Lançado pelas Edições Colibri, é amanhã apresentado na Feira do Livro o novo livro do nosso colaborador
Manuel Simões -Tempo com Espectador - Ensaios de Literatura. A obra reúne uma série de ensaios que vão da Idade Média ao século XX, na perspectiva de quem observa o fenómeno literário inserido num contexto cultural e espacial externos, o que propiciou a análise do encontro entre duas ou mais literaturas. Daí que frequentemente a exegese contemple o problema da intertextualidade e a abordagem de temas não muito frequentados pela crítica: o percurso do Iluminismo português; a errância e seus efeitos no tecido literário (de "Sôbolos rios" à contemporaneidade); ou a influência da Bíblia na poesia portuguesa finissecular, por exemplo.
A obra, abrindo com uma Nota prévia do autor, aborda os seguintes temas:
O panegírico de Portugal nas “Cartas de Itália” de Lopo d’Almeida; A crítica
e o “tipo” do judeu em Gil Vicente; Sôbolos rios: a poesia da diáspora;
Subsídios para o estudo da poesia de Violante do Céu: a poesia profana
O Padre António Vieira e o Brasil;Matias Aires: Subsídios para a História do Iluminismo em PortugalPercursos do Iluminismo em Portugal: Matias Aires e o “Problema de Arquitectura Civil”; A função intertextual de Carlos Fradique MendesAs metamorfoses de Don Juan na poesia portuguesa da “Geração de 70”; As metamorfoses do «eu» em “Ode Marítima” de Fernando PessoaNacionalismo e evasão: “O Quinto Império” de Fernando Pessoa
Marinetti, Pessoa e o FuturismoOs mitos futuristas e a “Ode Triunfal” de Álvaro de CamposA errância na literatura portuguesa do séc. XX ; Memória de uma errância na ficção de José Rodrigues MiguéisFormas da cultura popular e irradiação semântica em “Levantado do Chão”; A Bíblia na poesia portuguesa contemporânea“Hiroxima” e “Vietname”: memória poética e consciência ética“Poemabril”: memória e desencanto da “Revolução dos cravos”
Manuel G. Simões nasceu em Jamprestes-Ferreira do Zêzere em 1933.
Poeta e ensaísta. Foi um dos fundadores da colecção "Nova Realidade" (1966) e pertenceu à redacção da revista "Vértice" (1ª. série) entre 1967 e 1969.
Viveu em Itália de 1971 a 2003, tendo sido inicialmente Leitor de Português nas Universidades de Bari e de Veneza e, sucessivamente, professor associado na Universidade "Ca' Foscari" de Veneza, leccionando as disciplinas de língua e literatura portuguesa e de literatura brasileira.
Pertence à redacção da revista "Rassegna Iberistica" (Veneza), de que foi um dos fundadores em 1978, e ao conselho editorial de "Estudos Italianos em Portugal" (nova série), a partir de 2005.
Amanhã, dia 29 de Abril, estará entre as 18 e as 20 horas no stand A47, das Edições Colibri, onde autografará exemplares desde seu novo livro.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau