Ao longo dos tempos, no dia oito de Maio, como em todos os dias do ano, há efemérides a comemorar, existem factos importantes a recordar. Jubilosos uns, dramáticos outros... Acontecimentos que foram ocorrendo por esse mundo fora, dia a dia, ano a ano, século a século. Poderíamos fazer uma lista muito grande do que ontem, dia em que nascemos, havia para recordar. Porém vamos apenas deter-nos num facto – a capitulação da Alemanha nazi.
Na manhã de 9 de Maio o locutor da Rádio do Reich anunciava, lendo um breve comunicado o final da Segunda Guerra Mundial na Europa. O mundo respirava de alívio. Dezenas de milhões de mortos ficavam para trás. As forças militares de mais de setenta países (mais de 100 milhões de soldados), envolveu-se no conflito, opondo os Aliados às potências do Eixo - Alemanha, Itália e Japão. Foi a maior e mais sangrenta conflagração que a história da Humanidade regista.
A guerra fora desencadeade em 1 de Setembro de 1939 com a invasão da Polónia pela Alemanha, seguindo-se as declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha. Morreram setenta milhões de pessoas, civis na sua maioria. O drama central desenrolou-se, pois, nesses cinco anos e meio, entre Setembro de 1939 e Maio de 1945 (embora o Japão só se tenha rendido em 2 de Setembro do mesmo ano). Mas tudo começara antes.
Quando em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler chegou ao poder, começara realmente o pesadelo que só terminou em 8 de Maio de 1945, depois de Hitler e os seus principais apoiantes se terem suicidado. Cercados, os alemães tiveram de se render. E deste modo, o Alto Comando da Wehrmacht, firmou em Berlim a capitulação incondicional do Terceiro Reich perante as forças aliadas. Reza assim o documento que Keitel, Friedeburg, Stumpf, e outros, assinaram: “Nós, os abaixo-assinados, negociando em nome do Alto Comando alemão, declaramos a capitulação incondicional perante o Alto Comando do Exército Vermelho e também perante o Alto Comando das Forças Aliadas, de todas as nossas Forças Armadas na terra, no mar e no ar, assim como de todas as demais que no momento estão sob ordens alemãs. Assinado em 8 de maio de 1945 em Berlim. »