E, claro, depois da via sacra habitual cá na nossa Justiça a espreitar por baixo da venda para ver bem, teve que ir para a Justiça Europeia para lhe darem razão. É que um aldrabão é um mentiroso!
E afinal o que se passou? Na queda da Ponte de Entre-os-Rios, para além da velhice e da falta de manutenção a extração de inertes (areia e pedras) foi uma das razões do desgaste dos pilares. Um senhor muito importante que foi governador civil de Aveiro ( aquela função muito importante e sem a qual este país seria o único no mundo que está e vai estar em recessão), ex-presidente da Câmara de Castelo de Paiva, mentiu na comissão da Assembleia da República dizendo que não tinha autorizado nunca a extração dos inertes.
Mas, apareceram documentos assinados pelo próprio a autorizar a extração da areia e que mostravam à evidência que o senhor importante não queria ter culpas nenhumas, filosofia, aliás, que sempre morreu solteira em Portugal. O tribunal considerou que perante os factos o jornalista não tinha ultrapassado "os limites da crítica são maiores em relação aos políticos, agindo na esfera pública, do que em relação aos particulares", pelo que "o uso do termo aldrabão não constituia um ataque gratuito" .
O entendimento do Tribunal de Castelo de Paiva foi de que se tratava de uma difamação agravada, com direito a multas e a uma indemnização.
O estado vai ter que pagar uma indemnização ao Joaquim de cinco mil euros que não dá sequer para pagar as despesas, mas mais vale assim, lutou de caras pelo que considerava a verdade e ganhou. Este é um dos poucos profissionais que não está a expensas de ninguém, nem nunca esteve, e enfrenta o animal de frente. (vejam aqui o que pensam lá fora do nosso país e da comunicação social em particular)
Com este físico não deve ser fácil de vergar...
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau