Leio há muito Santana Castilho e constacto que o que escreve está a evoluir no sentido de uma intervenção mais prática, abordando medidas que são há muito pacíficas e, até, experimentadas, mas que não têm sido levadas à prática cá no país.
Por exemplo, estas medidas:
- é preciso melhorar a qualidade do ensinino secundário e profissional através de um plano de acção a desenvolver.
- é preciso melhorar a eficiência do ensino do sistema. Desburacratizar é preciso.
- é preciso diminuir o bandono escolar sem diminuir o grau de exigência e recuperar a autoridade do professor
- que se deve consagrar a autonomia das escolas, libertando-as de um centralismo nunca visto. Os modelos de gestão e avaliação são dois exemplos muito maus desse centralismo.
- que se deve reforçar o papel da inspecção do ensino, o que é corolário da medida anterior. Não há autonomia sem garantia da qualidade, o Estado deve deixar de intervir para ser garante da qualidade.
- que devemos economizar 195 milhões de euros em 2012 e 175 milhões em 2013, racionalizando a rede de escolas, diminuindo a contratação de recursos humanos e reduzindo-se as transferências para as escolas privadas com contratos de associação. È desejável? Não, mas é necessário. Três exemplos de gastos escandalosos:
- extinção de todas as Direcções Regionais de Educação. Os níveis intermédios "chutam" a responsabilidade das decisões para o topo e "empurram" o trabalho para a base da pirâmide, há muito que se sabe isto. São organismos improdutivos.
- parar obras faraónicas da empresa Parque Escolar EP que já consumiu para cima de 2 mil milhões de euros, com obras, grande parte delas desnecessárias.
- moralizar as Novas Oportunidades, parando a hemorragia financeira sem precedentes ( só em publicidade e fantasias parecidas foram gastos 27 milhões de euros).
Santana Castilho termina dizendo que os professores devem assumir um papel axial no processo.E as famílias também, acrescento eu.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau