A Associação Agostinho da Silva foi constituída no dia 20 de Abril de 1995, em Lisboa, por Maria Violante Vieira, Maria Natália Duarte Pires Dias Lima de Faria e José Avelino Pais Lima de Faria.
Maria Violante, doce senhora, presidente do Comité Português para a UNICEF foi nos últimos anos de vida de Agostinho da Silva sua companhia. Viviam no mesmo prédio, em apartamentos separados. Agostinho da Silva com os seus gatos. Maria Violante com Manuela, a sua fiel empregada e amiga que tratava dos assuntos mais prosaicos da vida de ambos.
Jantei várias vezes em casa de Maria Violante, onde mal nos podíamos mexer e de onde saía com a cabeça cheia de ideias novas e o coração cheio de afecto. Eram ambos amigos de minha mãe e, à boleia, disso tirei proveito. E quando os juntava com outro amigo comum, o psicanalista João dos Santos, então sentia-me mesmo pequenina, com desejos que os meus ouvidos pudessem ser um gravador, para depois voltar a ouvir aquelas conversas entre dois “dinossauros” do saber…
Agostinho da Silva muito me incentivou no prosseguimento da minha vida profissional, num caminho que ele achava que seria útil socialmente e que também me satisfaria a mim. É com carinho que recordo as suas conversas e que guardo os seus recadinhos de letra quase indecifrável. Agostinho da Silva utilizava muito a comunicação via correio. Todos os dias enviava dezenas de cartas. Umas com as suas “Folhas Soltas”, batidas à máquina e fotocopiadas, uma espécie de Newsletter que seguiam para um número certo de amigos. Outras, à mão, às vezes um simples cartão com uma mensagem. Como teria ele utilizado as novas tecnologias e a internet?
Assim, depois do falecimento de Agostinho da Silva, fundou-se a Associação Agostinho da Silva que tem um site fabuloso - www.agostinhodasilva.pt/ - que aconselho vivamente a visitarem. O esforço na procura de documentação e em a disponibilizarem a todos tem sido monumental.
Esta Associação presta um bom serviço à Sociedade e, pessoalmente, agradeço a todos os que nela se empenham.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau