Este texto já tinha aparecido no nosso blogue há vários meses. Apresentamo-lo novamente para chamar a atenção para o problema da comunicação social regional e local, tão condicionada no nosso país. Entretanto, em Vila Franca de Xira apareceu o quinzenário Voz Ribatejana, que tenta substituir o Vida Ribatejana.
Há alguns dias alguém me avisou de que o Vida Ribatejana já não aparecerá na próxima semana. Na segunda-feira confirmei o facto junto de várias pessoas. A empresa proprietária, a CCS - Cultura e Comunicação Social, Lda., pediu a declaração do estado de insolvência.
O Vida Ribatejana é (espero que continue a sê-lo) um semanário de Vila Franca de Xira. Fundado em 1917, por Fausto Nunes Dias, é sem dúvida o jornal mais conhecido do Ribatejo. Ainda não há muito tempo, reportando-nos à imprensa local, era um dos jornais mais lidos no Distrito de Lisboa. Ultimamente já não era (não sei se alguma vez o foi) o de maior tiragem (da ficha técnica constam 10000 exemplares), ou o mais lido, por várias razões, a começar pela financeira. Foi perdendo muita publicidade, o que possivelmente precipitou a situação actual. Outro problema que agravou a situação do jornal foi a redução da comparticipação do Estado no porte pago.
Do que não há dúvida é que o Vida Ribatejana prestava um serviço muito relevante à comunidade, a começar pela cidade de Vila Franca de Xira, e também ao concelho e às zonas vizinhas. Não se limitava às notícias puramente locais; por vezes tratava temas de interesse nacional.
Uma cidade como Vila Franca de Xira, de tamanho médio (cerca de 20000 habitantes), que continua a ser um centro administrativo importante e um centro de atracção para as zonas vizinhas, requer a existência de órgãos de comunicação social, incluindo, claro, jornais. O encerramento do Vida Ribatejana é um golpe importante para a cidade e para a região. O processo de insolvência terminará provavelmente pela venda em hasta pública dos títulos possuídos pela CCS, o Vida Ribatejana e o Notícias de Alverca. A continuação pelo menos do primeiro é essencial.
Remato reproduzindo alguns dos títulos principais do último número, o 4612, de 29 de Setembro.
O Vida Ribatejana nº 4612 incluiu também um interessante artigo de opinião do economista Eugénio Rosa, ligado à CGTP, intitulado Preço de energia em Portugal é muito superior à média da União Europeia. E também continha um caderno de desporto, outro sobre a Feira de Outubro de 2010, e outro sobre touros. E ainda um roteiro sobre lazer e uma secção Olho Vivo, humorístico e de crítica. Era obviamente um jornal muito informativo.
Espero que recomece em breve.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau