Domingo, 17 de Abril de 2011

Agências de rating - três equipas portuguesas nas meias finais europeias por Carlos Godinho

in Todos Somos portugal
 
Com o título "Agências de rating armadilharam Portugal", o jornal "A Bola" de ontem publicou partes de um artigo da autoria de Robert M. Fishman, Professor de Sociologia da Universidade de Notre Dame, publicado no New York Times, com o título de "O desnecessário resgate de Portugal".
 
"Distorcendo as percepções dos mercados sobre a estabilidade portuguesa, as agências de rating armadilharam tanto a sua recuperação económica como a sua liberdade política" e ainda, "Portugal viu-se sob injusta e arbitrária pressão dos correctores, especuladores e analistas de rating de crédito, que, por visão curta ou razões ideológicas, conseguiram forma de afastar uma administração eleita e potencialmente amarrar as mãos da próxima", "Ao aumentar os custos da dívida portuguesa para níveis insustentáveis, as agências de rating forçaram Portugal a procurar resgate" e finalmente, "No destino de Portugal reside um claro aviso para os outros países, incluindo os EUA. A revolução portuguesa de 1974 inaugurou uma onde de democratização que varreu o globo. É bem possível que 2011 possa marcar o começo de uma onda de invasão da democracia por mercados desregulados, com Espanha, Itália ou Bélgica como próximas vítimas potenciais."

 

É caso para perguntarmos todos: "Estamos nas mãos de quem?" Os avisos que lemos não vêm da boca de um perigoso comunista ou de um elemento da extrema-esquerda, surgem dos EUA e no New York Times. Impressionante.

 

 Final Europeia

 

É de facto um marco muito importante e notável a qualificação de três equipas nacionais para as meias-finais da Liga Europa, e consequentemente a certeza de que uma, pelo menos, será finalista. Muito agradecem os meus amigos irlandeses que há bem pouco tempo me expressaram esse desejo aspirando mesmo que estejam dois clubes portugueses na final em Dublin. Desde 2005 que Portugal não estava representado numa final europeia pelo que se aspira que desta vez se consiga melhor que a presença na final e se consiga trazer para o nosso país a respectiva taça e o consequente prestígio que tal implica. Agradecem todos aqueles que gostam mais de futebol na sua globalidade do que fanaticamente dos seus clubes. Boa sorte para todos é o que se deseja.

publicado por Luis Moreira às 11:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links