Segunda-feira, 4 de Abril de 2011

Entrevista com Carlos Luna, activista da causa de Olivença

 

Alguns dados biográficos:

 

 

 

Carlos Eduardo da Cruz Luna, nasceu em 1956 em Lisboa, de forma perfeitamente acidental, como faz questão de salientar Oriundo de uma família de Estremoz, é nessa cidade alentejana onde vive e ensina. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é Professor de História, há 32 anos. No período que se seguiu à Revolução de Abril militou no MES.

 

Ao longo da sua vida, tem-se batido por causas que considera justas, desde a liberdade para a Birmânia até aos Direitos do Povo Curdo ou a independência do Sara Ocidental, desde a ecologia até ao desenvolvimento sustentado de Portugal... e entre essas causas privilegia a da restituição de Olivença a Portugal. É de sua autoria o livro "Nos Caminhos de Olivença".

 

Assumindo-se como um regionalista alentejano, visita quase semanalmente Olivença, onde tem muitos amigos e alguns não-amigos., acrescenta. Continua a estudar o território usurpado, apoiando iniciativas que visem a recuperação das antigas História e Língua.

 

 

Estrolabio – Como é possível o caso de Olivença ser tão ignorado em Portugal? Como é possível que os sucessivos governos do País, desde o princípio do século XIX, nunca tenham reivindicado de forma categórica um território que à luz do Direito Internacional, lhe pertence?

 

Carlos Luna: - Muitos portugueses nem conhecem a sua História, mas o mais grave é que Portugal se acha tão mau, tão mau, que nem reivindica o que é seu de direito. Em 20 de Maio de 1801,  Olivença foi  ocupada por Espanha. Curiosamente, foi  em 20 de Maio de 2002, que Timor dia da independência de Timor….

 

 O empenhamento que se pôs na causa de Timor, devia ter sido posto na causa de Olivença?

 

Acho que sim.

 

Como começou esta sua luta?

  

Por volta de 1986 lembrei-me de ir à terra de que muito se falava, gostei do que vi mas detestei a profunda desinformação que reina em Olivença entre a população que não tem culpa nenhuma. As autoridades espanholas mascararam e esconderam a verdadeira realidade histórica ao povo de Olivença, fazendo-os acreditar em mitos absurdos, ofensivos e chauvinistas em relação a Portugal e à sua História.

 

Mesmo depois de 1975, da democratização?

 

É verdade. Acho inacreditável que uma Espanha democrática continue a ensinar a um povo um passado que não é o seu. Embora parte da culpa de não haver uma definição no caso de Olivença também resida no povo português.

 

No povo e sobretudo nos sucessivos governos…

 

 Sou essencialmente um lutador pela positiva e há alguns argumentos que eu detesto, os portugueses têm um desprezo tal por si próprios que é quase impossível de explicar. A luta pelo caso de Olivença tem muitas semelhanças com a contenda sobre Gibraltar. Neste caso, os espanhóis insistem ser uma questão de justiça e tratam-no de maneira muito diferente do que acontece com a localidade próxima de Portugal. Aproveitam todas as oportunidades para resolver, ou pelo menos debater, a questão de Gibraltar. Em contrapartida, o Estado Português não fala em Olivença, é quase uma posição clandestina.

 

publicado por Carlos Loures às 14:00

editado por João Machado em 03/04/2011 às 12:14
link | favorito
244 comentários:
De Jon McGuire a 8 de Junho de 2019
Oi, tudo bom?

Estou enviando este email para informar que recebi o seu comentário no meu blog Adblogando dar algumas orientações.

Esta é uma resposta automática, mas é muito importante que você a leia com atenção, ok?

Primeiramente, agradeço muito a confiança depositada em meu trabalho. Eu sempre fico muito feliz quando recebemos mensagens de leitores do blog 😊

Desde que eu comecei o Adblogando, em 2013, a minha intenção sempre foi informar o Direito para as pessoas leigas, de uma forma simples, que elas pudessem entender. Atualmente, o blog conta com cerca de 400 mil visualizações todos os meses!

Isso me deixa muito feliz, pois acredito que estou conseguindo levar o entendimento do Direito para muitos brasileiros.

No entanto, eu acabo recebendo centenas de mensagens todas as semanas, de pessoas que ainda têm dúvidas em relação ao seus direitos. São muitas mensagens e, por isso, nem sempre eu consigo responder todo mundo… (mas eu juro que eu tento!)

Além disso, para responder corretamente a uma pergunta sobre direitos, é necessário estudar o caso em detalhes (analisar documentos, fazer alguns cálculos, estudar jurisprudência, etc.). Nenhum caso é "somente uma dúvida" e todos os casos são importantes!

Se você quiser que eu faça uma análise prévia do seu caso, vou precisar de mais algumas informações, tudo bem?

Para darmos seguimento no atendimento, peço gentilmente que preencha minha Ficha de Cadastro de Clientes (sem custo). Clique aqui e preencha todos os campos, por favor.

Qualquer dúvida, responda a este e-mail, ok?

Um abraço!

Alê Strazzi
De Daniel Silva a 17 de Julho de 2019
Candidate-se a um empréstimo rápido e conveniente para pagar contas e iniciar um novo negócio ou refinanciar seus projetos a uma taxa de juros mais barata de 3%. Se estiver interessado em contactar-nos hoje com as informações abaixo por e-mail da nossa empresa ou número de telefone da empresa abaixo para nos permitir prosseguir gentilmente entre em contato conosco hoje vis este email: (danielsilva59491@gmail.com) ou WhatsApp: + 218922182398 para mais informações.
De maiema a 14 de Agosto de 2019
Para todas as suas necessidades de financiamento para realizar seus projetos, estou à sua disposição.
Email: ponudanapraviti@gmail.com
Whatsapp número: +351 963 144 341
obrigado
De Patricia Martins a 9 de Dezembro de 2019
Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, mãe solteira. Antes de meu marido morrer, ele nos deixou com tantas dívidas, fiquei tão confusa e frustrada em como pagar a dívida enorme. Um dia, pela Internet, encontrei um testemunho de (Pedro Gonçalo) sobre como a GINA MORGAN o ajudou com um empréstimo. Por isso, solicitei um empréstimo de € 85,000, com uma duração de 5 anos, pela empresa, através do correio (ginamorganloancompany@gmail.com). Quando solicitei o empréstimo, prometi a DEUS que, se eu conseguir o empréstimo, que o mundo saiba o que ele fez por mim, para minha maior surpresa, em menos de 48 horas meu empréstimo foi concedido com uma taxa de juros de 2%. Agora, resolvi a dívida do meu marido e inicio uma nova vida e negócios próprios. Eu apenas cumpri meu voto. Portanto, se você deseja qualquer tipo de empréstimo de até 2%, entre em contato com GINA MORGAN LOAN COMPANY LTD em seu e-mail ginamorganloancompany@gmail.com
De Valeria Marco a 11 de Dezembro de 2019
Meu nome é Valeria Marco. Há 6 meses atrás, meu negócio entrou em colapso. Eu não tinha esperança de recuperar meu negócio novamente. Tentei pedir dinheiro emprestado ao banco, mas não tinha dinheiro suficiente no cartão de crédito e nenhuma propriedade como garantia para obter um empréstimo. Depois, uma amiga muito próxima, Camila Diego, me apresentou a um credor genuíno através da Internet chamado GINA MORGAN EMPRÉSTIMO LTD. A empresa de empréstimos desta mulher conseguiu me emprestar 160.000 euros sem nenhuma propriedade como garantia ou cartão de crédito, mas ela me entregou com confiança. Então, meus amigos, eu disse a mim mesmo por que ser egoísta, então decidi compartilhar essas informações com todos. Se você precisar de um empréstimo de um credor confiável, entre em contato com Gina Morgan através do email: ginamorganloancompany@gmail.com
De lucky peter a 5 de Fevereiro de 2020
Jestem osobą fizyczną oferującą pożyczki międzynarodowe. Dzięki kapitałowi, który zostanie wykorzystany w krótkim i długim okresie do udzielania pożyczek między osobami fizycznymi w zakresie od 50 000 do 100 000 000 zł dla wszystkich poważnie potrzebujących osób, oprocentowanie wynosi 2% rocznie bezpłatnie (TWÓJ WYBÓR ), pożyczki na nieruchomości, pożyczki inwestycyjne, pożyczki samochodowe, pożyczki osobiste, fundusze alimentacyjne, które pomogą Ci sfinansować swoje postępy i spłacić długi. Jestem gotowy zadowolić moich klientów nie później niż 72 godziny po otrzymaniu wniosku.
Aby uzyskać więcej informacji, skontaktuj się z nami pod adresem.jiril0250@gmail.com
  (WhatsApp +2349076110211
De Anónimo a 10 de Março de 2020
 Dostali jste se do nelehké finanční situace a nevíte kam se obrátit protože v bance vám vaši žádost z nějakého důvodu zamítli. Nyní můžete využít této skvělé příležitosti a získat výhodný finanční úvěr od 40.000 Kč až do 50.000.000 Kč se splatností kterou lze nastavit až na 240 měsíců Vyřízení všech potřebných formalit včetně vyplacení financí už do 24 hodin od podepsání úvěrové smlouvy. Zcela zdarma a nezávazně žádejte na emailu: sopuchmichal2@gmail.com
De Anónimo a 12 de Maio de 2020
Olá a todos ,

Eu sou Chiara de Bolzano, Itália e só quero dizer uma
retumbante obrigado ao Linda Loan Investment por sua
sinceridade, abertura, transparência, veracidade, amor e apoio durante
e depois de receber fundos de empréstimos deles. Eu já passei por muita coisa em
as mãos daqueles golpistas e o tempo não me permitem dizer tudo o que eu
passou os últimos meses on-line no hóspede ou conseguiu um empréstimo
fundos para conseguir um lar aqui na Hungria, mas Deus respondeu minhas orações
através do apoio e amor da Sra. Linda Albert, que me abraçou
e entendeu comigo, apesar da minha dúvida inicial e sem seriedade e
com seu bom coração e amor, agora sou dono de uma casa através de seus 2%
fundos de empréstimos de taxa de juros e eu prometo espalhar esta notícia e também
diga ao mundo que ainda existem empréstimos on-line genuínos e poucos
empresas por aí que podem ajudar e também reviver um osso seco como eu estava
antes. Não deixe de ouvir e ler este testemunho, porque este é um
verdadeira experiência de mudança de vida e qualquer pessoa que precise desse tipo de mudança
ao redor não deve hesitar ou duvidar disso, porque eu tenho provar e eu
juro por Deus no céu que esta história é real e também a história de
minha experiência com eles. Confira no e-mail deles, se precisar
finança! email: lindaloaninvestment30@gmail.com, ou você pode entrar em contato
através do seu e-mail: lindaloaninvestment30@gmail.com para uma conversa rápida
ligar ou whatsapp / + 31687618117

obrigado
Chiara
De Anónimo a 14 de Julho de 2020
We have a direct genuine provider for BG/SBLC specifically for lease, at leasing price of 4+2 of face value, Issuance by HSBC London/Hong Kong or any other AA rated Bank in Europe, Middle East or USA.

Contact : Mr. DARREN C CHENG
Email: Darrencraig002@gmail.com
skype : keatcheng2@gmail.com

Intermediaries/Consultants/Brokers are welcome to bring their clients and are 100% protected. In complete confidence, we will work together for the benefits of all parties involved.

All inquires to Mr. Darren should include the following minimum information so I can quickly address your needs:

Complete contact information:
What exactly do you need?
How long do you need it for?
Are you a principal borrower or a broker?

Contact me for more details.

Whatsapp: +19733700521
De Anónimo a 8 de Agosto de 2020
Eu sou Jeleny, quero agradecer rapidamente a um grande credor que conseguiu me ajudar com um empréstimo depois de ter sido enganado por tantos credores falsos na internet. Eu estava precisando desesperadamente de um empréstimo para concluir meu trabalho inacabado projeto e eu caímos em mãos erradas sem perceber e eles me fizeram perder meu dinheiro arduamente ganhando até que eu encontrei uma mulher confiável Sra. Jorge Grace que eu consegui contato da empresa dela através de uma amiga que ela também ajudou, eles conseguiram um empréstimo de 8000 euros e agora estou de volta aos meus pés, por favor, se você estiver na mesma situação difícil que eu estava antes, por favor, entre em contato com a Sra. Jorge Grace, os grandes credores, no endereço de e-mail privado da empresa {jorgegraceloanfirm@gmail.com} e inscreva-se para qualquer tipo de empréstimo, rezo para que Deus os abençoe infinitamente por salvar muitas vidas, Tudo graças a eles, sou grato por sua ajuda.

Jeleny Santos

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links