Quarta-feira, 6 de Outubro de 2010

A Grande Muralha-2: Luís Moreira na China

Pequim, 13 milhões de habitantes, uma cidade plana com avenidas largas e muito extensas, e onde podemos encontrar tres cidades: a cidade milenar com a Cidade Proibida, a Cidade de Verão e a Praça de Tiananmen. A cidade de Verão, e bem Chinesa, com agua e arvoredo, de filigrana, tudo a morrer aos pés de um lago maravilhoso cheio de Flores de Lotus. A Cidade Proibida, feita para servir o poder, foi aqui que se realizou o filme O Pequeno Imperador, tem 900 metros de comprido por 800 metros de largura, as construções foram levantadas segundo a hierarquia que nos e indicada por pormenores interessantíssimos como sejam o numero de animais que figuram nos telhados. Os interiores sao da época, e que nos mostra um ambiente de grande austeridade.

A Cidade ja dos anos a seguir ao Império, mantendo as características Chinesas, pequenas casas de não mais de 2 andares, pintadas a cores diversas, com as figuras tão características desta cultura. Depois, a Cidade moderna, nada diferente de uma qualquer cidade europeia, belos prédios em altura, 20-30 andares, com escritórios e habitação, deixando escaco para o verde, relva e arvores.

Na cidade Proibida a presença militar é muito significativa, o mesmo se diga da Praça de Tiananmen, espaçosa com 3 belos prédios governamentais, tambem com grande presença militar, reforçada com o facto de ser hoje dia nacional de ferias, uma semana de ferias para todos, excluindo, claro, os que já aderiram às leis do mercado que mandam manter as portas abertas quando ha grande fluxo de turistas.

As construções feitas para os Jogos Olímpicos são maravilhosas com especial ênfase para o Ninho de Pássaro, bela obra de arquitectura, rodeada do Paralelepípedo das piscinas Olímpicas e de prédios belíssimos.

E uma cidade ampla, ordenada, disciplinada, com resquícios de outras épocas mas que aderiu definitivamente a economia de mercado e ao modo de viver ocidental , com uma muita significativa presença de jovens, vestidos de jeans e de mão dada a namorar ao sol quente e húmido do meio dia.

Nas comemorações militares na Cidade Proibida verifiquei o aprumo dos jovens militares mas também a sua escolha criteriosa, todos eles com 1,90 m de altura. Nem faltou um senhor alemão, muito importante, que veio fazer uma visita à Cidade Proibida, com carros de grande cilindrada e vidros fumados, e as câmaras de televisão a não perder nada, nem sequer os aplausos que o homem puxava ao publico que estava, contudo, mais interessado em entrar nos lugares reservados, imperialmente, durante séculos, a quem reinava e a sua corte.

Amanhã vou para a Grande Muralha, seis da manhã, não é coisa que se faça a ninguém, mas não vou deixar de enviar a minha crónica diária.
publicado por Carlos Loures às 20:00
link | favorito
3 comentários:
De clara castilho a 6 de Outubro de 2010
É presente? Chega-nos daí? Que luxo! Obrigada, Luis
De augusta.clara a 6 de Outubro de 2010
Há-de vir com os olhos em bico pela traição que nos fez!
De Luis Moreira a 5 de Novembro de 2010
Os teclados lá não têm acentos e outras modernices do ocidente...

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links