Passamos tantas vezes pelos mesmos locais e nem sempre vemos o que nos rodeia. Há anos que conheço as falésias algarvias, mas normalmente faço caminhadas com os olhos postos no ar em busca de seres alados, apenas observo o chão para ver o que piso…
Certo dia, deparei-me com este estranho ser de forma fálica, nas arribas das pequenas praias de Albufeira. Mostrei-a à família curiosa, e também eles, clientes assíduos daquelas paragens, jamais haviam visado semelhante ser, que mais parecia um híbrido de fungo e planta. A hipótese de ser fungo, logo ficou de parte após uma análise mais detalhada, onde reparámos que tinha minúsculas flores. Mas a sua forma e textura, deixava acesa a curiosidade. Uma vez mais, fotografei a planta e enviei às minhas queridas amigas botânicas…
Revelou-se ser uma planta parasita que se encontra nas zonas costeiras mediterrânicas. Há quem defenda que é uma das plantas mais raras da flora de Portugal. Apresenta aspecto fungóide (semelhante a cogumelos do género Phallus) e como parasita, vive ligado às raízes de algumas plantas costeiras. Como noutras plantas parasitas sem clorofila, a única parte que emerge são as inflorescências, tendo a planta uma vida completamente subterrânea. Durante o Inverno, possui um período de repouso vegetativo em que a parte aérea desaparece. Após este período, cresce lentamente até à floração na Primavera.
Curiosidades: Durante a idade média, foram-lhe atribuídos poderes mágicos e curativos. Eram muito apreciadas pelos Cavaleiros de Ordem de Malta que a usavam para combater disfunções sexuais, disenteria e outras doenças. Actualmente, alguns povos africanos utilizam as suas raízes como condimento. Na Líbia é utilizada para fabricar tintas; algumas tribos nómadas do Iraque utilizam-na com fins culinários e curativos; em algumas zonas de Espanha era utilizada para combater as hemorróidas. Possui das flores mais pequenas das angiospérmicas.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau