Amanhã temos o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, também conhecido pelo Dia da Raça!
Voltamos a falar da Diáspora, essa palavra que serve para encobrir a miséria que obrigou milhões de Portugueses a deixarem a sua santa terrinha para procurarem uma vida digna. Essa aldeia que os obriga uma e outra vez a voltarem e que os expulsa uma e outra vez. Agora são os jovens licenciados que deixam a pátria madrasta que os colocou "à rasca".
País que não é capaz de agarrar o seu povo, de o envolver em causas nacionais, de o encher de orgulho por ser respeitado. Assim, neste dia fazemos o exorcismo, afastamos os demónios, chamamos cá um ou dois dos nossos compatriotas que alcançaram lá fora o êxito que aqui lhes negamos e damos-lhes cinco minutos da nossa atenção. Um deles ontem, quando recebeu do Presidente da República a medalha de mérito, no seu discurso disse: "Nos US é preciso dinheiro, dinheiro, dinheiro. Aqui é preciso, trabalho, trabalho, trabalho", o que está a ser fielmente seguido nas greves da CP e da TAP e com os 600 000 desempregados.
Hoje um historiador diz-nos que as ossadas que estão nos Jerónimos não serão de Camões, algo que há muito adivinhamos, pois não esteve ele também longe da Pátria, destino comum aos grandes deste país.E o Bocage a chorar "..como tu, também eu, junto ao Ganges sussurante, carpindo estou, saudoso amante..."
Pobre país! Pobre Raça!
PS: veja os nossos textos de amanhã alusivos ao dia.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau