Eu bem compreendo o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, tivemos uma oportunidade única para sermos um país respeitado, mais justo, mas apesar dos milhões que recebemos da UE não somos mais que um dos três países em recessão económica e para o ano vamos ser o único país em recessão em todo o mundo.( logo, cada vez mais pobre e mais injusto)
Somos o país mais pobre da UE, o mais desigual, o que cria menos riqueza e somos um fartote de gozo para toda a Europa. Percebo isso tudo, e a desilusão é muito grande, principalmente quando temos sido governados ´a vez por um partido que se diz socialista e por outro que se diz social-democrata.
Mas há muita coisa boa. Vivemos todos muito melhor que antes do 25 de Abril, a nossa esperança de vida passou de 68 anos para 79 anos, em 1974 homens e mulheres vestiam-se de preto ainda sem fazer 40 anos com a "mortalha" que os acompanharia na grande viagem. As crianças , no verão morriam como tordos por falta de saneamento básico, hoje temos um dos índices de mortalidade infantil mais baixos do mundo.
Na educação era preciso pertencer a um determinado estrato da população para ter acesso ´a escola, hoje há ensino obrigatório e a maioria dos jovens tem acesso a todos os níveis de ensino. Vivemos em democracia e não temos que olhar por cima do ombro quando emitimos opinião.
Não, Otelo, valeu a pena e está nas nossas mãos correr com esta pandilha que tem como primeiro emprego as "jotas" dos partidos e como segundo os gabinetes do Terreiro do Paço, ou da administração de uma qualquer empresa publica. Não e preciso fazer outra revolução, ou antes, preciso e´, mas passados uns anos estávamos na mesma, é preciso medir o mérito , é preciso deixarmo-nos de dogmas ideológicos que nos cegam, é preciso não ter medo, é preciso não nos vergarmos às corporações de interesses e profissionais que são hoje mais famintas do que nunca e que mamam o estado sem cessar..
E, claro, é preciso p^or freio nos dentes ao grande capital que já não recua perante os estados soberanos, destruir economias, e mandar para o desemprego milhões de pessoas.
Já provamos que somos capazes de fazer isso tudo e muito mais, mas é necessário, hoje como ontem, resistir!
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau