Sábado, 4 de Junho de 2011

Professor Carlos Fiolhais - Já sabia da degradação do nosso ensino, mas, ingénuo, não acreditei que ela pudesse ter chegado a um ponto tão extremo

por Luis Moreira

 

Há dias publiquei no Estrolabio este poste, e publiquei-o por que também não sabia, o que, pelos vistos, muita gente não sabe, incluindo professores universitários. Diz Carlos Fiolhais, no Publico:

 

" Quando me disseram não quis acreditar. Um teste nacional para a disciplina de Ciências Físico-Químicas do 9º ano, depois de indicar os nomes de todos os planetas do sistema solar, perguntava isto: Actualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas? Passo por cima da péssima construção do português que indica autores iletrados... "além disso, a pergunta não testava nenhuns conhecimentos nem de Física nem de Química"

 

"...pedir para contar até oito no final do ensino básico significa que estamos feitos num oito....exigir tão pouco significa o culminar do processo de estupidificação em curso, um ataque descarado à escola pública, a única acessível aos mais desfavorecidos, sem ela ficam completamente impreparados para a vida..."

 

"...um artigo do Wall Street Jornal de 25 de Abril último, intitulado Uma nação de alunos desistentes abala a Europa tinha posto o dedo na ferida " O estado da Educação em Portugal diz muito sobre as razões da necessidade do resgate financeiro, que será penoso e de custo elevado ...um gráfico  relativo à taxa de abandono escolar mostrava, com 37% , o antepenúltimo lugar de Portugal entre 28 países da OCDE, apenas à frente de México e da Turquia. Somos os últimos da Europa..."

 

Facilitismo, ataque permanente aos professores, nenhuma dignificação, nenhuma confiança neles, pior formação...escolas sem autonomia, tudo pode ser agora revertido com novo governo, com nova vontade para eleger a Educação como prioridade..."um país inundado pela ignorância e pela desinformação..."

 

E, dá um exemplo: "Um aluno finalista do secundário, por sua própria iniciativa e apenas com o apoio do seu professor, obteve uma medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia. Honra ao mérito: A despeito das pedras, as flores florescem!"

 

Aqui está a razão de certas forças políticas e sindicatos quererem que todos sejam iguais, que não haja avaliação de mérito, que as escolas não sejam autónomas, que se fechem as escolas privadas, que se extingam as escolas com contrato de associação...

 

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links