Quinta-feira, 21 de Abril de 2011

A ARQUITECTURA DRAMÁTICA DE RICHARD WAGNER, por José de Brito Guerreiro

 

Richard Wagner (1813 - 1883) 

 

 

 

 


 

 

 

 

O compositor, maestro, teórico musical e ensaísta alemão Richard Wagner (1813-1883), além de compor a música e escrever os libretos das suas óperas, preocupava-se também com outras artes: arquitectura, pintura, poesia, drama e dança eram fundamentais para o seu desígnio. Durante seis largos anos, a partir do seu exílio em Zurique em 1849, Wagner dedicou-se à escrita das suas ideias sobre ópera, bem como à redacção do libreto de uma vasta e ambiciosa saga baseada no Canto dos Nibelungos. Concluiu vários ensaios e opúsculos, entre os quais os textos fundamentais A Arte e a Revolução (1849), A Obra de Arte do Futuro (1849) e Ópera e Drama (1850-1851). Foi nesse período que chegou ao conceito de Gesamtkunstwerk ou ‘Obra de arte total’, propondo a harmonização e síntese das várias artes.

 

Ao longo de muitos anos, Richard Wagner alimentou a ideia de construir um teatro próprio onde a sua revolucionária tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo, 1848-1853 [libreto], 1853-1874 [música]) pudesse ser interpretada. Em 1851 Wagner disse ao compositor e virtuoso pianista húngaro Franz Liszt (1811-1886) que o seu Nibelungendramen devia ser interpretado num grande teatro, preparado expressamente para a execução da sobredita obra. Com intensa obstinação e determinação, Wagner atingiu o seu desiderato. Em 1872 iniciou-se a construção do teatro de ópera Bayreuther Festspielhaus, em Bayreuth, Baviera, que viria a ser inaugurado em 1876 com o ciclo monumental Der Ring des Nibelungen. O Festspielhaus (Teatro do Festival) foi projectado pelo arquitecto alemão Otto Brückwald (1841-1917) e pelo próprio Richard Wagner, contando com o apoio financeiro do rei Ludwig II da Baviera (1845-1886), um grande admirador do compositor. Foi construído exclusivamente para a exibição das obras wagnerianas, em particular a supramencionada tetralogia Der Ring des Nibelungen, composta por quatro óperas (ou ‘dramas musicais’, como o compositor preferia chamar) inter-relacionadas: Das Rheingold (O Ouro do Reno, 1853-1854), Die Walküre (A Valquíria, 1854-1856), Siegfried (1856-1871) e Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses, 1869-1874).

 

A arquitectura do teatro de Wagner é sóbria e austera. Num desenho de 1872, no qual se vêem grinaldas e outros elementos decorativos na fachada principal do edifício, lê-se escrito à mão por Wagner: «Die ornamente fort» (os ornamentos fora). Wagner concebeu várias inovações para o seu teatro: para acentuar a ilusão cénica, exigiu que a orquestra fosse situada debaixo do palco, criando assim o fosso de orquestra, tirando-a da vista do público, melhorando o seu som e tornando mais fácil  o trabalho de direcção devido aos cantores ficarem mais à vista; quebrou a estrutura semicircular altamente hierárquica dos teatros tradicionais para que a plateia, disposta num plano inclinado, seja inteiramente frontal e democrática, proporcionando a cada espectador a melhor visão e audição possíveis, independente da categoria do seu bilhete de entrada; desenvolveu um duplo proscénio que, em conjunto com o fosso de orquestra, gera um efeito que o próprio chamou de “abismo místico” entre o público e o palco; introduziu a prática de escurecer a plateia quando o pano de boca do palco sobe, para que o público não se distraia e o palco seja alvo de atenção total. Todas estas inovações contribuíam para a imersão completa do público no mundo imaginário do palco.

 

O teatro Bayreuther Festspielhaus, por ser o mais avançado do seu tempo (sem paralelo também durante várias décadas seguintes à sua construção), exerceu uma marcada influência no desenho dos teatros edificados posteriormente. Richard Wagner é assim, a partir do séc. XIX, uma figura central da arquitectura de teatros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Otto Brückwald e Richard Wagner | Bayreuther Festspielhaus

Bayreuth – Baviera | 1872-1876

Vistas do teatro antes e depois de 1882:

Antes e depois da adição da entrada privada do rei (Königsbau) à fachada principal curva. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Otto Brückwald e Richard Wagner | Bayreuther Festspielhaus

Bayreuth – Baviera | 1872-1876

Plateia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Otto Brückwald e Richard Wagner | Bayreuther Festspielhaus

Bayreuth – Baviera | 1872-1876

Duplo proscénio e palco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por João Machado às 15:00
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2 comentários:
De Luis Moreira a 21 de Abril de 2011
belo texto, belos desenhos, belas fotos. Muito bom e muito curioso. Não sabia.

Abraço José
De José a 22 de Abril de 2011
Obrigado. Um abraço

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