Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011

A batalha de Almoster

 

Na sequência e como eco da Revolução de 1789, o vintismo, ou seja, a passagem à prática da Carta Constitucional de 1822, decalcada da que saíra das Cortes de Cádis dez anos antes, configurou um ensaio para a adopção na sociedade portuguesa de um modelo liberal (expurgado do radicalismo jacobinista da I República francesa), procurando compaginar os interesses de uma burguesia ascendente com os de uma classe senhorial mais progressista.

 

Porém, apesar desses cuidados, a igreja católica e uma parte mais reaccionária da nobreza, sentindo lesados os seus “legítimos interesses”, encontrou em D, Miguel a figura de proa do seu combate, opondo-o a D. Pedro IV que outorgara  a Carta Constitucional. Assim, em 1829 eclodiu uma guerra civil que se iria prolongar por cinco anos.

 

 

No dia 18 de Fevereiro de 1834, forças do exército liberal sob o comando do marechal Saldanha obtinham em Almoster,  nas proximidades de Santarém, uma rotunda vitória sobre as forças absolutistas comandadas pelo general Lemos.

 

Foi uma batalha decisiva para o triunfo dos liberais. As chamadas forças legitimistas, agora privadas do apoio que lhes chegava de Lisboa e que lhes era essencial para prosseguir a guerra, tentaram um derradeiro esforço para regressar à capital. Reuniram os homens que não tinham debandado, o que lhes restava de artilharia, cavalaria, carriagem, e concentraram esses meios a sul da cidade de Leiria. Eram os restos do exército do Alentejo que, após o desastroso cerco ao Porto, se encontravam ainda no Norte.

 

Não dando tempo às forças miguelistas para se reorganizarem, o marechal Saldanha caiu com tudo o que tinha sobre os absolutistas, impondo-lhes uma severa derrota – entre mortos, feridos e prisioneiros os miguelistas perderam cerca de um milhar de homens.

 

O combate terminou à noite. Os miguelistas acoitaram-se em Santarém , onde D. Miguel instalara o seu quartel-general. A vitória dos liberais era agora irreversível. Seriam ainda derrotados mais uma vez, agora na Asseiceira, perto de Tomar, em 16 de Maio e, perseguido por Saldanha e por Terceira, o exército de D. Miguel ainda se refugiaria no Alentejo. Mas tudo estava perdido.

 

No dia 23 de Maio, D. Miguel reuniu um conselho de guerra em Évora, onde se resolveu pedir uma armistício. Foi assinada, em 26 de Maio desse ano, a rendição total dos miguelistas, pois a delegação liberal recusou liminarmente a proposta do armistício. Os legitimistas capitulariam incondicionalmente A convenção de Évora Monte, realizada numa modesta casa, pôs termo à mais cruenta guerra civil que houve em Portugal.

 

Estava aberto o caminho à institucionalização do liberalismo que iria transformar a sociedade portuguesa e permitir-lhe recuperar do profundo atraso em que, desde a "Viradeira"  a Nação mergulhara.

 

Foi em 18 de Fevereiro d 1834, faz hoje 177 anos.

 

 

 

 

 

publicado por Carlos Loures às 12:00
link | favorito
3 comentários:
De Pedro Godinho a 18 de Fevereiro de 2011
Pedriano, claro!
De augusta clara a 18 de Fevereiro de 2011
Como não havia de ser?
De Anónimo a 28 de Maio de 2022
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria de Almoster. Conheço o espaço onde dizem que aconteceu a batalha. Tem uma capela bem conservada e um cemitério onde dizem estar sepultadas as pessoas mais ilustres que ali morreram. Acontece que as campas estavam identificadas com o nome da pessoa, inscritos em lápides, lápides essas que desapareceram não sei porquê. Gostaria de saber!

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links