Quinta-feira, 7 de Abril de 2011

O Dia Internacional do Livro – por Carlos Loures

 

O Estrolabio vai comemorar o Dia Internacional do Livro. Irei aqui publicar uma série de artigos sobre os problemas que envolvem a arte, a indústria e o comércio do livro. Não convém esquecer estas três faces do livro – a da criação literária, a da sua produção industrial e a da criação de canais de venda. Mas hoje vou apenas abordar a questão simples da data escolhida pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. O objectivo da celebração é, segundo a UNESCO, promover o prazer da leitura, incentivar a publicação de livros e proteger os direitos de autor. A decisão foi tomada na 28ª Conferência Geral da UNESCO realizada em 1995.

 

Por que motivo foi escolhido o dia 23 de Abril? Porque nesse dia em 1616 morreram, nada mais nada menos, que dois grandes escritores – Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Um dia negro, em que se apagavam dois faróis da cultura europeia. Não me parece que comemorar falecimentos seja boa ideia. Bem, e depois há aqui uma pequena trapaça. É que em 1616, em Inglaterra, não se utilizava o calendário gregoriano No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado nas Espanhas. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.

 

O papa Gregório XIII, mandara reunir uma comissão de sábios, e o calendário juliano em uso desde os tempos de Roma foi substituído pelo gregoriano. Estava-se em 15 de Outubro de 1582, ou melhor em 5 de Outubro que por decisão papal passou a ser o dia 15. As nações católicas apressaram-se a adoptar o novo sistema. O resto do mundo ignorou a decisão. Em Inglaterra as decisões de Roma não valiam nada. Pelo que, realmente Cervantes, pelo calendário juliano morreu no dia 13 de Abril e Shakespeare, pelo calendário gregoriano, terá morrido a 3 de Maio. Bem sei que estou a ser desmancha-prazeres. Mas já repararam que se um morreu em 13 de Abril e outro em 3 de Maio, que sentido tem a comemoração em 23 de Abril?

 

Se mudarem a celebração para o dia 10 de Junho, dia em que morreu Camões, evitam problemas, pois em 1580 ainda todos se regulavam por um mesmo calendário. Mas enfim para discórdias internacionais já basta o que basta. Celebremos o Dia Mundial do Livro e também o Dia Mundial do Escoteiro. Mas dessa comemoração falarei noutro dia.

 

 

 

 

publicado por Carlos Loures às 12:00
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links