O futuro dos transportes com alternativas ao diesel poluidor está aí, o metano resultante dos dejectos da criação de porcos e do que as fábricas de celulose e papel deitam para os nossos rios, com graves problemas para o ambiente.(siga o link e veja o vídeo)
Estes camiões TIR estão mesmo a jeito para serem utilizados em ambiente urbano, como camiões de recolha de lixo. Silenciosos, não poluidores e, a sua maior dificuldade ( não existência de rede fornecedora de combustível) pode ser facilmente ultrapassada se estes veículos pertencerem a câmaras municipais ou às redes de transporte de pessoas em meio urbano.
Tudo se transforma como nos ensinaram na escola, o Sr. Lavoisier tinha razão, a argúcia e inteligência dos homens vai abrindo caminhos para tornar mais apetecível a vida nas grandes metrópoles que daqui a 30 anos albergarão 80% da população.
Portugal, dependente de tudo o que é energia, tem muito a ganhar com as novas tecnologias que, ano após ano, se desenvolvem com o objectivo de livrar a humanidade da dependência do petróleo . Aliás, a extracção do petróleo é cada vez mais difícil e mais cara, pese os enormes lençóis que se têm encontrado. A vida económica do petróleo andará pelos 30 anos, o preço elevado veio para ficar, a emergência das novas tecnologias é, por isso, uma questão de tempo.
Recorde-se que a Volvo é uma das maiores produtoras de veículos pesados do mundo, consequentemente co-responsável por boa parte da poluição proveniente dos transportes rodoviários.
Ah, e a Volvo Sueca já é, maioritariamente, Chinesa!
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau