Thomas Hampson (EUA, 1955), barítono, e Marcello Giordani (Itália, 1963), tenor, são dois intérpretes destacados de uma nova geração de cantores líricos que tem alicerçado a sua carreira numa escolha criteriosa de papéis e em actuações bem-sucedidas nas grandes salas mundiais.
Thomas Hampson
Hampson interpretou Mozart, Wagner, Rossini, Tchaikovsky, Verdi, Puccini, mas é também um destacado intérprete de lieder (Wolf, Strauss, Schubert), amplamente reconhecido pela sua gravação, com o maestro Leonard Bernstein, das Kindertotenlieder e das Lieder eines Fahrenden Gesellen, de Gustav Mahler.
Marcello Giordani
Marcello Giordani conseguiu ultrapassar os problemas vocais que sofreu no início da sua carreira e a partir de meados da década de 1990 relançou a sua carreira, com um repertório operático que inclui Verdi, Puccini, Bellini, Mozart, Gounod, Massenet, Bizet, Rossini, etc.
Curiosamente, Hampson e Giordani criaram ambos fundações destinadas a apoiar novos talentos no canto lírico.
Ambos interpretam, no vídeo que hoje escolhemos, o final de Guillaume Tell, ópera de Giochino Rossini estreada em 1829, com libreto de Etienne de Jouy, inspirado na pela Wilhelm Tell, de Schiller, e que se baseia na lenda do lendário herói suíço que se opôs à tirania do império Habsburgo, da Áustria.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau