Segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Do Canadá vem o pedido: banir o uso da burka por Luis Moreira

Por cá volta o assunto dos crucifixos nas escolas. Escola estatal laica , alunos professando diversas religiões, não há lugar para o crucifixo na parede na sala de aula. Mas o lenço muçulmano na cabeça já é tido como aceitável embora dando uma indicação de caracter religioso.

 

 

 

 

 

Agora são os próprios muçulmanos que apelam à proibição do uso da burka.

 

Eu, já tenho visto mulheres com o lenço muçulmano a cobri-lhes os cabelos e, francamente, não me choca nada. Outro tanto não se passa com a burka que também já vi um par de vezes. Acho que é feio e intolerável que se trate assim um ser homano.

 

Mas será que o lenço muçulmano é um sinal religioso e quem o usa dá esse sinal, tal qual quem usa o crucifixo? Não sei se ainda é assim. Antigamente as avós ofereciam aos filhos e aos netos um crucifixo para pendurar ao pescoço era a melhor forma de os proteger do diabo  e das tentações, mas agora não sei se tanto o crucifixo como o véu ainda são símbolos religiosos.

 

Quem ainda não viu o "pintarolas" de óculos "rain-ban", camisa aberta até ao umbigo a mostrar o bronze e o "fio" onde se pendura o crucifixo? Aquilo não é símbolo religioso coisa nenhuma, é vaidade, deriva da mente "bronca" do proprietário. E aqueles que no inverno, com camisolas de gola alta e o "fio" a sai-lhes pelo "garganete" a mostrar o ouro feito crucifixo?

 

E com o lenço será também assim, há quem o use por razões religiosas ( e aí, se é assim, numa sala de aulas , pelas mesmas razões do crucifixo na parede, deve ser retirado ) e há quem o use por razões distintivas de nacionalidade em terra estranha. A democracia é suficientemente generosa para permitir o que na terra deles é proíbido, mas não o deve ser ao ponto de anular a nossa própria cultura e a nossa forma de viver.

 

Agora, e como (quase) sempre acontece as ideias amadurecem e o bom senso volta, são os próprios muçulmanos a viver na cultura ocidental que consideram a "burka" um hábito desumano a que as mulheres estão sujeitas.

 

Mas a verdade é que eu já vi no Parque das Nações uma pobre mulher "envergonhada" dos pés à cabeça, num lindo dia de sol, com o barbudo marido vestido de linho branco (estava calor) a brincar com os dois filhos.

 

Deixei de ter dúvidas! Não devemos transigir com hábitos que transgridem os nossos e que, para mais, não acrescentam nada à dignidade do ser humano.

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Anónimo a 26 de Outubro de 2020
Olá, sou um indivíduo que oferece empréstimos internacionais. Tendo um capital que se destina à concessão de empréstimos entre particulares de curto e longo prazo entre 100.000 e 50.000.000 euros a todas as pessoas graves com necessidade real, a taxa de juro é de 3% ao ano. Eu concedo empréstimos Financeiros, Empréstimo para habitação, Empréstimo para investimento, Empréstimo para automóvel, Empréstimo pessoal. Estou à disposição para satisfazer meus clientes no prazo máximo de 03 dias após o recebimento do seu formulário de solicitação. PS: Mensagens muito sérias então Nenhuma pessoa séria se abster. Nossos endereços de e-mail: org.creditfiable@gmail.com
De Anónimo a 29 de Outubro de 2020
Sono Corine vandutt guanqiu, sono un finanziatore privato, concedo prestiti che vanno da € 5.000 a € 15.000.000 con un tasso di interesse del 2% rimborsabile a tempo indeterminato. La credibilità, la sicurezza e la soddisfazione dei nostri clienti sono la nostra priorità, le nostre condizioni sono favorevoli per tutti perché non hai commissioni da pagare in anticipo prima di ottenere il tuo prestito attenzione agli anarchici e alle truffe su Internet .
Cordialmente in attesa di leggerti di nuovo
org.lclbanque@gmail.com

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Hola a todos, Vi comentarios de personas que ya ha...
Informamos que oferecemos todos os tipos de Emprés...
Informamos que oferecemos todos os tipos de Emprés...
eu preciso de um empréstimo urgente em fredlarrylo...
eu preciso de um empréstimo urgente em fredlarrylo...
Do you need a genuine Loan to settle your bills an...
Eu moro nos EUA Flórida e sou uma mulher feliz hoj...
Firma de empréstimo Sky Wealth, nós concedemos emp...
Oferta de empréstimo muito confiávelVocê está pres...
Sky Wealth empréstimo Firm, nós fazemos empréstimo...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links