Domingo, 17 de Abril de 2011

Agenda Cultural de 18 a 24 de Abril 2011 por Rui Oliveira



 

 

   Na Segunda  18/4  :  Numa semana quase exaurida de eventos musicais, certamente pelo esgotamento dos intérpretes e agrupamentos nacionais nos recém-concluídos Dias da Música, prestemos então atenção a outras artes, em particular às várias exposições prestes a encerrar.

   Neste fim-de-semana, a 23/4, termina a mostra Primitivos Portugueses (1450-1550). O Século de Nuno Gonçalves brindada com considerável afluência de público. Veja-a, se ainda não o fez, por muitas razões entre as quais as do crítico José luis Porfírio para quem ela (a exposição) vê-se “com um prazer triplo…(que) vem dos olhos, do entendimento e do encadeamento das situações expositivas e plásticas e, mais ainda, de uma ironia subtil que atravessa todo o trabalho, começando pelo seu título e subtítulo.” Suprema ironia, como explica, no “subtítulo O Século de Nuno Gonçalves, pintor rapidamente ignorado pelas gerações que se lhe seguiram. No entanto, o século de Nuno Gonçalves está presente na mostra: da sua ‘invenção’ em 1910 à presente exposição, 100 anos depois. Este, sim, foi o (seu) verdadeiro século …!”

                                                                                

                                                                                                                                                                                                     

   No Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, às 20h, a Amsterdam Baroque Orchestra & Choir dirigidos por Ton Koopman apresentam a peça (característica da época) Paixão Segundo São João, BWV 245, com a participação dos solistas Teresa Walin soprano, Maarten Engeltjes contratenor, Tilman Litchdi tenor e Klaus Mertens baixo. É de esperar deste também organista e cravista emérito uma leitura luminosa desta obra-chave do barroco, ele que “continua a achar que não há nada melhor do que a utilização de instrumentos (originais)…aos quais J.S.Bach dedicou quase toda a sua obra”.



 

     

 

   No teatro A BARRACA termina a sua 1ª semana a peça  As Peúgas de Einstein  de Helder Costa, onde se “expõem as teorias científicas do grande génio da Física de uma forma lúdica e acessível, ao mesmo tempo que (se) traça um quadro de todo o século XX através da sua biografia social e humana”.

 Com encenação e guião musical do autor, tem no elenco Sérgio Moras, Rita Fernandes, Ruben Garcia e Vânia Naia. Persiste até 10 de Julho, de Quinta às 21h30 a Domingo às 16h.

   Ainda no teatro A Barraca, às 21h30, os Encontros Imaginários  (texto e encenação de Helder Costa) prosseguem no confronto de ideias através de personagens marcantes da História da Humanidade, neste caso La Passionaria (Vânia Naia), Freud (João d’Ávila) e Darwin (Sérgio Moras).

   A Cinemateca volta a associar-se ao"8 ¹/₂ Festa do Cinema Italiano" para um programa inteiramente dedicado à “comédia à italiana” com a exibição de  Divórcio à Italiana (Divorzio all’Italiana) de Pietro Germi (1961) com Marcello Mastroiannni, Daniela Rocca e Stefania Sandrelli,  às 19h.

   Ocorre neste dia o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios instituído em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e cujas comemorações decorrem este ano sob o signo da “Água: Cultura e Património”. Salientam-se algumas iniciativas que se estimula acompanhar, como :

  −  O Museu da Cidade, em colaboração com a Unidade de Projecto de Alfama  promove a realização de um percurso pedestre pela área das nascentes de Alfama, cujas referências históricas mais antigas remontam à época islâmica (às 10h30 e 15h).

  −  O Museu das Comunicações convida para um copo de água na Madragoa. Um percurso com ponto de partida no museu, que leva a conhecer as velhas ruas desse bairro histórico e os principais pontos de interesse relacionados com o precioso líquido, como o Lavadouro, o Convento das Bernardas ou o Chafariz da Esperança (às 15h). 

   No Institut Français du Portugal (IFP), às 19h, exibe-se a 3ª parte do filme “Aimé Césaire, Une Voix pour l’Histoire” do realizador martinicano Euzhan Palcy (1994) intitulada La Force de regarder Demain (legendado em português e de entrada livre), ”uma reflexão sobre os desaires pós-colonização, as derivas da Negritude, os falhanços do terceiro-mundismo, etc.”

 

 

 

   Na Terça  19/4 :  Único filme em competição na 8 ¹/ Festa do Cinema Italiano 4ª Edição projectado em repetição às 19h, Una Vita Tranquilla de Claudio Cupellini (2010) foi considerado pela imprensa italiana o melhor filme noir do ano e terá mais uma boa interpretação de Toni Servillo. 

 Em resumo : A vida tranquila de Rosario Russo, há doze anos a viver  na Alemanha, toma um rumo imprevisível e dramático quando ao seu  restaurante  chegam dois rapazes italianos, Edoardo, filho de um poderoso camorrista, e Diego, que Rosario reconhece como um dos mais cruéis camorristas do casertano

   Na associação (referida atrás) a esta Festa, a Cinemateca exibe às 21h30  A Ultrapassagem  (Il Surpasso) de Dino Risi (1962) com Vittorio Gassman, Jean-Louis Trintignant e Catherine Spaak.

   No Palácio Foz (Sala dos Espelhos), às 18h30, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, há um espectáculo de «BelcantoItaliano : dai Salotti ai Teatri d’Opera» onde o Duo Gabriella Morigi (soprano) e Pia Zanca (pianoforte) prestarão homenagem a Nino Rota. (entrada livre)

   Na Casa da América Latina, às 18h, pela celebração do Bicentenário da Venezuela, é exibido o filme Taita Boves (hasta dónde llega tu venganza?) de Luis Alberto Lamata (2010), que mostra a realidade durante as lutas pela independência venezuelana no século XIX.

    Às 17h 30m na Biblioteca-Museu República e Resistência (no Espaço Grandela) e dentro do ciclo de conferências "Lenine e a Democracia", tem lugar o debate  Democracia Hoje e no Futuro  entre José Pereirinha (prof. ISEG) e José Casanova (dir. Avante).

   No Museu Colecção Berardo continuam expostos os trabalhos concorrentes ao BES Photo 2011, prémio de arte contemporânea  que visa promover artistas de países de língua oficial portuguesa e onde foram seleccionados os portugueses Manuela Marques e Carlos Lobo, o brasileiro Mauro Restiffe, o angolano Kiluanji Kia Henda e o moçambicano Mário Macilau. O troféu foi este ano atribuído a Manuela Marques (Tondela, 1959) que afirma “[Este trabalho é] uma tentativa de dar conta, em alguns pontos visuais, de uma cidade, de uma megalópole, neste caso São Paulo. A cada estadia, coloca-se a mesma questão: o que fotografar? O que transmitir pela imagem e sob que forma? Assim, esta estadia permitiu-me continuar uma obra que se afasta dos parametros do serial, tão conhecidos em fotografia, e realizar uma mudança tanto ao nível da apropriação do real como das novas propostas de configuração…”

   Na Appleton Square, a mesma Manuela Marques apresenta dois outros espaços expositivos : uma instalação video interactiva reagindo aos movimentos dos visitantes propondo um ambiente visual e sonoro que retoma o tema musical Grândola Vila Morena  de José Afonso  e um conjunto de fotografias recentes.   

 

       

               

 

  

   Na Quarta  20/4  :   No Foyer do Teatro Nacional de São Carlos, às 18h, o concerto Música Francesa II compreende a interpretação por Ricardo Lopes no oboé, Paulo Guerreiro na trompa e António Rosado ao piano, da Elegia para trompa e piano, op.168 e da Sonata para oboé e piano,op.185 de Francis Poulenc, do Romance para trompa em Fá e piano, op.36 de Camille Saint-Saëns e do Trio para oboé, trompa em Fá e piano, op.188 de Carl Reinecke.(entrada livre)

   No palco da Sala Principal do Maria Matos TM, às 22h, Grouper, aliás Liz Harris apresenta (pela primeira vez na Europa)  Sleep, “uma peça transdisciplinar que nos tenta colocar em contacto com a gestão da memória e que nos confronta com os instantes que precedem o desligar da consciência, imediatamente antes do estado de vigília ceder a um estado de adormecimento”. Esta “one-woman-act” norte-americana (em residência na ZDB) manipula, em três locais distintos do espaço performativo, magistrais loops de voz, de piano e de field recordings, enquanto três ecrãs projectam vídeos também da sua autoria, com o público no centro da concepção cénica.

 

   Merece visionamento o recém-estreado filme de Sérgio Tréfaut  A Cidade dos Mortos (Grande Prémio na DOCUMENTA Madrid 2010) que diz ter querido transmitir “uma forma muito natural de viver a morte”. Este “pouco mais de uma hora de viagem pelo quotidiano daqueles que se instalaram de armas e bagagens nos cemitérios cairotas” (mas fruto de cinco anos de filmagens clandestinas na necrópole de El Arafa – os túmulos habitados continuam a envergonhar os governantes egípcios…) vem acompanhado da curta-metragem  Waiting for Paradise, centrada numa cerimónia de casamento que decorre dentro do cenário do cemitério e do significado que a ocasião tem para a cultura islâmica onde se diz haver duas formas de um homem chegar ao paraíso: "uma morte justa e um casamento perfeito".  

   No Teatro Tivoli, às 21h30, ouvir-se-á o Requiem de Mozart, bem como a sua Sinfonia nº 40 pela Orquestra Sinfónica Estatal Ucraniana e pelo Coro da Sociedade Filarmónica Nacional da Bielorrússia.
   Na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, as palestras (das 18-20h) do ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL. serão de Ana Bacalhau, vocalista do agrupamento musical Os Deolinda que versará o tema “A voz, instrumento da palavra” e ainda de J.P.Simões, cantor e compositor .

 

 

 

   Na Quinta  21/4  :   No São Luiz Teatro Municipal estreia às 23h30, no Jardim de Inverno, a peça Agamémnon /Vim do Supermercado e dei porrada ao meu filho da autoria de Rodrigo Garcia (Prémio Europeu de Teatro 2008), sobre um texto que fora Prémio UBU 2004 (Itália). Encenada por John Romão, tem como actor Gonçalo Waddington (mais três crianças) do “Colectivo 84/Penetrarte”.

   Na sessão de encerramento do 8 ¹/₂ Festa do Cinema Italiano 4ª Edição é projectado  A Solidão dos Números Primos (La solitudine dei numeri  primi) de Saverio Costanzo (2010) com a presença do realizador, filme baseado na obra homónima de Paolo Giordano. Interpretado por Alba Rohrwacher (premiada como melhor actriz no Festival de Veneza), Alice Della Rocca, Luca Marinelli, Mattia Balossino, tem a seguinte sinopse :  Alice e Mattia são como números primos: divisíveis apenas por um e por eles mesmos. Desde crianças, lidam com traumas que os tornam indivíduos singulares, isolados da sociedade. Alice quase perdeu a perna em um acidente de esqui  e Mattia negligenciou a irmã gêmea deficiente, recebendo em seguida a notícia de seu desaparecimento. Ao se encontrarem na adolescência,  reconhecem-se na dor um do outro  e, apesar de levarem vidas paralelas, os seus destinos sempre se cruzam. É grande a curiosidade por esta estreia promissora do cine transalpino.

                   

                           

     

   O ciclo de apoio à 4ª edição da F.C.I., nesta semana encerra na Cinemateca  (na Sala Dr. Félix Ribeiro) às 19h, com Io la Conoscevo Bene (1965)  de Antonio Pietrangeli com Stefania Sandrelli, Jean-Claude Brialy, Nino Manfredi, Ugo Tognazzi.

   No Palácio Foz (Sala dos Espelhos), às 18h30, numa iniciativa de O Som do Mundo da Fala Portuguesa, há um Festival de violino e piano dedicado a Zeca Afonso.(entrada livre)

   No Ondajazz, às 22h30, toca o Quarteto de Alexandre Diniz ao piano, com António Pinto (guitarra), Carlos Miguel (bateria) e Massimo Cavalli (contrabaixo).

   No Auditório Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, às 21h30, o Quarteto de Cordas de Sintra, composto por Nélson Nogueira (violino), Ana Patrícia Tomé (violino), Teresa Fleming (viola) e Abel Gomes (violoncelo) tocará o Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart (na transcrição de Peter Lichtenthal só publicada em 2006 e assim estreada entre nós).

   Na Biblioteca-Museu República e Resistência (à Cidade Universitária), às 18h30 e dentro do ciclo de conferências "Descartes e as suas Razões", Maria Luísa Ribeiro Ferreira (prof. FLUL) dissertará sobre Descartes, um filósofo mal amado ? (2ª parte).

 

 

 

   Na Sexta  22/4  :  Em 25 de Abril próximo (e daí chamar-se aqui a atenção) encerra a notável exposição Mappamundi  (com curadoria de Guillaume Monsaingeon) no Museu Colecção Berardo em Belém. Segundo o catálogo “reúne artistas que, nos últimos 40 anos, trabalharam o mapa e interrogaram a representação cartográfica para melhor nos tocarem ou nos provocarem. Mapas para serem lidos ou para serem vistos ? Espelho tranquilo ou distorção do mundo  ? … Longe de exprimirem certezas, estes mapas desenham as nossas dúvidas, os nossos combates e os nossos sonhos…” Está organizada em 4 núcleos : Descodificar (o artista que decompõe o mundo). Corporizar (o mapa como forma de corpo). Contestar (o mapa cartográfico como uma arma) e Sonhar (os mapas entendidos como um jogo poético).

 

 

 

    No Ondajazz, às 22h30, toca o Cine qua non, conjunto de Paula Sousa (piano), João Paulo Esteves (acordeão), Afonso Pais (guitarra) e Mário Franco (contrabaixo).

 

 

 

 

   No Sábado  23/4  :  No Grande Auditório da FCG, às 18h, há nova transmissão em directo da Metropolitan Opera de Nova Iorque onde é exibida a ópera Capriccio de Richard Strauss, dirigida pelo maestro Andrew Davis, com um elenco onde se destaca Renée Fleming (recém intérprete de outra versão em Viena), além de Sarah Conolly, Joseph Kaiser, Russell Braun, Morten Frank Larsen e Peter Rose.

 

     

   Encerra neste Domingo próximo 24/4 uma boa exposição Snohetta Arquitectura / paisagem/interiores que mostra a vida e o trabalho no gabinete de Kjetil Thorsen, norueguês considerado um dos melhores arquitectos mundiais, autor da Biblioteca de Alexandria, do Memorial do 11 de Setembro no Ground Zero em Nova Iorque, da Ópera Nacional de Oslo, entre muitos projectos. Simultaneamente espectacular sob o ponto de vista da dimensão, mas intimista na capacidade de inovar (como os cubos de betão segundo as necessidades do cliente) e até humanista no cuidado com o pormenor, com a envolvente, tendo a arquitectura paisagista como disciplina maior. A ver no Museu da Electricidade.
   Às 22h30 no Ondajazz exibe-se o conjunto Couleur Café composto por Luanda Cozetti (voz), Norton Daiello (baixo), Thierry Riou (piano), Guto Lucena (contrabaixo) e Milton Batera (bateria) que improvisam à volta de temas de Serge Gainsbourg. 

 

                            

   Na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, às 18h, a Orquestra Metropolitana de Lisboa  Júnior (direcção musical Luís Cunha, Pedro Neves, Rui Carreira) realiza o concerto de encerramento do seu Workshop de Páscoa 2011 tocando de Antonin Dvorák a Sinfonia Do Novo Mundo.

 

 

 

   No Domingo  24/4  :  Neste calmo dia, sugere-se a visita à recém-inaugurada 7ª edição do World Press Cartoon no Museu de Arte Moderna de Sintra, cujos prémios foram divulgados esta semana. Assim (diz o site do Museu) o artista australiano David Rowe conquistou o Grand Prix da sétima edição do World Press Cartoon com o cartoon «Wikileaks and Uncle Sam» (ver abaixo), publicado em Dezembro de 2010 no jornal australiano «The Sun-Herald». Alcançando o primeiro lugar na categoria de Cartoon Editorial, o polaco Pawel Kuczynski conquistou o segundo lugar com o cartoon «Made in China» e Alecus, um cartoonista mexicano que trabalha em El Salvador, ficou na terceira posição com o desenho «Chilean Miners». Na categoria de Caricatura o português João Vaz de Carvalho com um retrato de D. João I, rei de Portugal  publicado na revista «Notícias Magazine» foi considerado  o melhor de 2010. No segundo e terceiro lugares desta categoria ficaram, respectivamente, o mexicano Angel Boligán Corbo, com uma caricatura de Julian Assange publicada no jornal «El Universal», e o português Santiagu, com uma Madre Teresa de Calcutá desenhada para o semanário «Repórter do Marão».

   A exposição permanece até 30 de Junho, com entrada livre.

 

 

  

   Cabe-vos a escolha, caros leitores, numa oferta que tende a reduzir-se ... Veremos.

publicado por ruideoliveira às 10:01
link | favorito
3 comentários:
De Augusta Clara a 17 de Abril de 2011
Eu não consigo deixar de vir aqui, mais uma vez, fazer um alto elogio a esta magnífica Agenda Cultural com que o Rui nos brinda todas as semanas. Que maravilha, Rui!
De Luis Moreira a 17 de Abril de 2011
Muito boa!
De pedro godinho a 17 de Abril de 2011
Melhor que as dos jornais

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links