in Expresso
"Em vez de instar as escolas e os professores a competirem uns com os outros em prol dos alunos, muitos insistem em defender o monopólio dos professores na educação" (in Expresso).
" Um sistema de ensino que funcione bem é a forma mais eficaz de equipar as pessoas com os conhecimentos e as competências que necessitam para aumentar o seu rendimento e competir numa economia globalizada.E a chave de sucesso de um sistema assim é abraçar o papel que a concorrência pode desempenhar numa melhor formação dos alunos."
À esquerda muitos vêm com preocupação que Obama, David Cameron, o seu homólogo Sueco Frederik Reinfeldt e outros governantes, estejam concentrados no aumento da responsabilização e encaram com desconfiança que os professores sejam tratados como parte do problema. Mas os progressistas da esquerda e da direita deviam juntar esforços para encontrarem um território comum. Se é verdade que aos reformistas é comum uma antipatia generalizada contra o monopólio das grandes empresas, a verdade é que "perderam o fio à meada" no que diz respeito à concorrência.
Por outro lado há países onde os sindicatos têm poder para resistir a reformas que possam corroer o seu poder monopolista.
Certas medidas que em muito contribuiriam para o sucesso do ensino, como uma maior restrição ao direito à greve e maiores facilidades no despedimento de professores incompetentes, foi travada no último momento pelo sindicato dos professores de Chicago. Claro, que estas medidas não chegam é necessário que os reformistas de esquerda e de direita continuem a "tentar descobrir a maneira certa de aferir os padrões - para garantir que os professores competem na dimensão correcta - e de oferecer muitos outros tipos de inovação organizacional e apoio que as escolas os professores e os alunos precisam."
Uma maior concorrência é uma medida que faz parte do pacote de medidas necessárias para caminhar em frente.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau