Domingo, 10 de Abril de 2011

Agenda cultural de 11 a 17 de Abril de 2011 por Rui Oliveira

 



    Na Segunda 11/4 :  Na ausência de acontecimentos musicais, plásticos ou literários de vulto particulares desta data, sugiro ver o recém-estreado filme (com muito boa aceitação crítica) Road to Nowhere - Sem Destino de Monte Hellman, realizador americano − de O Furacão (1965) e Duelo no Deserto (1968) − que não filmava desde o seu Stanley's Girlfriend (2006) o qual interrompera o silêncio desde Iguana (1989). Com excelentes interpretações de Shannyn Sossamon (Laurel) e Tygh Runyan (Mitchell), trata-se (segundo a ficha) "de um realizador que encontra o argumento perfeito para o seu filme na história verídica sobre o suicídio de dois amantes envolvidos num escândalo de fraude ... mas com o passar do tempo a linha entre a ficção e a realidade começa a desvanecer-se dando lugar a tragédia".

   A II Be Balears - Semana Cultural das Ilhas Baleares, após os concertos da semana anterior, realiza no Anf.III da FLUL (Universidade de Lisboa) de 11 a 13/4 um colóquio sobre Catalunha "Act25 - Catalunya, Catalunha" com conferências sobre cultura catalã e um workshop de tradução literária.

   A cantora da Nova Zelândia Flip Grater apresenta na FNAC Chiado (às 18h30) o seu novo CD While I'm Awake I'm at War, a ser editado em Portugal.

   Na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, as palestras (das 18-20h) do ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL. serão de Manuel Clemente, actual bispo do Porto e Pémio Pessoa 2009 e Luís Salgado Matos, doutorado em sociologia política pela UL.

 

 

   Na Terça  12/4 :  Como contraste com o "peso-pesado" Monte Hellman referido ontem, assinale-se como digna de observação a primeira longa metragem de João Nicolau A Espada e a Rosa, bem acolhida no Festival de Veneza 2010 (secção Orizzonti). Diz a sinopse : "Manuel despede-se das rotinas da sua vida lisboeta e embarca numa caravela portuguesa do séc. XV governada pelas leis da pirataria. Uma traição a bordo desencadeia uma série de acontecimentos terríveis que o protagonista atravessa sem beliscar os seus princípios morais".

   No Institut Français de Portugal, o debate no Café Philo (às 21h) é sobre "A revolução", animado por Jean-Yves Mercury e Dominique Mortiaux.

   No Coliseu dos Recreios, às 21h30, apresenta-se a cantora brasileira Simone num espectáculo intitulado Simone em Boa Companhia onde, após cinco anos, regressa com um show baseado no seu último CD Na Veia.

   O guitarrista norte-americano Marc Ribot sobe ao palco do Cinema São Jorge, às 21h, para apresentar o álbum Silent Movies (2010) deste colaborador habitual de Tom Waits, Elvis Costello, Caetano Veloso ou Norah Jones.

   José Eduardo Moniz, jornalista e actual vice-presidente da Ongoing e João Carlos Gomes-Pedro, professor jubilado de Pediatria serão os palestrantes no ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, às 18h.

 

 

   Na Quarta 13/4 :   No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian (às 19h) o Arcanto Quartet (composto por Antje Weithaas violino, Daniel Sepec violino, Tabea Zimmermann viola e Jean-Guihen Queyras violoncelo)

 oferece-nos um programa de três gerações musicais :

o Quarteto para Cordas nº6,Sz 114  de Béla Bartók, os Six Moments Musicaux, op.44 de György Kurtág e o Quarteto para Cordas nº7, op.59 nº1  de Ludwig van Beethoven.

    Na Culturgest (Sala 2, às 18h30) decorre a instalação/performance  A Venus de Pistoletto #4, "elaborada essencialmente com o recurso a objectos do quotidiano e a tecnologia lo-fi e baseada nos conceitos da Arte Povera, numa particular homenagem ao artista plástico Michelangelo Pistoletto. Para além dos instrumentos habituais de Emídio Buchinho e Carlos Santos– respectivamente a guitarra eo computador –, o recurso a utensílios motorizados ou electrónicos, assim como a objects trouvés (materais “pobres”, nomeadamente folhas e galhos de árvore, papel, etc.) são os seus componentes essenciais.... O espectador é convidado a mergulhar neste envolvimento sonoro" (segundo o programa).

   No Teatro Nacional de São Carlos (no Foyer, às 18h) inicia-se a série de Foyer Aberto (entrada livre) sobre Música Francesa (I) onde Francisco Ribeiro (em clarinete) e Ana Tomasik (ao piano) tocarão de Francis Poulanc  Sonata para clarinete e piano, op.184, de Camille Saint-Saëns  Sonata para clarinete e piano, em Mi bemol Maior, op.167, de Gabriel Pierné  Canzonetta para clarinete e piano, op.19 e de Claude Debussy  1ª Rapsódia para clarinete e piano, em Si bemol, L.116.  

   No Institut Français de Portugal, o "Concerto Antena 2" tem a participação do violoncelista Olivier Marron que executará um programa de que constam a Suite em ré menor, BWV 1008 de J.S. Bach, as Trois strophes sur le nom de Sacher de H. Dutilleux e a Sonata em si menor, Op.8 de Z. Kodály.

 

Teaser Global Anatomy from Teatro Maria Matos on Vimeo.

 

   No Maria Matos TM (Sala Principal, às 21h30) estreia Ivanov Truta de Anton Tchekov. Sob a direcção artística de Tónan Quito (membro da Companhia Truta), tem interpretação de António Fonseca, Carla Maciel, João Pedro Vaz, Joaquim Horta, Paula Diogo, Pedro Lacerda, Raul Oliveira, Rúben Tiago, Rita Durão, Sílvia Filipe e a participação de Carla Galvão na criação. Diz a proposta "... mais do que um drama psicológico ou do que uma reconstrução sociológica de uma época de fin de siècle, o Ivanov da Truta é um exercício de puro teatro, que liberta o texto de Tchekov de camadas de pó e mostra Ivanov pelo que é: um diamante em bruto". Permanece até Domingo, 17/4, às 18h.

 

 

    A Festa de Abertura de 8 ¹/₂Festa do Cinema Italiano - Edição 2011 realiza-se no Largo das Portas do Sol às 21h, após um encontro às 19h entre Ludovico Einaudi e Bernardo Sassetti sobre Compor para Cinema, no Conservatório Nacional (Salão Nobre). Ver programação pormenorizada

   No Ondajazz, às 22h30, Marta Plantier (voz), com Kau (bateria), Mick Trovoada (percussão), Gogui (baixo) e Lúcio Vieira (piano e teclas) interpreta temas de sua autoria nunca até agora gravados.

   Na ZDB (Zé dos Bois), às 22h, toca a banda NoMeansNo, liderada desde 1979, pelos irmãos Wright (Rob, no baixo e John, na bateria), que foi (diz o programa) "... das poucas bandas a injectar groove e sofisticação no corpo do punk americano".

   No Teatro Tivoli, às 21h30, num tributo à guitarra espanhola (aqui tocada por Rolando Saad) ouvir-se-á o Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo, uma fusão criativa de influências de canção popular e orquestração imaginativa, a Fantasia para um Gentilhombre de Rodrigo com a viva Sonatina de Frederico Moreno Torroba e a lírica  Romanza de Salvador Bacarisse a completar o programa.

   No Cinema São Jorge, às 21h30, os Dazkarieh estão de regresso com Ruído do Silêncio, o seu quinto trabalho estúdio, que explora a sua sonoridade consolidada em volta da música de raíz tradicional portuguesa através de instrumentos antigos.

    Às 17h 30m na Biblioteca-Museu República e Resistência (no Espaço Grandela) e dentro do ciclo de conferências "Lenine e a Democracia", tem lugar o debate A Democracia liberta-se entre Filipe Diniz (arquitecto), Levy Baptista (jurista) e Domingos Mealha (jornalista).

   Na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, as palestras (das 18-20h) do ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL. serão de Fernando Brito, artista plástico e de Teresa Pizarro Beleza, professora de Direito Penal.

  

 Michel Corboz

 

   Na Quinta 14/4 :   Na Fundação Calouste Gulbenkian (no Grande Auditório, às 21h), o Coro e a Orquestra Gulbenkian dirigidos por Michel Corboz , com a participação da soprano Ana Quintans e da meio-soprano Isabelle Henriquez, interpretarão de Maurice Duruflé  Requiem, op.9 e de Francis Poulenc  Stabat Mater. Repete Sexta 15/4 às 19h.

   No cinema Monumental, às 21h30, tem lugar a Sessão de Abertura da "8 ¹/₂ Festa do Cinema Italiano" com a exibição de

 La Prima Cosa Bella de Paolo Virzi (2010). "Vencedor de três David de Donatello em 2010, nomeadamente melhor argumento, melhor actriz principal e melhor actor principal, entre vários outros prestigiosos prémios...o filme é uma lição de vida e de confiança no prazer de viver que uma mãe ensina aos próprios filhos" (diz o programa).

   Na Sala Principal do São Luiz Teatro Municipal, às 21h, estreia A Lua de Maria Sem, peça escrita por João Monge (por ocasião da candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade) e encenada por Maria João Luís, sobre música de Alfredo Marceneiro, com interpretação de Manuela Azevedo e Maria João Luís. Permanece até Domingo, 17/4, às 17h30.

   Na Sala Garrett do Teatro Nacional Dona Maria II, às 21h30, estreia As Três Irmãs de Anton Tchekov,

 "uma metáfora do sonho destruído pelo tempo que passa, drama imbricado da decadência de uma classe dominante cuja fixação infantil na felicidade dos “tempos de antanho” esconde mal a ausência de horizonte e a perda de sentido". Diz ainda o programa "... nestes tempos de crise, quando a nostalgia daquele momento em que “éramos felizes e não sabíamos”, repetindo a formulação de Pessoa, paira como uma ameaça, importa saber onde fica a nossa Moscovo, importa compreender porque é que o sonho não se torna motor de futuro". Terceira encenação de Nuno Cardoso que assim encerra a trilogia tchekoviana, tem interpretação de Daniel Pinto, Isabel Abreu, João Grosso, José Neves, Luís Araújo, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta e Maria do Céu Ribeiro, entre outros.

   No Teatro da Trindade (Sala Principal, às 21h30), estreia A Mãe de Bertold Brecht.

 

 Esta produção da Companhia de Teatro de Almada, encenada por Joaquim Benite e com direcção musical de Fernando Fontes (canções traduzidas por Ivette K.Centeno e Teresa Balté), tem, entre outros intérpretes, André Albuquerque, Luzia Paramés, Miguel Martins e Teresa Gafeira. "... de dona de casa timorata e apaziguadora, Pelagea Vlassova (a Mãe) transformar-se-á em revolucionária activa, porta-estandarte de uma utopia nova, capaz até de identificar a ignorância, o medo e o desânimo como os principais filtros entorpecedores de que se servem os totalitarismos".

   A Companhia Teatral do Chiado estreia às 21h no Teatro-estúdio Mário Viegas Maria, Cavakov e tudo o mais! Uma comédia polítika com final feliz" de "a partir de Anton Tchekov", encenada por Juvenal Garcês e interpretada por Duarte Grilo, Fábio Sousa e João Carracedo.

   No Ondajazz, às 22h30, o andorenho Vasco Hernándes (guitarra) toca com Vanessa Lledó Giménez (voz e Cajón), além de outros músicos.

   Na Casa da América Latina, às 19h, o sarau Cantautores da América Latina fará uma viagem musical pelas paisagens Andinas de Vitor Jara, passando pela região das Pampas de Virgilio Carmona, pelas ruas de Havana de Silvio Rodriguez a uma subida ao Corcovado do Rio de Janeiro de Chico Buarque, sendo seus  guias João Madeira (voz e guitarra), Nuno Reis (trompete), João Nogueira (contrabaixo) e David Menezes (percussão).

   No Institut Français de Portugal,  Bar das Ciências (19h-21h) versará sobre "Investigação de ambientes extremos em mar profundo" com Luís Menezes do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Universidade de Aveiro).

   Na Biblioteca-Museu República e Resistência (à Cidade Universitária), às 18h30 e dentro do ciclo de conferências Descartes e as suas Razões, Maria Luísa Ribeiro Ferreira (prof. FLUL) dissertará sobre "Descartes, um filósofo mal amado ?".

   É inaugurada na antiga Cadeia do Aljube às 18h a Exposição  A Voz das Vítimas organizada pelo Movimento Cívico Não Apaguem a Memória!,  pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL  e pela Fundação Mário Soares, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, e  pretende constituir uma afirmação de cidadania na preservação da nossa memória histórica. Permanacerá aberta ao público (excepto às Segundas) das 10 às 18h até 5 de Outubro deste ano.

   No Lux Frágil, às 23h, tem lugar mais uma Hard Ass Session, organizada pela Enchufada,  com o sul-africano Spoek Mathambo  com o seu grupo de músicos (com a sonoridade do kwaito dos bairros degradados predominantemente negros), e ainda Seiji, J-Wow e Diamond Bass.

   Pedro Cabrita Reis, pintor e escultor e José Blanco, investigador da obra de Fernando Pessoa, serão os palestrantes no ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, às 18h.

  

 

 

   Na Sexta 15/4 :  Começam no CCB os Dias da Música em Belém dedicados, este ano, ao tema "Da Europa ao novo mundo, 1883-1945". Ver programação completa . Entre a morte de Richar Wagner e o fim da Segunda Guerra Mundial, passaram o sinfonismo mahleriano, as rupturas do impressionismo e do atonalismo, novas expressões como os blues e o jazz, o êxodo de compositores e intérpretes para a América em virtude da ascenção do nacional-socialismo.

   No Grande Auditório da Culturgest (às 21h30), a Compañia Rafaela Carrasco apresenta "Vamos al tiroteo, versiones de un tiempo pasado", uma encenação em dança do disco Canciones populares (1931) seleccionadas por Frederico Garcia Lorca e acompanhando ao piano a mítica cantora, bailaora e coreógrafa Argentinita.

 

 

 

 

 

   No Centro de Arte Moderna (CAM/FCG) é inaugurada a exposição "Linha de Montagem" de Miguel Palma , um dos artistas mais produtivos da sua geração e que tem vindo a afirmar-se progressivamente no contexto internacional. O título da exposição remete para uma das características principais da sua obra, a criação de esculturas e objectos que se situam num território entre o mecânico e o artístico, entre o mundo da engenharia e da arquitectura e o mundo da arte, e entre o natural e o artificial.

  Também no CAM e comissariada por Isabel Carlos é inaugurada "9 Nove/Nine", a primeira exposição em Portugal de Koo Jeong A (Seoul), onde a artista criará de raiz uma série de esculturas-gabinetes onde em cada um desses habitáculos o visitante terá oportunidade de se isolar e experienciar um universo que tem tanto de subtil como de onírico, mas que é sempre uma experiência de percepção inusitada.

   O Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, prossegue o ciclo de cinema "Imagens e Palavras de Alves Redol", com o filme Vidas sem Rumo, pelas 19h00. Realizado em 1956 por Manuel Guimarães, com diálogos de Alves Redol, o filme mostra ao grande público mendigos, estivadores e contrabandistas, vidas que se cruzam e enredam no cais de Lisboa.

   No Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), às 22h, o compositor e pianista Ludovico Eunaudi apresenta o seu recente disco "The Royal Albert Hall Concert".

   No OndaJazz, às 22h30, a formação Cinco com Carlos Barreto (contrabaixo), João Moreira (trompete), José Salgueiro (bateria), Paulo C. (voz) e Victor Zamora (piano) propõe,"... à volta de um ritmo implacável, uma música baseada na generosidade, na energia ... uma música que casa com o jazz, da forma mais natural possível com ritmos soprando melodias para cima de uma música cheia de força e de vida".

   No ciclo de palestras "Ciência em Português" (CIÊNCIA na UL) na Sala de Conferências da Reitoria da UL (às 18h), a oradora será Lídia Gonçalves do iMed e da FFUL, comentada por António José Almeida, do Instituto do Medicamento (iMed/UL), que falará sobre "Contribuição da Nanomedicina no desenvolvimento de Novas Vacinas".

 

 

No Sábado 16/4 :   Na Fundação Calouste Gulbenkian (no Grande Auditório, às 21h) prossegue a celebração dos aniversários de Gustav Mahler (1860-1911) com a Gustav Mahler Jugendorchester dirigida por Philippe Jordan e o barítono Thomas Hampson que tocarão  Lieder do período de Des Knaben Wunderhorn (A Trompa Maravilhosa) e a Sinfonia nº1, em Ré maior, Titã.

   Prosseguem no CCB Os Dias da Música podendo os ouvintes escolher Itinerários desde 1) Do novo mundo - privilegia música das Américas ; 2) Da Europa - domina música de tradição europeia ; 3) Espírito livre - sobretudo géneros não eruditos, como ragtime, blues, jazz,tango, gamelão ; 4) Diversidade - dá a ideia geral do festival ; 5) Mal-amados - música de compositores com vidas conturbadas emocional, social, politica ou profissionalmente ; 6) Modernistas - compositores de música "revolucionária" para o período em que viveram.

   No Museu do Oriente, às 21h30, decorrerá o espectáculo Solo  de Pinho Vargas, onde este conhecido compositor de música contemporânea portuguesa revisitará o repertório dos seus CDs de jazz Solo I e Solo II.  Repete Domingo 17/4 às 18h.

   No Ondajazz, às 22h30, tocam os L.A. New Mainstream, formados no início de 2011. Lars Arens, trombonista/compositor/arranjador que lecciona na Escola Superior de Música (ESML), junta neste grupo algumas das grandes revelações da geração nova de músicos de jazz portugueses:  Zé Maria  saxofone, André Santos  guitarra, Daniel Bernardes piano, António Quintino contrabaixo e Joel Silva - bateria.

   A fadista Ana Moura e a Frankfurt Radio BigBand, uma das mais prestigiadas orquestras de jazz europeu, realizam um espectáculo no Coliseu dos Recreios, às 21h30, onde se ouvirão excertos do seu CD recente Leva-me aos Fados, com participação de José Mário Branco, Gaiteiros de Lisboa, Amélia Muge, Manuela Freitas e Tozé Brito.

   No Santiago Alquimista, às 22h30, The Godspeed Society realiza um concerto (que a publicidade pretende "intimista"), tendo por base a sua produção Killing Tale. Trata-se de um colectivo que junta ex-membros dos Sarcastic com Baby, uma das vozes que acompanha os Moonspell, a acordeonista Ana Sofia Campeã entre outros.

 

 

   No Domingo 17/4 :  Na Fundação Calouste Gulbenkian (no Grande Auditório, às 21h), a Gustav Mahler Jugendorchester dirigida por Philippe Jordan, agora com o tenor Burkhard Fritz e o barítono Thomas Hampson, interpretará de Gustav Mahler o Adagio da Sinfonia nº 10 / Canção da Terra.

   Às 21h, no Grande Auditório do CCB tem lugar o Concerto de encerramento dos Dias da Música  pela Orquestra Sinfónica Metropolitana e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, sob a direcção musical de Cesário Costa que, com os cantores João Rodrigues tenor, João Merino barítono, Luís Rodrigues barítono, Eduarda Melo soprano, Isabel Alcobia soprano e Ana Maria Pinto soprano, interpretarão de Richard Strauss  Don Juan, Op. 20 e de George Gershwin  Porgy and Bess (versão reduzida). Os numerosos concertos anteriores, dos quais diversos da Orquestra Sinfónica Metropolitana, constam da programação acima referida. 

   Na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 18h, o concerto de encerramento do festival Criasons é com o Duo Contracello composto por Miguel Rocha no violoncelo e Adriano Gaspar no contrabaixo, que interpretarão em estreia mundial três obras inéditas dos compositores António Victorino d´Almeida Toccata Dupla (2010), César Viana  L'eau qui Dort (2010) e Paulo Jorge Ferreira Duplum (2007) e ainda Burlesca (1991/2) de Alexandre Delgado e Divertimento Concertante de Sérgio Azevedo.

   O Centro de Arte Moderna (CAM/FCG) reúne, pela primeira vez, na exposição Nothing to do nowhere to go a quase integralidade da obra fílmica e videográfica do artista Vítor Pomar (Lisboa, 1949), realizada entre 1974 e 2010, propondo um conjunto de mais de uma dezena de filmes e vídeos e organiza no programa "Domingos com Arte" uma visita aberta ao público.

   Encerra a Bienal de Antiguidades de Lisboa, na Cordoaria Nacional, que integra pela primeira vez um expositor internacional e irá apresentar quadros de Picasso, Miró e Barceló, entre outros, da responsabilidade da Mayoral Galeria d’Art, de Barcelona.

   No Museu Nacional de História Natural (na Sala Bocage dos Museus da Politécnica) encerra neste dia às 18h a exposição  Linces, Lobos e Águias-reais: o passado, o presente e o futuro da conservação em Portugal que toma como ponto de partida três espécies ameaçadas conhecidas do público português - o Lince-ibérico, o Lobo-ibérico e a Águia-real - apresentando a sua ecologia e relacionando-a com os principais factores que as ameaçam de extinção, bem como as medidas implementadas para a sua conservação.   

 

          

 

   Cabe-vos a escolha, caros leitores ... enquanto puderdes !

publicado por ruideoliveira às 10:00
link | favorito
3 comentários:
De Pedro Godinho a 10 de Abril de 2011
Decididamente uma das minhas fontes para a escolha de eventos culturais.
De Luis Moreira a 10 de Abril de 2011
Belissimo trabalho! Um abraço, Rui
Estados Unidos

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links