Domingo, 29 de Agosto de 2010

República nos livros de ontem nos livros de hoje - 127 e 128 (José Brandão)


Operárias e Burguesas

Maria Alice Samara

Esfera dos Livros, 2007

No final do século XIX, princípios do século XX, estas mulheres iniciaram uma dura e longa batalha pela sua emancipação e igualdade a nível social, político e cultural. Adelaide Cabete, médica, professora e uma incansável lutadora; Alice Pestana, sempre em defesa da educação feminina e da criança; Guiomar Torrezão, a operária das letras que fez dos jornais e das suas obras publicadas em livro as armas da sua luta; Domitila de Carvalho, a primeira mulher a entrar na porta férrea da Universidade de Coimbra; Regina Quintanilha, a primeira mulher a vestir uma toga; Angelina Vidal, que deu a sua voz pelos mais desfavorecidos; Maria Rapaz, que se fez passar por homem para conseguir melhores condições de vida, são algumas das vozes deste livro. Muitas destas ambições caíram por terra com o final da I República e com o advento do Estado Novo que procura remeter as mulheres para a esfera doméstica.
______________________

 
As Origens da República

Flausino Torres

Prelo, 1965

Não é preciso ser um genial observador para, de 1870 em diante, verificar que ou a monarquia muda de rumo imediatamente ou caminha apressadamente para o seu desaparecimento.

Não são só os republicanos que pensam desta forma; porque as primeiras forças republicanas estão nascendo nesse momento.

Mas os monárquicos, metidos ou não na organização política ou administrativa do tempo, se não afirmam expressamente que a monarquia vai morrer, atacam-na, contudo, de tal maneira que outra coisa não se pode esperar para o futuro.

Isto não quer dizer que alguns dos maiores escritores da época não continuem a trabalhar para a monarquia. Tendo até por vezes partido da república! Lembramos neste momento Oliveira Martins, Ramalho Ortigão e Antero de Quental. Qualquer deles passa para o serviço da monarquia.

_____________________________
publicado por Carlos Loures às 18:00
link | favorito
4 comentários:
De augusta.clara a 29 de Agosto de 2010
Este Estrolábio está a ficar com um grande défice feminino. Qualquer dia temos pensar nas quotas :)) I'm joking! Mas preocupa-me bastante.
De augusta.clara a 29 de Agosto de 2010
Curiosamente, quando falei em défice feminino. o sistema reagiu mal e mandou-me uma palavra de verificação que significa "vírus que infectam bactérias". Não sei o que isto quererá dizer.
De carlos loures a 29 de Agosto de 2010
No livro que o José brandão inclui na sua monumental bibliografia da Primeira Republica,sobre as condição feminina no princípio do século XX, a Maria Alice Samara traça-nos um fresco sobre a luta feminina que, nesses anos, andava bem longe das actuais preocupações das mulheres... É um excelente livro, assim como é excelente ste trabalho do nosso José Brandão.
Quanto às quotas aqui no Estrolabio, penso que a situação (que já melhorou com a tua entrada e a da Andreia) tem tendência para melhorar ainda mais, pois há entradas femininas previstas.
De Luis Moreira a 29 de Agosto de 2010
Completamente de acordo, o estrolabio tem uma parte feminina essencial e insubstítuivel.E precisamos de mais "teenagers" (feminino e masculino) para melhorar a média etária (aqui só me refiro aos homens...)

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links