Quinta-feira, 2 de Junho de 2011

Oh estúpido, isto é a desigualdade - por Júlio Marques Mota

Oh  estúpido, isto é a desigualdade

 

Aos visitantes de estrolábrio sugiro a releitura do texto  de Farrel sobre os 1% mais ricos nos Estados Unidos e publicado pelo WSJ e sugiro igualmente  um olhar atento para os quadros que se seguem a este texto.

 

Depois  do texto de Farrel sobre o comportamento dos 1% mais ricos dos Estados Unidos , recebemos a compilação  de alguns dados da economia americana  feita por organismos oficiais  dos Estados Unidos.

 

O texto de Farrel pode, para o cidadão médio português  que anda a pagar e bem  por uma crise para a qual não contribuiu em nada e da qual não vê nenhuma saída, pode dar um  certo “ar” de muito à esquerda e merecedor de algum descrédito. Ao pensarem assim, lembro que o texto é publicado pelo  Wall Street Journal  e que eu saiba  por  aí e pela  natureza   que lhe é bem própria, a esquerda anda bem arredada. Deixemos cair então essa hipótese “de ar de muito esquerda”. Significa então que uma certa burguesia  bem esclarecida americana percebe claramente que o modelo neoliberal  em vigor pode levar  a nação americana para convulsões sociais de efeitos políticos muito complicados. o que por aqui ninguém fala.                                                                                                                                                                                                

 

Aliás, na velha Inglaterra, posição semelhante tem Martin Wolf, a  figura de proa do Financial Times, a bíblia da City, e a City, sublinhe-se, é o maior paraíso fiscal do mundo. Entretanto, por cá, a desigualdade gerada pelas políticas actuais é coisa que nem a Comissão Europeia, nem o Banco Central Europeu, nem o FMI, nem nenhum dos governos nacionais quer ver em discussão porque cada um deles afinal só pensa é  na sua eleição.  

 

As estatísticas acima referidas,   recebidas   poucos dias da publicação pelo estrolábio do texto de Farrel, ilustram  à evidência  e diríamos mesmo, milimetricamente, o artigo em questão pelo que decidimos voltar agora a publicar o referido artigo com os gráficos que elucidam a situação americana quanto às desigualdades sociais, quanto às desigualdades de  rendimento.

 

Alias ainda hoje , os dados comunicados pelo Boston Consulting Group sobre a evolução da riqueza sob gestão à escala dos países, das regiões, do mundo, diz-nos o seguinte: impulsionado pelo crescimento em quase todas as regiões, a riqueza global continuou uma sólida recuperação em 2010, com  um aumento de 8,0 por cento, ou seja de 9 milhões de milhões de dólares , para um recorde de 121.8 milhões de milhões de dólares 

 

Esse nível foi cerca de 20 milhões  acima do valor alcançado  apenas dois anos antes durante o aprofundamento  da crise financeira, segundo um novo estudo de  Boston Consulting Group (BCG).

 

A América do Norte teve o maior ganho absoluto de um mercado regional quanto ao aumento  de riqueza em activos sob gestão (Assets under management-AUM), em $ 3,6 milhões de milhões  e  a segunda maior taxa de crescimento, cerca de 10,2 por cento.

 

A crise portanto para os outros, para os países periféricos e para os contribuintes menos favorecidos de um lado e do outro do planeta, na Europa como nos Estados Unidos e estes são pura  e simplesmente a maioria dos trabalhadores. O silêncio é de ouro, enquanto as fortunas vão crescendo na razão directa  em que cresce igualmente a pobreza. Tudo isto dá que pensar!

Júlio Mota

 

Coimbra, 1 de Junho de 2011.

 

PS: continua amanhã e depois de amanhã à mesma hora

publicado por Luis Moreira às 20:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links