sobre o seu significado…. Dado que os vinhos servidos no final, só acompanhados por cajus, amêndoas e bolinhas de chocolate, faziam sentir a fome, mas o sítio era agradável e a conversa fluía entre um grupo de amigos, um dos presentes foi a um café ao lado e trouxe pão quente e pataniscas. Que eu parti aos bocadinhos e íamos comendo, descaradamente à frente dos que ainda restavam! Estou certa que Abel Manta fez muitas destas, estaremos por ele perdoados. Mas vaticinámos ao Luís que iria ser despedido… Porque será que o pé me foge sempre para fora do chinelo?

*Porque é bom partilhar informação de que todos possam aproveitar….
publicado por Carlos Loures às 11:00
link | favorito
4 comentários:
De João Ribeiro Santos a 13 de Setembro de 2012
Boa noite,

Começo por agradecer a atenção que vos mereceu o meu comentário. Mas, pesem todas as consultas que possam efectuar, o que é facto é que o retratado se chamava Vasco Artur Ribeiro Santos. Palavra de filho. Como, aliás, posso facilmente demonstrar pela junção de documentação vária.

Com os melhores cumprimentos,

João Ribeiro Santos

De Carlos Loures a 14 de Setembro de 2012
Não pomos em causa o que afirma e em futura publicação que façamos sobre o tema, rectificaremos o erro. Erro da fonte que consultámos (o referido catálogo). Agradecemos a rectificação.
Agora estamos em
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Não pomos em causa o que afirma e em futura publicação que façamos sobre o tema, rectificaremos o erro. Erro da fonte que consultámos (o referido catálogo). Agradecemos a rectificação. <BR>Agora estamos em <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ aviagemdosargonautas.net <BR><BR><BR>

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links