Na Segunda 7/3 : A concluir o ciclo "Jacques Demy", ...
... exibe-se às 19h no Institut Français du Portugal a película "Peau d'Âne" (1970), com Catherine Deneuve, Jean Marais, Jacques Perrin, Micheline Presle e Delphine Seyrig. Mais uma vez com música de Michel Legrand e inspirado no conto da "Pele de Burro" na versão de Charles Perrault, o filme tem canções inesquecíveis, um colorido espantoso e anacronismos deliciosos.
Na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, há às 18h um Concerto Coral com o Coro Vozes d'Água.
No teatro "A Barraca" prosseguem às 21h30 os Encontros Imaginários (texto e encenação de Helder Costa) onde se debatem, em regra, diversas formas de exercer o Poder através do confronto de ideias entre personagens marcantes da História da Humanidade. Neste dia abordam-se os grandes projectos para o engrandecimento das Nações, o manobrismo político e o populismo sendo personagens o Padre António Vieira (João d’Ávila), Maquiavel (Pedro Borges) e Nero (Adérito Lopes).
Na Terça 8/3 : Em dia quase sem eventos musicais, aconselha-se a visita à primeira exposição individual (muito apreciada pela crítica) do artista Paulo Quintas na Galeria Pedro Cera com o título “Not That Yellow, Vincent”, onde se "recapitula a história (mito?) de um encontro entre Vincent van Gogh e um crítico que comentava que a conjugação de amarelos que utilizava era errada, absurda". (Ter a Sáb 11h-19h30 Encerra a 31 de Março)
No Ondajazz, como todas as Terças, às 22h 30m, toca a Big Band Loureiros tendo hoje como convidada a cantora Anabela, singela e simpática homenagem no dia a todas as mulheres.
Na Quarta 9/3 : No novo Teatro do Bairro, inaugurado recentemente a 2/3 na mítica gráfica do Bairro Alto, poderá ver-se a peça "Vida de Artista" de Luisa Costa Gomes, encenada por António Pires e interpretada por Adriano Luz, Manuela Couto e Margarida Vila-Nova. (de Quarta a Sábado às 21h)
No "Ciclo de Teatro do Porto?" a decorrer no São Luiz Teatro Municipal, o colectivo "Circolando", sob a direcção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo, apresenta no Jardim de Inverno (às 21h) o projecto Areia (excertos) (maiores 6a.), "um trabalho em curso sobre o tempo, o envelhecimento, a morte, a desertificação, a seca...". Repete Quinta 10/3.
No Auditório Carlos Paredes (a Benfica), estreia "O Bom Ladrão", segunda peça escrita pelo irlandês Conor Mcpherson, interpretada por Pedro Górgia.
Na Casa da América Latina, integrado na "Festa da Poesia", é projectado às 19h o filme Palavra Encantada (Brasil, 2008) de Helena Solberg, um documentário sobre a relação entre música e poesia que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro, apresentado por Inês Pedrosa.
Na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, as palestras (das 18-20h) do ciclo das "100 Lições" comemorativo do centenário da UL. serão de Vítor Melícias sobre o tema "Direito, Economia Social e Responsabilidade Social. Reflexões de Teoria e de Prática" e Luísa Leal Faria sobre "A Universidade como comunidade imaginada: mil anos de rituais e símbolos académicos".
Na Quinta 10/3 : No Pequeno Auditório do CCB (às 21h), Artur Pizarro aborda, no seu 7º recital da obra integral para piano de Fryderyk Chopin, o período 1837-1841, tocando o Nocturno, em Sol maior, Quatro Mazurcas, Valsa em Lá bemol maior, Sostenuto em Mi bemol maior, Valse mélancolique em Fá sustenido menor, Polonaise em Fá sustenido menor, Impromptu n.º 2 em Fá sustenido maior, Allegro de concert em Lá maior, Mazurca em Lá menor, Notre temps, Mazurca em Lá menor, À Émile Gaillard, Balada n.º 2 em Fá maior, Trois Nouvelles Études e Sonata para piano n.º 2 em Si bemol menor.
Na Fundação Calouste Gulbenkian (no Grande Auditório, às 21h), a Orquestra Gulbenkian (dirigida por François-Xavier Roth) e o grupo The Swingle Singers (a quem a obra de Berio foi dedicada) interpretam de Richard Strauss Metamorfoses e de Luciano Berio Sinfonia para oito Vozes solistas e Orquestra. Repete na Sexta 11/3 às 19h.
No CCB, às 22h, na recepção do Centro de Reuniões, o pianista português Alexandre Diniz e o contrabaixista italiano Massimo Cavalli actuarão juntos, como habitualmnte têm feito, noutro concerto de jazz "Dose Dupla" (entrada livre).
No Teatro da Trindade, às 18h30m, a Orquestra de Sopros da Escola Profissional Metropolitana (sob a direcção musical de Reinaldo Guerreiro) interpretará de Léonard Bernstein Slava! (transcrição de Clare Grundman), de Johann de Meij Suite dos mestres holandeses, de Dirk Bross El Golpe Fatal e de Dmitri Chostakovich Suite Jazz n.º 2 (transcrição de Johan de Meij).
Na Galeria ZDB, ouve-se às 22h o saxofonista do Alabama Arthur Doyle, vindo do free-jazz e da no-wave, tocar o seu recentemente editado CD Alabama Feeling e também o trio "Pão" (harmónio, teclas, saxofone tenor), autor dum jazz pós-Coltrane.
No Ondajazz, às 22h 30m, a apresentação do disco "Fados, Fantasmas e Folias" assinala o regresso do multifacetado artista açoriano, José Medeiros, que irá a 11/3 ao Centro de Arte de Sines e a 12/3 ao Cine-Teatro Louletano.
Incluido no "Elogio a Jean-Luc Godard" em curso em Março/Abril (que referimos na Agenda anterior), estreia o documentário "Godard/Truffaut - Os 2 da (Nova) Vaga" realizado por Emmanuel Laurent com argumento de Antoine de Baecque, um dos mais reputados críticos franceses de cinema e autor da última biografia de Godard (no UCI El Corte Inglés). Simultaneamente a Cinemateca prossegue esta semana o seu ciclo Godard exibindo "À Bout de Soufle"(1960) a 9/3 (21h30), "Les Carabiniers" (1963) a 10/3 (19h) e "Alphaville" (1966) a 11/3 (21h30).
No Maria Matos Teatro Municipal, às 21h30m, a peça de teatro "A Philosophia do Gabiru" de Martim Pedroso revisita o universo literário de Raul Brandão e "pretende explorar aquilo que eram os sonhos e as liberdades filosóficas deste filho da República". Repete a 11 e 12/3 às 21h30 e Domingo 13 às 18h.
Raquel Henriques da Silva, professora de História da Arte e Museologia, inicia no Pequeno Auditório da Culturgest (às 18h30m) um ciclo de 4 palestras intitulado "A arte do século XX - entre a perspectiva e o detalhe" que parte, segundo a conferencista, do traço distintivo desse período: "acelerando acontecimentos que se avolumaram ao longo do século XIX, os artistas inciaram, por volta de 1900, uma ruptura irreversível em relação às heranças recebidas do passado". A primeira designa-se "Grandes rupturas (1900-1920)". (entrada livre)
Na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, a palestra (às 18h) comemorativa será de Manuel Carmelo Rosa.
Na Sexta 11/3 : No Grande Auditório do CCB (às 21h) a cantora/compositora brasileira Maria Gadú reinterpreta o seu álbum de estreia (2010), disco de ouro no Brasil.
Solistas da Orquestra Gulbenkian (às 21h no Grande Auditório) prosseguem a viagem pela música contemporânea de Luciano Berio, entoando Folk Songs, Sequenza I para flauta, Sequenza IXa para clarinete e Sequenza II para flauta. (entrada livre)
No Ondajazz, às 22h 30m, actua o Trio de Sebastian Studnitzky (Sebastian Studnitzky em trompete, piano e sintetizador, acompanhado de Paul Kleber em contrabaixo e Sebastian Merk em bateria).
No Teatro da Trindade, às 21h, estreia "Uma Noite com Josephine Baker", um musical de João Moreira Santos, encenado por Sofia de Portugal e interpretado por Sylvie C. Visa homenagear-se a passagem da cantora francesa em 1941 por Lisboa numa actividade de espionagem para a organização de resistência France Libre (repete a 12/3). Simultâneamente será inaugurada uma exposição documental e lançado um livro alusivo.
No Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, às 10h30m, Gwyn Bevan, da London School of Economics, profere no ciclo "Qualidade em Saúde" uma conferência intitulada "Creating Incentives for Quality by Publishing Information on Performance".
No ciclo de palestras "Ciência em Português" (CIÊNCIA na UL) na Sala de Conferências da Reitoria da UL (às 18h), a oradora será Margarida Vale de Gato, do Centro de Estudos Anglísticos da FLUL, sobre "A Saudade Escrevo e Eu Translado", em que relacionará "a prática de tradução sobretudo dos idiomas português e inglês, com a experiência do exílio, da deslocação entre nacionalidades e da negociação de identidades de pertença".
No Sábado 12/3 : No Grande Auditório da Culturgest (às 21h30m) a cantora/performer Fátima Miranda de colaboração com o pianista Miguel Ángel Alonso Mirón apresenta perVERSIONES (perVERSÕES), "título que encerra toda uma declaração de princípios e permite intuir a forma como canções populares ou cultas (melodias medievais, lamentos, lieder, cantos de xamãs ou ragas, standards de jazz, quadras espanholas, canções pop, fado) são capazes de nos transportar a outras maneiras de sentir...".
Sob o título "O Classicismo Alemão" e no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos (às 18h) a Orquestra Sinfónica Portuguesa (sob a direcção musical de Pedro Neves) tocará de Ludwig van Beethoven a Abertura Coriolano, op.62, de Richard Wagner o Idílio de Siegfried, Wwv.103 e de Felix Mendelssohn a Sinfonia nº4, em Lá menor, op.90, Italiana.
No Museu da Música, às 18h, haverá um concerto de órgão por Nuno Oliveira de cujo reportório constarão Francisco Correa de Arauxo, Scheidt, Sweelinck, Byrd, Buxtehude e J.S.Bach.
Ainda no "Ciclo de Teatro do Porto?" o São Luiz Teatro Municipal apresenta outra produção do colectivo "Circolando" chamada Mansarda na Sala Principal (às 21h, maiores 6a.). Espectáculo final do ciclo "Poética da Casa", "propõe-nos uma súmula de várias ideias de casa, uma súmula de memórias vivas, feitas de terra, ar e água, com a forma redonda do tempo solar...". Repete Domingo às 17h30m.
Na Galeria ZDB (Zé dos Bois), às 23h, actuam a cantora americana Julianna Barwick apresentando o seu novo (e magnífico, dizem) disco The Magic Place, misto de técnicas corais e abstracções exploratórias, e também Pedro Magina, autor da cassette Nineteen Hundred And Eighty Five (2011).
O percussionista baiano Marco Lobo, ao lado do Trio Elf (Gerwin Eisenhauer na bateria, Sven Faller no baixo e Walter Lang no piano) apresenta no Ondajazz (às 22h30m) o seu CD "Bahia" e o seu novo projecto Aláfia (onde teve a participação de Milton do Nascimento e do instrumentalista Billy Cobham).
No Coliseu dos Recreios, às 21h30, a Orquestra Buena Vista Social Club com a participação de Omara Portuondo tentará repetir o êxito do Cooljazzfest 2010 na produção de ritmos caribenhos e jazzísticos cubanos.
No Domingo 13/3 : Na Fundação Calouste Gulbenkian (no Grande Auditório, às 19h), dentro do ciclo Músicas do Mundo, apresentar-se-á o espectáculo "Corazon y Hueso" do cantor argentino Daniel Melingo onde se ouvirá "não o tango sedoso das salas de dança, mas o tango das ruas sujas de Buenos Aires", segundo o programa.
No Grande Auditório do CCB, às 11h30m, no ciclo "Concertos para Famílias", a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção musical de Scott Sandmeier, com a flautista Marina Camponês, interpretará de Ralph Vaughan Williams a abertura As Vespas, de Joaquin Rodrigo o Concerto Pastoral, para flauta e orquestra e de Antonín Dvorák Suite Checa, B. 93. Este mesmo concerto realizara-se na véspera, 12/3, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar (AMAL) na Lourinhã, às 21h30m.
No Pequeno Auditório da Culturgest, às 21h30, a guitarra do português Luís Lopes e o saxofone barítono do sueco Mats Gustafsson , vindo ambos do punk e do free jazz, tocarão uma música que, segundo o programa, "desagua numa prática post-everything em que o jazz progressivo se confunde com a mais desbragada noise music".
Na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 18h, num concerto de câmara integrado no Festival Criasons, o Opus Ensemble (constituido por Olga Prats no piano, Anabela Chaves na violeta, Pedro Ribeiro no oboé e Alejandro Erlich Oliva no contrabaixo) interpretará de Alejandro Erlich Oliva Esboços de Câmara sobre Temas Tradicionais Portugueses, de Alfredo Keil Bagatela nº2 para oboé e piano, de Jorge Costa Pinto Bi-tone Scherzo, op. 106 (2010), de Laurent Filipe In Memoriam, para violeta, contrabaixo e piano (obra dedicada à memória de Bruno Pizzamiglio) e de Sérgio Azevedo Concertino de Câmara.
No Casino de Lisboa (Auditório dos Oceanos, às 21h30) a violinista e cantautora Joan as Police Woman da área do indie rock apresenta o seu espectáculo "The Deep Field".
No CAM (Centro de Arte Moderna) da F.Gulbenkian, às 12h, há a visita gratuita "Domingos com Arte" intitulada À Descoberta da Colecção: Conversas à Mesa do Café.
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