Anna Moffo (1932-2006) foi uma soprano ítalo-americana (nasceu na Pensilvânia, filha de pais italianos), uma das maiores sopranos de coloratura da sua época, com um belo timbre e grande capacidade dramática, para além de uma belíssima presença física (chegou a ser considerada uma das mais belas mulheres de Itália).
Graças a uma bolsa de estudos, pôde estudar em Itália, e aí se estreou em palco, em 1955, como Norina, em Don Pasquale, de Donizetti. Foi-lhe, então, oferecido o papel de Cio-Cio-San numa produção televisiva da Madama Butterfly, emitida pela RAI, que a tornou famosa por toda a Itália. Seguiram-se convites para actuações em várias salas, na Europa e nos Estados Unidos, e o repertório de Moffo foi-se ampliando: Verdi, Mozart, Puccini, Bizet.
Infelizmente, Moffo não conseguiu manter o seu timbre durante muito tempo e na década de 1970, após pouco mais de década e meia de carreira, a soprano perdeu a voz. Nos anos seguintes conseguiu retomar a interpretação mas nunca mais foi capaz de recuperar o fulgor inicial.
À semelhança de outras óperas do mesmo período, Lakmé, escrita em 1882 pelo compositor francês de Léo Delibes, recria um ambiente oriental, tão em moda no século XIX. A acção desenrola-se na Índia britânica e narra a história de amor infeliz entre um oficial britânico e a filha de um sacerdote Brâmane, a bela Lakmé. L’Air des clochettes, também conhecida como á “ária dos sinos”, é uma das passagens mais populares desta ópera.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau