Segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Israel/Palestina - um estado e um pesadelo para Israel

 

 

 As autoridades Palestinianas estão cada vez mais a deixar cair a solução que sempre defenderam - duas nações, dois estados,- e a                        perceberem que a solução "um só Estado, dois povos" é a mais poderosa ameaça ao estado de Israel! 

 

Perante uma solução "África do Sul" - uma pessoa ,um voto - que todos defenderão - e a democracia no seu melhor , as posições que há anos os dois povos andam a defender e que não levaram a paz, podem dar uma volta de 360º graus.

 

"Round after round of failed peace talks and a simultaneous increase in illegal Jewish settlements have left the Palestinians desperate for an alternative solution. The one-state approach has therefore evolved from a mere threat to a serious option for many Palestinians."

 

A ideologia é cega como mais uma vez se comprova, o que era inaceitável para ambos os lados por razões diferentes é agora uma boa solução para quem a ostracizava e passou a ser um perigo para quem a defendia! Um estado para os dois povos assente na democracia - uma pessoa, um voto.

 

Despite both peoples’ majority preference for separation - an Israeli state, and a contiguous Palestinian state in the West Bank and Gaza - support for the one-state option is seen to be on the rise.

 

A poll released in April 2010 by the Jerusalem Media and Communication Centre, for example, found 34 per cent support for a bi-national state, up from 21 per cent in June 2009. An October 2010 poll from the Palestine Center for Policy and Survey Research found 27 per cent support for a one-state option, up from 23 per cent in May 2009.

 

In 2003, Muammar Qadafi wasone of the first Arab leaders to publicly endorse a one-state solution, which he named 'Isratine' [a combination of the words 'Israel' and 'Palestine']. Qadafi argued that a two-state option would create unacceptable security hazards for Israel on the one hand, and would do little to address the issue of the Palestinian refugees on the other.

 

The 'Isratine' proposal may have seemed far-fetched at the time; however, with the recent Israeli announcements of yet more illegal settlement construction in the West Bank, and given the current status of the so-called peace process, Qadafi's vision of a single state for Palestinians and Israelis seems ever the more imminent.

 

Enquanto que os que sentem na pele os horrores da guerra lutam por uma solução, os "bem intencionados" do costume - bem comidos e melhor bebidos - atiçam os espíritos colocando-se numa postura de irredutibilidade que não leva a lado nenhum.

 

Exterminar um dos dois povos ! No radicalismo só muda a posição relativa, como dois irmãos siameses ligados pelas costas, a visão que tem é sempre no sentido contrario à do outro. Depois de separados chegam a uma visão de conjunto.

 

Acresce que demograficamente esta solução é muito favorável à Palestina, pois a geração palestina é muito mais jovem e por isso mais rapidamente cresce em número.

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
5 comentários:
De João Machado a 11 de Abril de 2011
A solução que apontava para todos viverem num só estado foi posta de parte nas chamadas conversações entre Israel e a Autoridade Palestiniana, porque Israel assim o quis. Obviamente que essa solução não encaixava no objectivo de Israel ser um estado onde só vivam judeus. E a Autoridade Palestiniana está-se a aperceber (porque não tem outro remédio) de que Israel também não quer de modo nenhum que exista um estado palestiniano a sério. Isto é perfeitamente óbvio.
De Luis Moreira a 11 de Abril de 2011
Pela primeira vez os Palestinianos defendem essa hipotese de haver um estado com dois povos. E, essa ideia vem a ganhar adeptos entre a populaçao palestiniana, como se pode ver nas sondagens (clicando vai-se la)
De Luis Moreira a 11 de Abril de 2011
O ponto nao e esse, Joao. O ponto e que a populaçao Palestiniana e a populaçao Israelita estao a aproximar-se de um consenso. Um so estado onde vivam dois povos, como na Africa do Sul .As novas geraçoes nao querem passar a vida em guerra, e uma esperança a nascer, e alias, o tom da noticia do jornal.
De João Machado a 12 de Abril de 2011
Desculpa Luís, mas o ponto é este mesmo. Os governantes israelitas não aceitam o princípio de um só estado. Para além de israelitas e palestinianos, é bom não esquecer que na zona vivem cristãos, beduínos e mais.
De Pedro Godinho a 12 de Abril de 2011
Não é aceitável o princípio de estados confessionais, qualquer que seja a religião que se pretenda "de Estado"

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links