Na Segunda 21/2 - No Institut Français du Portugal (IFP) prossegue o ciclo sobre a obra de Jacques Démy, exibindo-se às 19h "Les Parapluies de Cherbourg", primeiro filme a cores do realizador e o primeiro integralmente cantado do cinema francês (com música de Michel Legrand). Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1964, tem como actores principais Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo e Anne Vernon. (entrada livre)
Na Culturgest (às 21h 30m no Grande Auditório) o Remix Ensemble Casa da Música presta uma homenagem no Portrait Steve Reich I ao compositor minimalista americano. Sob a direcção musical de Bradley Lubman e com o violoncelo de Filipe Quaresma, aquele agrupamento já internacionalmente distinguido toca o Concerto de câmara para violoncelo e dez instrumentos de Charles Wuorinen, City Life de Steve Reich e Sinfonia de câmara de John Adams.
Às 18h30, na sede da Orquestra Metropolitana (OM) em colaboração com a Casa da América Latina, terá lugar o concerto Mosaico – Piano a quatro mãos onde actuarão os músicos brasileiros João Carlos Assis Brasil piano, José Maria Rocha piano e Gilsse Campos voz e textos.
No ciclo "100 Lições" comemorativo do centenário da Universidade de Lisboa (UL), as palestras serão de Alberto Costa ("Momentos decisivos - da Cidade Universitária ao Terreiro do Paço") e Júlio de Castro Caldas ("Crise e Estado de Excepção") na Sala de Conferências da Reitoria das 18 às 20h (entrada livre).
Alerta importante : Encerra na próxima 2ª feira em Coimbra (e merece visita) a exposição "Membros Portugueses da Royal Society" que, por ocasião dos 350 anos da criação da Royal Society of London (RSL), a Biblioteca Geral e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promovem e que está patente no edifício da Biblioteca Joanina, agora aberto ao público na sua totalidade. O primeiro membro português da Royal Society foi o arquivista António Álvares da Cunha, em 1668, e o último o matemático Garção Stoeckler, em 1819, passando por vultos como o Abade Correia da Serra, botânico e diplomata, o físico e engenheiro Bento de Moura Portugal (conhecido como o Newton português), o primeiro físico experimental do país Teodoro de Almeida e ainda João Jacinto de Magalhães, talvez o mais famoso de todos os cientistas portugueses membros da RSL.
Na Terça 22/2 - No Maria Matos Teatro Municipal (TM) começa a terceira edição do ciclo "Palavras Desencarnadas" em que a voz é utilizada na música para além do formato clássico da canção. Assim às 22h Inês Nogueira voz e Carlos "Zíngaro" violino,electrónica darão oralidade à escrita de Mário Dionísio em Negro em chão de Sangue Verde e Médéric Collignon voz,trompete,electrónica revisita o universo Dada no contexto da música urbana actual.
As palestras comemorativas da UL na Sala de Conferências da Reitoria das 18 às 20h serão de Raul Rosado Fernandes ("Dos Cânticos Homéricos aos Servo-Croatas, aos Albanezes a Ismail Kadaret") e António Galopim de Carvalho ("O Quartzo na Ciência, na Tecnologia e na Arte "). (entrada livre)
Na falta de outros eventos, em qualquer dia é aconselhável a visita à exposição organizada pelo Museu de Ciência da UL (à rua da Escola Politécnica) em colaboração com a Cinemateca Nacional e no âmbito das comemorações do centenário da República sobre “CINEMA em PORTUGAL Os Primeiros Anos” (que se prolonga até 29 de Maio de 2011).
Ela “…percorre as primeiras décadas do cinema em Portugal, das primeiras imagens em movimento aos alvores do cinema sonoro. Das invenções de Edison aos primeiros filmes dos irmãos Lumière, do mundo fantástico de Méliès às primeiras sessões de fotografia animada em Portugal, dos filmes pioneiros de Aurélio da Paz dos Reis aos romances históricos da Invicta Film…”
Na Quarta 23/2 - No Institut Français, às 19h, o jóvem guitarrista Thibault Cauvin (que já esteve entre em Portugal em 2008) propõe-nos uma viagem através de sonoridades, odores, cores e ambientes de obras de Astor Piazzolla, Roland Dyens, Sergio Assad, Philippe Cauvin e Carlo Domeniconi. (entrada livre)
No CCB, a habitual “Dose Dupla”(jazz) às 22h na Recepção do Centro de Reuniões tem como convidados João Maló (guitarra) e Andrea Pozza (piano). A entrada é livre.
No Maria Matos TM, às 22h, Carlos Santos electrónica,vídeo pretende realinhar Samuel Beckett com a nossa audiosfera e Frances-Marie Uitti voz,violoncelo interpreta Györgi Kurtág, Luigi Nono, Giacinto Scelsi, Louis Andriessen ou a si própria, como compositora.
Diogo Freitas do Amaral será o palestrante sobre "Como e para quê reformar a Administração Pública " na Sala de Conferências da Reitoria da UL nas lições comemorativas do I Centenário, às 18h. (entrada livre)
Como filme da semana, sugerimos o recém-estreado Indomável (True Gift), paródia aos western dos irmãos Joel e Ethel Coen. Interpretado pelo veterano Jeff Bridges, além de Matt Damon, Josh Brolin e a jovem Hailee Steinfeld, é filmado (diz um crítico) "com a noção irrepreensível do espaço, dos longos planos, da articulação dos conjuntos ... constitui um prazer para os olhos e para a mente, fazendo da racionalidade o seu código, embora longe do soco no estômago que torna Este País Não É para Velhos porventura a obra-prima dos Coen".
Na Quinta 24/2 - No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), às 21h, a Orquestra Gulbenkian dirigida pelo maestro Yakov Kreizberg interpretará, com o barítono Georg Nigl, Canções de um Viandante de Gustav Mahler e a Sinfonia nº11 O Ano de 1905 de Dmitri Chostakovitch. Repete na Sexta 25/2 às 19h.
Ute Wassermann, no Maria Matos TM (às 22h), continua as inovações vocais de Cathy Berberian ou Joan La Barbara, acrescentando outras no âmbito da música improvisada, "buscando o absoluto do som que uma glote é capaz de produzir".
Na FNAC Chiado, às 18h 30m a recente revelação do fado Luisa Rocha canta na divulgação do seu último album Uma Noite de Amor.
No "Ciclo de Teatro do Porto?" a decorrer no São Luiz Teatro Municipal é a vez da mini-retrospectiva do Teatro de Marionetas do Porto, exibindo-se às 21h na Sala Principal Nada ou o Silêncio de Beckett. Repete na Sexta 25/2, também às 21h.
A companhia de teatro "A Barraca" apresenta no Teatro Cinearte às 21h 30m as últimas representações da peça Angel City de Sam Shepard, dirigida por Rita Lello (até Domingo 27/2 às 16h 30m).
Na ZDB - Galeria Zé dos Bois, às 22h, o quarteto Centurions (Norberto Lobo guitarra, Marco Franco bateria, Guilherme Canhão baixo e Manuel Mesquita guitarra,teclas) reune-se numa actuação única de improvisação e imprevisibilidade totais.
Na Sala de Conferências da Reitoria da UL, às 18h, Fernando Ribeiro pronunciará a palestra comemorativa "Filosofia e Rock - como viver no mundo da poesia eléctrica". (entrada livre)
Na Sexta 25/2 - Os solistas da Orquestra Gulbenkian Samuel Barsegian e Satenik Barsegian tocam, às 21h 30m na FCG (Grande Auditório), a Sonata para Viola e Piano, op.147 de Dmitri Chostakovitch.
O coreógrafo alemão Raimund Hoghe apresenta o seu espectáculo "Si muero dejad el balcón abierto" (título inspirado no poema Despedida de F.G.Lorca) no palco do Grande Auditório da Culturgest às 21h 30m (repete no Sábado 26/2). Com música que vai desde Bach, Purcell, Bocherini a Chaplin e cantos tradicionais de Espanha e Itália, pretende-se evocar a década de 80 em que Hoghe era o dramaturgo de Pina Bausch.
No São Luiz TM, às 23h 30m no Jardim de Inverno, decorre o espectáculo de marionetas Os 3 Porquinhos, mais um dos criados por João Paulo Cardoso no Porto. Repete no Sábado 26/2 também às 23h 30m.
No Ondajazz, às 22h 30m, a Big Band reunion actua com Sérgio Rodrigues (piano), Vasco de Sousa (contrabaixo) e mais cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones e uma guitara.
"Investigação em Humanidades e novas tecnologias" será a palestra de José Camões, com a presença de Rui Vieira Néry, no ciclo "Ciência em Português" na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa às 18h. (entrada livre)
No Sábado 26/2 - Nova transmissão em directo da Metropolitan Opera de Nova Iorque onde é exibida, no Grande Auditório da FCG às 18h, a ópera Iphigénie en Tauride de C.W.Gluck de 1778. Em colaboração com a Seattle Opera, o maestro Patrick Summers dirigirá, entre outros, Susan Graham, Plácido Domingo, Paul Groves e Gordon Hawkins.
Na Sala Principal do São Luiz TM, às 21h, o circo e as marionetas aproximam-se na peça Cabaret Molotov, que repete Domingo 27/2 às 17h 30m.
Na sede da OM, às 11h 30m e 15h 30m, a Orquestra Metropolitana tocará A Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart numa sessão "Venha tocar conosco", em que é facultado aos interessados sem domínio particular dum instrumento, partilhar, após ensaios, a vivência duma orquestra.
No Ondajazz, às 22h 30m, o agrupamento de Orleães (França) Minuit Guibolles toca uma nova música "tr'adicional" com recurso a cornemuses (Remi Decker), acordeão (Rodrigue Fernandes), bateria (Franck Camerlynck), contrabaixo (Pascal Seixas), percussões (Clément Bazin)e voz.
No Centro Cultural Olga Cadaval, às 21h 30m, a companhia de teatro The Lisbon Players representa (em inglês) a peça A Jubilee de Anton Chekov, sob a direcção de Valerie Braddell.
Encerra definitivamente às 20h a exposição "Tendas no Deserto" de desenhos de João Jacinto (que, por falha, não referimos) na Fundação Carmona e Costa (ao Bairro Santos, no Rego).
No Domingo 27/2 - Na 3ª Sessão do ciclo “Do Barroco ao Clássico” no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos (às 18h) a Orquestra Sinfónica Portuguesa (sob a direcção musical de Julia Jones) interpretará obras de Haendel (Música Aquática, Suite nº1,em Fá Maior) , C.P.E.Bach ( Sinfonia nº2 para cordas, em Si bemol Maior), Benda (Sinfonia nº7, em Ré Maior) e Beethoven (Contradanças, selecção).
Na Culturgest (às 21h 30m no Pequeno Auditório), o Daniel Levin Quartet (D.Levin violoncelo, Nate Wooley trompete, Matt Moran vibrafone e Peter Bitenc contrabaixo) ignora intencionalmente as predefinições estabelecidas, sem secção rítmica formal. Haverá (segundo o programa) "reminiscências da third stream, do cool e do free jazz do início dos anos 1960, mas apenas como tijolos para a construção de uma música inteiramente do nosso tempo" (repete na Segunda 28/2). Este quarteto exibira-se a 25/2 no Portalegre Jazz Fest no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, vindo da Casa da Música no Porto onde actuara a 24/2.
E, em conclusão da semana, sugere-se ver a exposição My Choice , inaugurada na semana anterior na Casa das Histórias Paula Rego em Cascais, das obras seleccionadas por Paula Rego na Colecção British Council. Permanecerá de 10 de Fevereiro a 12 de Junho deste ano.
Madame Yevonde, Machine Wonder in Summer (1937) - Yevonde Portrait Archive
Como é usual, boas escolhas, caros leitores !
. Ligações
. A Mesa pola Normalización Lingüística
. Biblioteca do IES Xoán Montes
. encyclo
. cnrtl dictionnaires modernes
. Le Monde
. sullarte
. Jornal de Letras, Artes e Ideias
. Ricardo Carvalho Calero - Página web comemorações do centenário
. Portal de cultura contemporânea africana
. rae
. treccani
. unesco
. Resistir
. BLOGUES
. Aventar
. DÁ FALA
. hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
. ProfBlog
. Sararau