Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Coisas Breves. Orçamento familiar.

Carlos Mesquita

O Luís chegou a casa agitado. Marta, a sua mulher, recebeu-o notando o desassossego. Ela nada disse, ficou a vê-lo enquanto ele poisava as chaves do carro, esvaziava as algibeiras e deitava um olhar ao interior do maço de tabaco. Já só tenho dois cigarros, e é o segundo maço hoje…não dizes nada Marta? Estranhou o Luís levantando os olhos para ela sem mexer a cabeça. Não! Ou melhor, percebi logo na entrada que te exaltaste no serviço, e queres que puxe conversa para desabafares. Fez-se silêncio, Marta saboreou o efeito, e depois fechou, – e sabes que detesto esse vício do fumo.

Martinha, disse o Luís mais equilibrado, não fui só eu a fumar naquele átrio dos elevadores, todo o escritório parou por lá. Nesse caso, Luís, se te ajudaram a queimar os cigarros pouparam-te a saúde. Não é nada disso Marta, eu fumei os meus cigarros; o que se passa é que andam todos preocupados com as medidas de austeridade, ninguém sabe o que deve fazer, estivemos a discutir o assunto. E concluíram alguma coisa? Bom, falam em fazer um orçamento familiar, aquela gente não é para lutas. E tu Luís o que achas? Também sou a favor do orçamento familiar, mas para tramar o governo e o Passos Coelho e todos os que querem mexer no nosso dinheirinho; olha Marta, chama o rapaz que já tem idade para participar e vamos fazer um orçamento. O Huguinho não pode vir, está a copiar um trabalho que encontrou na Internet para uma das suas disciplinas, eu depois dou um toque para não se ver que é brasileiro.

Está bem Marta, os estudos estão primeiro, o Huguinho é um vivaço, vai ter muito sucesso.

A minha ideia, Marta, parte deste princípio; para o ano tudo vai ser mais caro, portanto temos de comprar este ano para poupar, começamos por comprar novos automóveis. Ó Luís, mas ainda em Junho trocámos de carros. Marta, isso foi porque o IVA ia subir para 21% em Julho, ora em 2011 vai subir para 23%, ainda poupamos mais. E electrodomésticos o que faz falta? Nada. Então Martinha, não era bom ter um frigorífico “no frost” maior, uma máquina de lavar mais silenciosa, o tal fogão italiano, o centro da cozinha em mármore? Para isso tinha de se fazer obras, Luís. Fazem-se! Temos de fazer também uma lista de novas mobílias que esta decoração já cansa. E para o Huguinho, Luís? Ao rapaz não se deve negar nada, não ouves dizer que serão as novas gerações a pagar as dívidas de hoje? Tudo o que pedir tem. Amanhã continuamos a fazer a lista, vai pensando. Espera aí Luís, e como vamos pagar todas as compras do orçamento? A crédito claro, para isso fazemos uma segunda lista, somamos o plafond de crédito das nossas contas bancárias, mais os cartões e a Cofifaz e o Banco Diz e o Banco Menos que ainda hoje me mandou um “sms” com crédito aprovado que não pedi, etc. não te preocupes. O valor das parcelas das dívidas e do crédito dando o mesmo, temos o orçamento aprovado. Mas… e os empréstimos não é preciso pagá-los, e os juros? Ó Marta é com essas teorias que nos inventam a austeridade, mas para ficares descansada marcamos já uma reunião com a DECO para renegociar a divida daqui a seis meses, isto se as coisas correrem para o torto. Entretanto podemos comprar um cruzeiro de circum-navegação que por cá o ambiente não deve ser grande coisa.
tags:
publicado por Carlos Loures às 11:00
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Luis Moreira a 1 de Outubro de 2010
ehehehestamos sempre a poupar...

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Meu nome é Valeria Marco. Há 6 meses atrás, meu ne...
Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, mãe solt...
Você está interessado em um empréstimo? nós oferec...
Sera que não vai sair do roupeiro? ? E a roupa fic...
Hoje entrou uma para o meu roupeiro e não a consig...
Para todas as suas necessidades de financiamento p...
Para todas as suas necessidades de financiamento p...
Para todas as suas necessidades de financiamento p...
Para todas as suas necessidades de financiamento p...
Para todas as suas necessidades de financiamento p...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links