Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011

Este relatório sobre as matérias-primas que enfureceu Sarkozy

Source : La Tribune.fr - 26/01/2011

 

 

Uma frase  que fez saltar Sarkozy .

.. O presidente francês não gostou  que Bruxelas se  prepare  para publicar um relatório que contesta que a volatilidade dos preços das matérias primas esteja ligada à especulação. Sarkozy fez  da luta contra esta especulação uma prioridade do G20.

 

Enquanto que a França detesta  que Bruxelas joga “às senhoras professoras”, não se priva de exigir à  Comissão, e sem nenhuma cautela, que reexamine o seu exemplar do  referido texto quando Paris julgar que assim deve ser feito, quando Paris discordar do que diz a Comissão sobre o assunto . O executivo europeu com efeito tinha previsto apresentar esta quarta-feira um relatório sobre os mercados das matérias primas. Sob a pressão de Paris, finalmente decidiu  adiar a conferência de imprensa porque “o texto não está  maduro, devemos ainda ter que  trabalhar nele ”,confessa timidamente um responsável da Comissão..

Este documento,  que Tribune obteve , argumenta com efeito que “enquanto há uma forte correlação  entre os mercados dos derivados e os preços no mercado à vista, no mercado físico, não há nenhum elemento convincente que prove a existência  de uma relação de causalidade entre os mercados dos derivados e a volatilidade excessiva e o aumento dos preços nos mercados dos produtos físicos. “Esta frase fez  saltar Nicolas Sarkozy que fez da luta contra a especulação sobre as matérias primas uma das prioridades da sua presidência do G20. Na segunda-feira, ao apresentar os seus objectivos, não escondeu a sua irritação perante as reservas da Comissão em ligar formalmente a especulação e a volatilidade dos preços. A este estudo “ mostrando  que a especulação não conduz ao aumento dos preços das matérias-primas a nível mundial, recomendaria uma data para a sua publicação: o dia 1 Abril " ironizou  o presidente da República. Na mesma sequência , Bruno  Le Maire disse-se  ficar “estupefacto “  pela análise feita pela  Comissão.

... e foi alterada

“Parece-me evidente, ou então não vivemos no mesmo mundo que a Comissão, que esta volatilidade é aumentada pela especulação financeira ", explicou o ministro da Agricultura, recusando crer que trate-se “de conclusões definitivas”. Perante estes ataques, a Comissão preferiu pois adiar a apresentação do relatório, que será publicado “antes de 1 Abril ", sorri um porta-voz. Se é frequente que a Comissão refaça  as suas comunicações, é muito raro que um Estado-Membro se manifeste tão claramente a sua intervenção. “A frase já foi mudada”, asseguram dos lado de Berlaymont.

 

Falta de provas

“Era uma frase provisória num documento técnico sem nenhuma validação política ", assegura fontes próximas de  Michel Barnier, um dos Comissários responsáveis pela redacção do relatório, comissário este que recentemente considerou  “a hiper-especulação escandalosa  nas matérias primas agrícolas ". Não é certo contudo que a mudança seja radical. “Não temos nenhuma dúvida que há relações entre os mercados físicos e os mercados financeiros ", explicamos um porta-voz, mas falta “provas” quanto à influência da especulação nos mercados das matérias-primas. A Comissão desejou igualmente recordar à França que ela  tem “a responsabilidade de apresentar propostas para a União no seu conjunto. Certos países têm posições claras, outros menos ". Sobretudo a França não quer ver regressar  a opção liberal que tem vestido  a Comissão durante anos com a tentação de um desmantelamento da Política Agrícola Comum (PAC). Certos Estados-Membros criticam o sistema, primeiro orçamento da UE, e do qual a França é o primeiro beneficiário.

 

 

 

 

tags: ,
publicado por Carlos Loures às 20:00

editado por Luis Moreira às 19:20
link | favorito

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links