Num registo mais ligeiro do aquele que tem preenchido este espaço, hoje fazemos uma incursão pelo musical, uma forma teatral que conjuga a música e a dança com os diálogos.
Ruthie Henshall é uma actriz, cantora e dançarina inglesa que se tem celebrizado no teatro musical. Estreou-se em 1986, aos 19 anos, no West End, a zona onde se concentram as salas de teatro em Londres e que habitualmente se utiliza para designar as melhores salas de espectáculo de teatro comercial na capital inglesa.
A sua carreira tem sido marcada por sucessivos êxitos nos palcos ingleses, protagonizando alguns dos mais famosos títulos do teatro musical – Chicago, Miss Saigon, Godspell, Les Misérables – a par de algumas incursões igualmente bem sucedidas pela Broadway. Brevemente irá protagonizar, no West End, uma nova encenação do musical Evita, de Andrew Lloyd Webber.
I dreamed a dream é uma das canções de Les Miserábles, famoso musical de Claude-Michel Schönberg, com letras em inglês de Herbert Kretzmer, baseadas no libreto francês original, de Alain Boulil. Canção lamento da personagem Fantine, evocação de um passado esperançoso num momento em que todas as esperanças se perderam, I dreamed a dream é hoje a canção emblemática de Les Miserábles, tendo conhecido já diferentes versões, entre elas a de Aretha Franklin.
Recentemente, voltou a ser ouvida com frequência quando foi escolhida por Susan Boyle, a concorrente de um concurso britânico de talentos que se transformou num fenómeno de popularidade mundial, graças ao Youtube.
Na versão que escolhemos, Ruthie Henshall interpreta I dreamed a dream numa gravação efectuada em Londres, em 1995.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau