Domingo, 29 de Maio de 2011

Os Submarinos Amarelos e os Abortos Repetidos - por Luis Moreira

 

 

 

O funcionamento da Justiça, em qualquer Estado de Direito, é um pilar fundamental da Democracia. Da defesa dos direitos dos cidadãos, da lei acima de todos e igual para todos, da presunção de inocência...

 

Que faz a "nossa" Justiça? Submerge os submarinos durante longos períodos de tempo e, com uma precisão e ingenuidade inabaláveis,  trá-los à superfície durante a campanha para as legislativas e a uma semana do dia das eleições. Querem melhor? Ainda há dúvidas que a situação da Justiça ,onde não há regras e cada um faz o que muito bem entende, é propositada e não tem nada de incompetente?

 

O verdadeiro poder, é o poder sem regras, não escrutinado, sem deveres de transparência e de avaliação por quem é, ou pode ser, uma vítima.

 

Este caso dos submarinos é gravíssimo, na Alemanha os índicios já encontrados e em investigação não deixam margem para dúvidas quanto aos métodos utilizados no negócio, o processo deve pois seguir os seus trâmites e ir até ao fim custe o que custar, mas não deve corresponder a armas de arremesso político-partidárias contra Paulo Portas só porque o CDS pode estar muito próximo de ser governo, até pela mão do Partido Socialista.

 

O Freeport foi usado até à náusea. Pelos vistos ninguém aprendeu nada!

 

( in Expresso)

 

E, como estamos com a mão na massa, isto é, estamos a falar em abortos, vale a pena referir que o Aborto, é assunto pacífico na sociedade portuguesa, salvo junto de uma minoria de direita que, tal com uma minoria de esquerda, está sempre a ver onde pode cortar direitos à maioria. (só como exemplo a direita quer tirar o direito ao aborto assistido e a esquerda quer tirar o direito à escolha da escola).

 

Não há, pois, que ficar demasiado surpreendido com estas afrontas que se repetem vindas de minorias que querem impor à maioria as suas ideias.Mas, às vezes, vale a pena pensar em algumas coisas. Uma delas é que o Serviço Nacional de Saúde fecha Centros de Saúde em terras distantes e desertas e, não satisfeito, corta o transporte em ambulância dos doentes para o hospital mais próximo. A gente envelhecida e pobre.

 

Mas, ao mesmo tempo, e debaixo de "slogans" como "universal e gratuito" continuam-se a praticar "abortos assistidos" uma e outra vez à mesma mulher que não quer aprender como fazer planeamento familiar e está-se nas tintas para os custos da sua irresponsabilidade.Não seria mais justo que o primeiro aborto fosse gratuito e os seguintes a pagar? E, com esse dinheiro, assim poupado, ajudar os infelizes idosos, sem dinheiro e sem família?

 

Ganhávamos todos. A mulher porque percebia que o aborto é um recurso extremo; o SNS porque poupava em recursos humanos e em outros custos e, nós todos, que teríamos um SNS sustentável!

 

É com o aprofundamento da democracia representativa e participativa que vamos em frente, libertos de preconceitos e de clubites. Estes dois exemplos mostram como uma sociedade civil mais activa seria capaz de  lidar com problemas destes e tornar o país mais justo. De outra forma, teremos os interesses a falar mais alto.

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
6 comentários:
De João Machado a 29 de Maio de 2011
Olá Luís. Li o teu texto. Para já tenho uma observação a fazer-te. Dizes a certa altura que a esquerda quer tirar o direito à escolha da escola. Isso não é verdade. O que se passa é que a esquerda (não entro em discussões sobre se A ou B são de esquerda ou de direita) quer antes do mais garantir o acesso de todos à escola. Esse, infelizmente, ainda é o problema número um do nosso país em matéria de educação.
De Luis Moreira a 29 de Maio de 2011
João, isso faz-se com o direito de liberdade de escolha pelas famílias. É um direito que alguns querem tirar a muitos. Não se percebe que seja o estado, tal como faz em quase tudo,(mal) que ande a construir escolas. os privados fazem melhor e mais barato.

Abraço
De João Machado a 30 de Maio de 2011
Luís, quais são os poucos que querem tirar a muitos? E onde está provado que os privados constroem melhor e mais barato que o estado? Escolas ou seja o que for? Olha as parcerias público-privadas ...
De Luis Moreira a 30 de Maio de 2011
João, não é isso que está em causa.As parcerias publico privadas se estão mal é porque o estado fez mal.Trata-se de um direito, escolher a escola. E se o estado, tratasse da Justiça que ninguém mais pode tratar e que está neste estado miserável e deixasse as escolas para quem tem muito melhores resultados ? Mas como digo a questão é que é um direito poder escolher a escola, o estado não pode substituir as familias na escolha da educação dos seus filhos.
De João Machado a 31 de Maio de 2011
Olá Luís. Venho acrescentar, com algum atraso, o seguinte, em resposta ao teu comentário: O que o estado faz realmente mal é quando actua em benefício de interesses privados, em de servir o interesse público. Foi o que aconteceu com as PPP. Mas o ponto que levantei é que ninguém põe em causa (ao contrário do que disseste) o direito à escolha da escola. O que a esquerda pretende é garantir o acesso de todas as crianças e jovens ao ensino. Isso não é negar o direito à escolha da escola.
De Luis Moreira a 31 de Maio de 2011
João, o estado deve fazer aquilo que mais ninguém pode fazer, como pôr a Justiça a funcionar. Estar em tudo é não estar em nada. Lê o meu texto de hoje às 13 h. Vê como é injusto o estado social deste país.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links