Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011

O Sporting - a humilhação continua...

Luis Moreira

 

Falo da Instituição Sporting e não da sua equipa de futebol. Falo dos seus sócios, dos seus campeões, dos milhares de homens, mulheres e crianças que todos os dias preenchem os seus ginásios na salutar actividade desportiva. Falo mesmo daqueles que pouco mais têm do que as vitórias e as derrotas do seu clube, dos que se vestem a preceito e só limitam o seu sonho não entrando em campo.

 

Um grande clube com 100 anos de existência, erguido à força de coragem, vontade e esperança. Um clube que levou longe o nome do nosso país em muitas modalidades por esse mundo fora. O Sporting que tem entre os seus, campeões de mundo, da europa e campeões olímpicos. Uma instituição como há muito poucas em Portugal e mesmo na europa, que tanto fez pelo desporto, pela formação de homens e mulheres de bem. Preparou cidadãos conscientes, capazes de viverem numa sociedade que se quer democrática dando o exemplo.

 

Esse Sporting está  a definhar nas mãos de quem não merece estar ao seu leme. Esse Sporting que viu o seu velho estádio ser demolido, proprietário de enormes terrenos numa das melhores zonas da cidade, onde construiu muitos milhares de metros quadrados de estádios novos, centros comerciais modernos, ginásios, piscinas, clínicas, que urbanizou milhares de metros quadrados, onde hoje vivem cidadãos com qualidade de vida e com desaforo económico, está moribundo. Como é isto possível?

 

Esta instituição que teve esta "galinha de ovos de ouro" nas suas mãos, está hoje na falência, vende os seus activos para pagar aos seus profissionais. Preso numa teia de onde não sai, num sistema de perpetuação do poder que não permite a renovação ( cerca de 1 000 sócios garantem a maioria nas Assembleias Gerais e nas eleições para os orgãos dirigentes) o clube está profundamente caquético, corre militantemente para a morte, sem que os que há muitos anos no poder não criem as condições necessárias para que o clube se erga novamente. Essas condições passam pela sua saída dos orgãos sociais do clube, deixando entrar gente nova que traga força e imaginação para a sua direcção. Essa seria a maior prova de Sportinguismo que não se cansam de apreguar!

 

Há três dias vi uma bancada a arder com polícias e adeptos numa autêntica batalha campal. Os que têm o poder e que levaram o clube a esta situação, estão à espera de ver o Sporting a arder ? Já estão,novamente, atarefados no que melhor sabem fazer, assegurar que um dos seus ganhe novo mandato de Presidente para que tudo fique na mesma , nada muda e já todos perceberam do que se trata. Mais tarde ou mais cedo é preciso dar explicações, por muito que arrastem a situação.

 

Saiam, e mostrem de vez o vosso Sportinguismo!

 

 

 

 

                                         O desporto é lindo!

 

 

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
4 comentários:
De Luis Moreira a 25 de Fevereiro de 2011
Carlos, nem por sombras estou a culpar o poder político, estou sim a culpar uma oligarquia de sócios que se perpetuam no poder sportinguista sem hipóteses de serem responsabilizados e que não permitem a renovação. É uma ditadura de gente sobre um clube que têm empurrado para o abismo. O Bettencourt ganhou com 90% dos votos.Ora isto nem na Coreia do Norte...
De Pedro Godinho a 25 de Fevereiro de 2011
A criação das SAD foi a expropriação dos clubes dos seus sócios - com o sádico apoio destes - e a sua entrega ao conluio de mafiosos e financeiros (há quem diga tratar-se duma redundância). É a exploração privada da ligação afectiva das pessoas para melhor as esbulhar.
Mas quanto a esses poder-se-ia dizer, só cai quem quer. Já quanto aos subsídios e benefícios que rapam ao Estado somos todos abusados, queiramos ou não.
Acabar com todos os apoios públicos - centrais ou municipais - seria um acto de higiene.
Com o desporto os clubes já quase nada têm a ver, como espectáculo comercial assim devia ser tratado, sobretudo sem nacos da mesa do orçamento.
De Pedro Godinho a 26 de Fevereiro de 2011
sádico, deveria ser sádico-masoquista

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links