O Estrolabio vai comemorar o Dia Internacional do Livro. Irei aqui publicar uma série de artigos sobre os problemas que envolvem a arte, a indústria e o comércio do livro. Não convém esquecer estas três faces do livro – a da criação literária, a da sua produção industrial e a da criação de canais de venda. Mas hoje vou apenas abordar a questão simples da data escolhida pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. O objectivo da celebração é, segundo a UNESCO, promover o prazer da leitura, incentivar a publicação de livros e proteger os direitos de autor. A decisão foi tomada na 28ª Conferência Geral da UNESCO realizada em 1995.
Por que motivo foi escolhido o dia 23 de Abril? Porque nesse dia em 1616 morreram, nada mais nada menos, que dois grandes escritores – Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Um dia negro, em que se apagavam dois faróis da cultura europeia. Não me parece que comemorar falecimentos seja boa ideia. Bem, e depois há aqui uma pequena trapaça. É que em 1616, em Inglaterra, não se utilizava o calendário gregoriano No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado nas Espanhas. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
O papa Gregório XIII, mandara reunir uma comissão de sábios, e o calendário juliano em uso desde os tempos de Roma foi substituído pelo gregoriano. Estava-se em 15 de Outubro de 1582, ou melhor em 5 de Outubro que por decisão papal passou a ser o dia 15. As nações católicas apressaram-se a adoptar o novo sistema. O resto do mundo ignorou a decisão. Em Inglaterra as decisões de Roma não valiam nada. Pelo que, realmente Cervantes, pelo calendário juliano morreu no dia 13 de Abril e Shakespeare, pelo calendário gregoriano, terá morrido a 3 de Maio. Bem sei que estou a ser desmancha-prazeres. Mas já repararam que se um morreu em 13 de Abril e outro em 3 de Maio, que sentido tem a comemoração em 23 de Abril?
Se mudarem a celebração para o dia 10 de Junho, dia em que morreu Camões, evitam problemas, pois em 1580 ainda todos se regulavam por um mesmo calendário. Mas enfim para discórdias internacionais já basta o que basta. Celebremos o Dia Mundial do Livro e também o Dia Mundial do Escoteiro. Mas dessa comemoração falarei noutro dia.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau