Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

Sondagens para que vos quero...

Luís Moreira

Cavaco Silva aproxima-se dos 60% no que diz respeito a quem vai votar e a 80% nos que acreditam que vai ganhar!

Nas presidenciais parece que o assunto está resolvido, com Manuel Alegre a andar perto dos vinte e tal por cento e Fernando Nobre nos doze por cento.

Nas legislativas o PSD aproxima-se doa 40% e o PS dos 34%.PCP com 9% é a terceira força, BE com 8% e o CDS com 5%. Isto quer dizer que a esquerda ainda se mantem maioritária. Apesar da crise enorme e da má situação o PS ainda vai aos 34%, perdendo cerca de 10% para o PSD, bem como o CDS que perde cerca de 5% para o mesmo PSD.

Claro que perante estes números Passos Coelho capitaliza o que pode, como é o caso da revisão constitucional, que agora toca na regionalização (abandonando a obrigação de uma referendo)deixa cair grande parte das mudanças nos poderes presidenciais, insiste no SNS e na Educação,tornando-as pagas para quem pode e, muda, muito, a economia.

Tirar o Estado da economia é uma obrigação sem o que nunca teremos pequenas e médias empresas com prioridade, serão sempre as empresas públicas e do regime a comer a maior fatia.

Não são mais do que tendências, valem o que valem, mas o ínicio de um novo ciclo, agora com sociais democratas e democratas cristãos,um Estado menos gigantesco e uma sociedade civil mais forte, é o que se formula no horizonte.Por mim, não acredito que num país tão desigual e com tantos pobres o Estado Social seja afectado.Outros caminhos, sim !

PS:

O PSD sob a liderança de Pedro Passos Coelho subiu 13 pontos percentuais em apenas dois meses nas sondagens Bareme para TSF e Diário Económico. A mais recente, divulgada ontem, coloca os sociais-democratas à beira da maioria absoluta e muito longe do PS.
tags: , ,
publicado por Luis Moreira às 19:30
link | favorito
4 comentários:
De Pedro Godinho a 26 de Julho de 2010
o PSD/PPD do Passos Coelho é tão "social-democrata" quanto o PS do Sócrates "socialista" e o CDS/PP do Portas "democrata-cristão".
Traduzindo: pouco.
De Luis Moreira a 27 de Julho de 2010
Pedro, estamos de acordo, o problema é mesmo esse.Sem uma sociedade civil forte não vamos lá.Os partidos nasceram em circunstâncias que já não existem, naquela altura foi preciso dar-lhes força, mas agora tomaram o freio nos dentes.Tomaram conta do Estado!
De Joao Machado a 27 de Julho de 2010
Realmente parece que as sondagens nos mostram que os portugueses querem apenas mudar de chefe. Querem que venha outro, também bem barbeado e com ar sério (será que de sério só querem o ar? A experiência faz-nos pensar estas coisas terríveis.) Sobre a social-democracia, a que em tempos vingou nalguns países e teve alguns resultados, já ninguém fala, a não ser o nosso Luís. Luís tens que concordar que nunca ninguém em Portugal procurou pôr em prática os princípios defendidos pela social-democracia, a não ser talvez o Vasco Gonçalves, que não teve tempo para nada. O PSD nunca o fez, e o PS também não (recordo que Mário Soares também chegou a declarar-se social-democrata). Entretanto as ideias de reduzir o peso do Estado não passam de capas para as privatizações, que continuam na ordem do dia, para benefício de alguns. Enquanto o Estado continuar à mercê de alguns interesses particulares, e a UE a mandar-nos bitaites, igualmente inspirados por certos grupos, continuaremos longe dos pricípios do socialismo, ou mesmo da social-democracia.

Um abraço

João
De Luis Moreira a 27 de Julho de 2010
João, por isso mesmo é que eu já não vou em ideologias apregoadas.Há políticas experimentadas e com resultados, temos só que as aplicar.Aqui socialista e social democrata são uns senhores mentirosos que há 30 anos vivem á nossa conta. Somos o país mais pobre e mais desigual da UE!

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links