Leontyne Price, nascida em 1927, no sul pobre e segregado dos Estados Unidos, haveria de tornar-se a primeira cantora lírica afro-americana a ser cabeça de cartaz de múltiplas produções do Metropolitan de Nova Ioque, e a receber os mesmos honorários que as outras divas da época (Callas, Sutherland, Tebaldi).
Notabilizou-se pelas suas interpretações vibrantes de Verdi, Puccini e Mozart, mas também pelas suas interpretações de um repertório contemporâneo, no qual se destaca a sua Cleópatra, de Anthony and Cleopatra, de Samuel Barber, papel para o qual foi escolhida pelo próprio compositor.
Price retirou-se em 1985, mas participou ainda durante vários anos em múltiplas récitas e a sua última actuação em público foi em 2001, quando aceitou participar num concerto em Carnegie Hall em que se homenageavam as vítimas do 11 de Setembro.
No início da sua carreira, Leontyne Price foi escolhida para interpretar a Bess de Porgy and Bess, de George Gershwin, no regresso desta ópera à cena. Estreada em 1935, Porgy and Bess incorpora os ritmos do blues e do jazz, e teve a audácia de estrear com um elenco inteiramente composto por cantores negros.
O regresso de Porgy and Bess aos palcos na década de 1950 foi um sucesso e a ópera foi levada a vários palcos europeus, com destaque para a estreia em Moscovo, em 1955, naquela que foi a primeira actuação de uma companhia americana na Rússia comunista. A comitiva que acompanhava os artistas americanos incluía o escritor Truman Capote, que conta a história em The Muses Are Heard.
Summertime é, sem dúvida, o trecho mais famoso da ópera, tornou-se um clássico do cancioneiro americano e é uma das canções que mais versões conheceram em todo o mundo e em distintos idiomas.
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau