Quarta-feira, 13 de Julho de 2011

A rosa flor de Crato terá muitos espinhos por Luis Louzã

A rosa flor de Crato terá muitos espinhos pela Frente e o novo Ministro da Educação se quiser protagonizar uma verdadeira revolução nesta pasta terá que cortar os muitos espinhos vícios que fazem sangrar os dedos há já mais de vinte anos.  Coexistente com um ensino de qualidade o que se vê é um verdadeiro “ensino para Atrasados Mentais” para se fazer a populaça passar por inteligente quando não está a ser “formada” para tal.     

 

Nos últimos vinte anos proliferaram Universidades privadas de qualidade duvidosa e servindo o interesse de alguns; proliferaram cursos superiores de fraca qualidade nessas mesmas universidades em relação às principais universidades públicas.  Mais, proliferaram formações que foram promovidas a cursos superiores quando nunca o deveriam ter sido. Acresce a isto o problema que Crato terá de enfrentar que é falácia das Novas oportunidades, Um 9 º ano ou 12º neste regime tirado em escassos meses e por formadores que nunca foram ou serão professores e não possuem aptidões para tal, nunca poderá se equiparado em termos de intensidade e exigência ao de um regime em escola normal para apenas se argumentar que a população está mais culta.                                                                                                                                                    

 

Chamem-lhe outra coisa mas não ensino normal e equiparado. Doa a quem doer nem toda a gente pode ser doutor e há que apostar no ensino técnico profissional e este ficar-se por aí. Doa a quem doer  exigir exigência aos cursos superiores das privadas ou o fecho delas. Doa a quem doer despromover formações ou nomes de cursos que nunca deveriam ter sido promovidos a cursos superiores. A culpa não está no ensino básico onde se vê crianças vivaças e despertas de curiosidade para a ciência. A culpa está no ensino secundário onde o sistema está feito para os professores não terem condições para dar aulas pois muitas vezes nem segurança têm. A culpa está num sistema educativo que promove no ensino superior verdadeiros ignorantes a que chamam doutores para depois lhes dizerem agora não tens trabalho mas vais apanhar lixo.                                   

 

Em nome do politicamente correcto e dos falsos argumentos que isto era esquerda caímos nisto. Na mentira. Isto nunca foi Esquerda. Esquerda é outra coisa. Educação não é caridade. É algo Universal mas É rigor, transparência, honestidade intelectual, disciplina, trabalho e criatividade. Mas sobretudo humildade e vontade de aprender sempre com orgulho… E honestidade realço. è com isto que se pode afirmar ser Cidadão. Então aí falaremos de números para as estatísticas. Tudo isto Crato terá que resolver, tirando os espinhos à sua rosa porque é no sistema educativo e na Cultura ou falta dela que reside a base do que somos e no que nos tornámos enquanto País e Sociedade. Ultimamente numa bandalheira e obviamente que isto também se reflectiu em alguma classe política. Mas acredito, independentemente do campo ideológico.

publicado por Luis Moreira às 19:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links