Sábado, 4 de Junho de 2011

Reunião realizada no Porto, a 2 de Junho de 2011, com os subscritores do “Manifesto por uma Convergência e Alternativa”.

 

Estiveram reunidos no Porto cerca de 30 subscritores do Manifesto para partilhar ideias sobre a situação económica, social e política que o País atravessa, bem como a forma de participação e de organização de todos os presentes para assim conseguir concretizar a ideia fundadora do Movimento: organizar a convergência de todos os que rejeitam o Memorando imposto pela EU/FMI tendo em vista a construção de uma alternativa política futura, no sentido da convergência de todos os interessados na mudança necessária que se impõe.

 

Nesta reunião quase todos os presentes intervieram sobre o conteúdo do Manifesto, particularmente no que diz respeito às alternativas à actual conjuntura económica.

 

Para além disso, também foi debatida a importância dos movimentos dos jovens em relação à precariedade e ao desemprego, bem como a organização destes através de formas de participação diversas que possam corresponder aos seus anseios. Nesta reunião participaram vários jovens que manifestaram também a vontade e a disponibilidade, para a realização de acções diversas de esclarecimento e informação junto de jovens ligados a vários sectores da sociedade.

 

Foi ainda defendida a ideia de que os actuais partidos não respondem a todas as necessidades de intervenção cívica, cultural e política e por essa razão torna-se necessário constituir outras alternativas que possam preencher esse campo vazio através de movimentos como a Convergência e Alternativa.

 

Alguns dos intervenientes colocaram ainda algumas dúvidas sobre os objectivos deste movimento, nomeadamente o seu objecto político e ideológico, bem como a sua estrutura e organização futura.


Em relação a esta questão, todos ficaram conscientes de ser necessário nesta fase convergirem para encontrar uma alternativa futura, através da realização de um conjunto de acções e de iniciativas convergentes nacionais, regionais e locais, que clarifiquem o caminho a seguir no contexto da situação política que irá emergir das eleições de 5 de Junho.

 

Foi consensual a ideia central de partilhar e desenvolver acções de esclarecimento e reuniões por sectores e temas: É preciso tomar a iniciativa desde já. Neste contexto, foram lançadas algumas ideias e sugestões pelos presentes com vista à realização no imediato de várias acções de cooperação com vários movimentos cívicos da região do Porto. Assim, o MICPORTO disponibilizou a sua sede para esse efeito e ser dessa forma o ponto de encontro de todos.

 

No quadro mais geral, foi também focada a necessidade premente de planificar o trabalho futuro e respectiva agenda, sempre em consonância com os objectivos do movimento.

 

Esta primeira reunião no Porto foi um passo importante no caminho da convergência e alternativa com vista à mudança necessária e terminou com a vontade de todos de se juntarem neste caminho convergente. A partir daqui todos os participantes irão estar activos e mobilizados para o caminho a prosseguir. Nesse sentido, realizar-se-ão na região do Porto/Norte novas reuniões abertas à participação de todos para assim se criarem as melhores condições para um encontro nacional, cuja agenda deverá ser proposta pela comissão de coordenação provisória.

 

A Sede do MICPORTO, situada na Rua do Bonjardim, 694 – 1º.Porto, será o Ponto de Encontro da Convergência e Alternativa, onde o núcleo do Porto estará presente todos os dias, para partilhar e receber todos os interessados, a partir das 17H00 e até às 23H00.

 

 

publicado por Carlos Loures às 12:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links