Sábado, 2 de Julho de 2011

É permitido violar as mentirosas - por Manuela Degerine

 

 

Primeiro foi o delírio do concluio. Dominique Strauss-Kahn evocara na última entrevista ao jornal Libération a possibilidade de lhe apontarem algum assédio sexual. Logo metade dos franceses berraram: maquinação! Jack Lang, ex-ministro da Cultura e da Educação, o mais cintilante membro da esquerda caviar, escandaliza-se na televisão: il n'y a pas mort d'homme! (Ou seja: não há drama nenhum!) Indignação pública. Jack Lang fez marcha atrás, quisera dizer que, se não havia homicídio, DSK não devia ser preso. Houve uma manifestação para protestar contra o machismo dos políticos.

 

Todos, na rádio, na televisão, nas famílias, à mesa, no padeiro, ao telefone, na bicha do supermercado, falavam de DSK. Surgiu o embaraço: mamã, o que é uma felação? O humorista François Morel socorreu as famílias com a história do Ursão que queria comer a gazela preta.

 

Sucederam-se a caução, a residência vigiada de DSK, a descoberta da pólvora: o candidato socialista à presidência da república, presidente da câmara numa cidade com bairros problemáticos, é um socialista milionário. Grande debate nacional. O milionário que abusa de uma pobre imigrante. O director do FMI que agride a criada de quarto. O branco que viola a negra. O judeu que não respeita a muçulmana. O velho que estupra uma jovem. And so on.

 

Entretanto numerosos socialistas se declaram candidatos à presidência da república. François Morel faz uma crónica na qual avisa que, quanto aos socialistas, especialistas da derrota improvável, todo o desespero é ainda possível.

 

E agora, outro sismo. Afinal a vítima de DSK terá mentido quando emigrou para os USA e terá até cumplicidade com um traficante de droga. Mais uma vez: o delírio. Por aquela mulher ter mentido antes e depois de ser violada, é como se o acto de DSK não tivesse a menor gravidade. São de imediato entrevistados os amigos de DSK, Jack Lang fala do regresso de DSK, da eleição de DSK... DSK é o novo Edmond Dantès (herói de O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas).

 

Pergunta um auditor perplexo da rádio France-Inter: Então é permitido violar as mentirosas?...

 

Em França parece que sim.   

publicado por Carlos Loures às 16:00

editado por João Machado às 13:34
link | favorito
19 comentários:
De Augusta Clara a 2 de Julho de 2011
Com tudo o que está por trás e pela frente, é uma boa pergunta. Na altura, li um artigo do "Le Monde" com uma análise muito bem feita a propósito deste incidente. Não o propus para publicação e estou arrependida de não o ter feito. Até as feministas, de vez em quando, são cobardes. E eu fui. Mantém-se a dificuldade de ser mulher neste mundo. Vou ver se o encontro.
De Carlos Loures a 2 de Julho de 2011
Mas não ponho em causa a pertinência e a correcção da questão levantada pela Manuela - claro que sim, se houve violação, houve crime, Ponto final. A minha dúvida é se os serviços secretos americanos não plantaram a pequena ali no quarto do Dominique, sabendo que ele tem um histórico complicado... neste caso, falar de violação não faz qualquer sentido. No entanto, acho bem que a conduta dos políticos tenha de ser exemplar em todos os planos - seja qual for a orientação sexual que tenham, na minha opinião, um homossexual que vai de cabeleira para o Parque Eduardo VII ou um hetero que vai para o Intendente frequentar o comércio local, não devia poder ser ministro de um governo da República. Porque não se trata de discriminar a sexualidade seja de quem for, mas sim de vedar a carreira política a quem exerce a sua sexualidade de uma forma indigna.
De Augusta Clara a 2 de Julho de 2011
Concordo.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links