por Luis Moreira
Há dias publiquei no Estrolabio este poste, e publiquei-o por que também não sabia, o que, pelos vistos, muita gente não sabe, incluindo professores universitários. Diz Carlos Fiolhais, no Publico:
" Quando me disseram não quis acreditar. Um teste nacional para a disciplina de Ciências Físico-Químicas do 9º ano, depois de indicar os nomes de todos os planetas do sistema solar, perguntava isto: Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas? Passo por cima da péssima construção do português que indica autores iletrados... "além disso, a pergunta não testava nenhuns conhecimentos nem de Física nem de Química"
"...pedir para contar até oito no final do ensino básico significa que estamos feitos num oito....exigir tão pouco significa o culminar do processo de estupidificação em curso, um ataque descarado à escola pública, a única acessível aos mais desfavorecidos, sem ela ficam completamente impreparados para a vida..."
"...um artigo do Wall Street Jornal de 25 de Abril último, intitulado Uma nação de alunos desistentes abala a Europa tinha posto o dedo na ferida " O estado da Educação em Portugal diz muito sobre as razões da necessidade do resgate financeiro, que será penoso e de custo elevado ...um gráfico relativo à taxa de abandono escolar mostrava, com 37% , o antepenúltimo lugar de Portugal entre 28 países da OCDE, apenas à frente de México e da Turquia. Somos os últimos da Europa..."
Facilitismo, ataque permanente aos professores, nenhuma dignificação, nenhuma confiança neles, pior formação...escolas sem autonomia, tudo pode ser agora revertido com novo governo, com nova vontade para eleger a Educação como prioridade..."um país inundado pela ignorância e pela desinformação..."
E, dá um exemplo: "Um aluno finalista do secundário, por sua própria iniciativa e apenas com o apoio do seu professor, obteve uma medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia. Honra ao mérito: A despeito das pedras, as flores florescem!"
Aqui está a razão de certas forças políticas e sindicatos quererem que todos sejam iguais, que não haja avaliação de mérito, que as escolas não sejam autónomas, que se fechem as escolas privadas, que se extingam as escolas com contrato de associação...
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau