Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011

Especulação/matérias-primas: Barnier reage

 

27/01/2011

Figaro

 

A França criticou duramente um relatório da Comissão Europeia que numa versão provisória recusava a existência de qualquer ligação entre a especulação e os preços das matérias-primas.


O Comissário europeu para os Serviços financeiros, o Francês Michel Barnier, lamentou quinta-feira “as pequenas controvérsias” dos últimos dias entre Paris e Bruxelas relativos à especulação sobre os preços das matérias primas , nomeadamente agrícolas.
Interrogado aquando de uma conferência de imprensa, considerou que tratava-se “de um problema grave”, a tratar   “sem estar a perder demasiado tempo sobre as pequenas polémicas ".

“Lamentei que este ou aquele  ministro entre em polémica  com a Comissão a partir de uma frase que nunca não foi objecto de uma validação política ", acrescentou.

A França criticou esta semana um relatório da Comissão europeia, que numa versão provisória recusava qualquer relação entre as especulações nos mercados e os cursos das matérias primas.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ironisé segunda-feira sugerindo que se publique  este relatório no dia 1 Abril. O seu ministro da Agricultura, BrunoLe Maire, considerou no mesmo dia que se tratasse-se das conclusões definitivas de Bruxelas, “isso então quereria dizer que não vivíamos  no mesmo mundo ".

A Comissão defendeu-se afirmando que a frase controversa não tinha sido validada e já foi alterada. E retardou  a publicação do relatório  que, no entanto, estava  inicialmente anunciada por esta semana.

“O novo presidente do G20, o presidente da República francesa, tem razão em  querer agir sobre esta questão  " da volatilidade dos preços das matérias- primas, que “é necessário tratar seriamente”, ainda disse o Comissário  Barnier. “Estou convencido que há uma forma de especulação que acentua, acompanha, acelera esta volatilidade dos preços ", indicou.

“Não esperei ter provas para agir”, insistiu notando que vários das suas iniciativas recentes para controlar os mercados financeiros compreendiam propostas sobre as matérias primas, nomeadamente  sobre os produtos derivados ou as sobre as transacções bolsistas (MiFID).

 

 

 





 

 

 

 

 

publicado por Carlos Loures às 20:00

editado por Luis Moreira em 16/02/2011 às 19:26
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links