Domingo, 13 de Fevereiro de 2011

Agenda Cultural 14 a 20/2/2011 - Rui de Oliveira

coordenação de Augusta Clara de Matos

 

Rui de Oliveira  Agenda Cultural 14 a 20/2/2011

 

Na Segunda 14/2 -  Continua o ciclo "Jacques Démy" no Institut Franco-Portugais, às 19h, com a exibição de "La Baie des Anges" (1963), comédia dramática de Jacques Démy com música de Michel Legrand,  onde intervêm Jeanne Moreau, Claude Mann e Henri Nassiet (entrada livre).

Para aqueles que às míticas Segundas-feiras procuram as últimas estreias, propomos do realizador japonês de 75 anos Koji Wakamatsu a sessão dupla Exército Vermelho Unido (United Red Army) e O Bom Soldado (Kyatapiru), uma "análise cruel da mentalidade revolucionária e do "heroísmo" de guerra", com boa cotação crítica.

Na Reitoria da Universidade de Lisboa (UL), as conferências comemorativas do I Centenário serão de José Esperança Pina ("Anatomia Artística da Pintura de Miguel Ângelo na Capela Sistina") e Manuel Costa Cabral ("Saídas Profissionais") na Sala de Conferências das 18 às 20h (entrada livre). Ainda na Reitoria pode visitar-se (até 27 de Fevereiro) a mostra de arte "espaço_arte@ulis2011", constituída por obras de 55 artistas desde Alberto Faria a Xana (alfabeticamente).

Na Terça 15/2 - Às 19h, o pianista russo Boris Berezovsky regressa a uma das suas obras favoritas (os estudos de Chopin, na leitura de Godowsky) tocando Scherzo,op.39,Polaca-Fantasia,op.61 e Improviso,op.51 de Fryderyck Chopin e ainda Doze Estudos de execução transcendente de Franz Liszt. O concerto ocorre no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

A 2ª conferência do ciclo "O Fascínio da Economia" por João Ferreira do Amaral decorre no Pequeno Auditório da Culturgest sobre o tema "A Economia Positiva: Microeconomia e Macroeconomia", às 18h 30m.

Neste dia as conferências comemorativas do I Centenário da UL serão de Fernando Rosas ("Hegemonia e Memória. Uma luta dos dias de hoje") e Francisco Bethencourt ("Portugal na História do Mundo"), às 18h (S.de Conferências da Reitoria).

Na Quarta 16/2 - Na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II estreia, às 21h 30m, a peça de Arthur Schnitzler A Cacatua Verde, em tradução de Frederico Lourenço e encenação de Luis Miguel Cintra. A acção desta ironia histórica decorre em 1789 em plena Revolução Francesa e tem como actores o próprio L.M.Cintra, além de Rita Blanco, João Grosso, Luis Lima Barreto, entre outros. Prolongar-se-á de Quarta a Domingo até 27/3.

Na Casa Fernando Pessoa, às 18h 30m, o encontro "Poetas do Mediterrâneo", motivado pelo lançamento pela editora Gallimard (em colaboração com os vários Institutos de línguas latinas) dum livro com este nome, porá à conversa, perante público, os poetas Nuno Júdice, Ana Marques Gastão, Jaime Siles, Valerio Magrelli, Jean-Pierre Siméon, Casimirio de Brito, Gastão Cruz e Vasco Graça Moura. Encontros semelhantes com alguns destes participantes ocorrem nesta semana no Instituto Cervantes (15/2), na FNAC Chiado (17/2) e no Institut Franco-Portugais (18/2).

Miguel Galvão Teles ("O caso de Timor Leste - Portugal c.Austrália - no Tribunal Internacional de Justiça") e Martim de Albuquerque ("Considerações à volta da Soberania") serão os conferencistas no centenário da UL, às 18h na Sala de Conferências da Reitoria.

Na Quinta 17/2 - No Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, às 21h, a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Christian Zacharias (que também actuará ao piano), interpreta o Concerto para Piano nº27 de Wolfgang Amadeus Mozart e a Sinfonia nº3 de Anton Bruckner. Repete na Sexta 18, às 19h.

O pianista Artur Pizzarro efectua, no Pequeno Auditório do CCB às 21h, o seu sexto concerto do projecto de interpretação da obra integral de Fr. Chopin para piano. Abrangerá o período de 1836 a 39, constando do programa Duas Polonaises, Quatro Mazurcas (op.30 e 33),um Nocturno, uma Valsa, um Scherzo, a Variação nº6 e 24 Prelúdios.

No mesmo CCB, às 22h na recepção do Centro de Reuniões, Paulo Barros (piano) e Adriana Mink (voz brasileira) actuarão juntos noutro concerto de jazz "Dose Dupla" (entrada livre).

Na Câmara Municipal de Lisboa (sala do Arquivo) às 18h o Duo de Harpa e Percussão da Orquestra Metropolitana Stéphanie Manzo (harpa)/ Fernando Llopis (percussão) tocará Claude Debussy Prelúdios (1.º livro), César Franck Prelúdio coral e variações, Eric Satie Gymnopédies e Claude Debussy Quatro epígrafes antigas.

Na sede da Orquestra Metropolitana, às 18h, Liviu Scripcaru (violino) executará peças contemporâneas de César Viana (Batuk em estreia absoluta), João Pedro Oliveira (Integrais I), Ian Mikirtoumov (Lágrimas -Slyezi em estreia absoluta), Christopher Bochmann (Essay IIIPartita n.º 2 em estreia nacional).

Às 18h 30m, na Sociedade Portuguesa de Autores, solistas da Metropolitana (Carlos Damas violino, José Teixeira violino, Valentin Petrov viola, Jian Hong violoncelo e Anna Tomasik piano) interpretarão a História do Tango de Astor Piazzolla e Quinteto com Piano em Mi bemol maior de Robert Schumann.

Abre na Fundação Gulbenkian (Aud.2) (e encerra a 19/2) o colóquio internacional "Image in Science and Art" que visa reflectir sobre se "...depois da voz e da escrita, é a imagem que adquire uma inaudita relevância. Ela determina a nossa vida de forma cada vez mais decisiva, tanto a nossa maneira de ver o mundo como a forma de nele inscrevermos a nossa existência individual e colectiva" (entrada livre).

Em ligação com este evento e recém-inaugurada no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, a exposição CorpoIMAGEM (representações do corpo na ciência e na arte) resulta duma colaboração com o Centro da Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e merece uma visita (até fim de Março 2011).

Nela podem ver-se representações científicas e artísticas do corpo desde o século XIX até à actualidade (quer corpos nus desenhados na simplicidade e naturalidade da sua superfície por Columbano ou Soares dos Reis, corpos complexos e fragmentados de Amadeo de Souza-Cardoso a Sérgio Pombo e Helena Almeida, ou do lado da ciência, esqueletos do homem e da mulher tal como eram representados nos tratados anatómicos do século XIX, ou proteínas que hoje a ciência assegura constituírem esse outro “esqueleto” das células humanas).

No Grande Auditório da Culturgest, às 21h 30m, o conjunto Pop Dell'Arte (onde se mantem o vocalista João Peste e o guitarrista Zé Pedro Moura) festeja 26 anos de carreira à volta do seu último CD Contra Mundum (2010).

No OndaJazz, às 22h 30m, Bárbara Lagido passeará a voz pelo universo de Tom Waits, acompanhada por Alexandre Diniz (piano e acordeão), António Pinto (guitarra) e Yuri Daniel (contrabaixo).

Neste dia as conferências comemorativas do I Centenário da UL serão de António Marques ("A Reflexão Filosófica: Limites e Dinâmica") e Luciano Pinto Ravara ("O valor do conhecimento"), às 18h (S.de Conferências da Reitoria).

Na Universidade Católica (às 18h na sala 511), promovida pelo seu Instituto de Estudos Políticos, pronuncia a palestra "The Neo-liberal State and the Rule of Law" o Lord Plant of Highfield, no âmbito das palestras anuais Alexis de Tocqueville 2010/2011 (entrada livre).

Os nostálgicos dos Velvet Underground não devem perder em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente às 21h 30m (o site refere 20h), John Cale & Band, que visitará também Leiria (24), Torres Vedras (25) e Torres Novas (26), além de cidades nortenhas.

Na Sexta 18/2 - No Grande Auditório do CCB, às 21h, os encenadores Alain Platel e Frank van Laecke criam, com a actriz Vanessa van Durme e os Ballets C de la B, "uma performance teatral sobre a esperança e as ilusões acarinhadas ou perdidas" que denominaram Gardenia. Repete no Sábado 19.

No São Luiz Teatro Municipal inicia-se o "Ciclo de Teatro do Porto ? De António Pedro à Fábrica da Rua da Alegria", comissariado por João Pedro Vaz, com Era Preciso Fazer as Coisas, filme de Margarida Cardoso sobre a encenação por Nuno Carinhas do Tio Vânia de Tchekov. Será feita a evocação de Isabel Alves Costa, intérprete dessa peça.

No Palácio da Independência, às 18h30m, o Quarteto com Fagote da Metropolitana (Franz Dörsam fagote, Adrian Florescu violino, Elena Komissarova violino, Gerardo Gramajo viola e Ana Cláudia Serrão violoncelo) tocarão Antonín Reicha  Quinteto em Si bemol maior e duas peças de Johann Evangelist Brandl Quinteto em Si bemol maior, Op. 52/1 e Quinteto em Fá maior, Op. 52/2. O Concerto, comentado por Rui Campos Leitão, é repetido no Sábado, 19 de Fevereiro, às 17h00 no Museu do Oriente.

Na Casa Fernando Pessoa, às 18h 30m, haverá um recital por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa onde Ercole de Conca, em contrabaixo, e Alexandra Simpson, ao piano, interpretam  a Sonata Arpeggione em Lá menor, D. 821 de Franz Schubert e a Sonata n.º 2 em Sol menor, Op. 5 de Ludwig van Beethoven.

Na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, às 19h, o Duo de Violinos da Metropolitana (Eldar Nagiev e Anzhela Akopyan) tocará Georg Philipp Telemann Sonata n.º 4 em Mi menor, Béla Bartók Cadernos 3 e 4 (dos 44 Duos para Violinos) e Henryk Wieniawski Quatro estudos e Caprichos, Op. 18.

Ainda às 19h, nos Armazens El Corte Inglés, em concerto comentado por Alexandre Delgado, o Duo de Flauta e Cravo da Metropolitana (Nuno Inácio, flauta e Marcos Magalhães, cravo) executará G.P. Telemann Sonata para Flauta e Continuo em Mi menor, J.F. Kleinknecht Sonata de Câmara em Si menor, Carl Philipp Emanuel Bach Sonata para Flauta em Sol maior e J.G. Müthel Sonata para Flauta em Ré maior.

Também às 19h, no Liceu de Camões, o Trio Russo da Metropolitana (Alexêi Tolpygo violino, Peter Flanagan violoncelo e Savka Konjikusic piano) tocará Chostakovich Trio com Piano n.º 1 em Dó menor e Rachmaninov Trio elegíaco em Ré menor. O concerto é repetido no Sábado, 19 de Fevereiro, às 21h30, no Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida do Montijo.

O novo disco do Júlio Resende Trio You taste like a Song será apresentado num concerto com o mesmo nome no Grande Auditório do CCB (21h 30m), onde os intérpretes serão Júlio Resende ao piano, Matt Penman no contrabaixo e Joel Silva na bateria.

No OndaJazz, a premiada harpista brasileira Cristina Braga toca e canta às 22h 30m desde bossa nova a temas clássicos, acompanhada por Ricardo Medeiros (baixo e contrabaixo) e Sílvio Franco (bateria). Esta intérprete repete o show "Feito um Peixe" nas FNAC do Chiado (às 18h) e do Colombo (às 21h 30m) (entrada livre).

No ciclo de palestras "Ciência em Português" da Universidade de Lisboa, o tema "Quantos anéis de ouro são produzidos numa Supernova?" terá como orador Daniel Galaviz Redondo do Centro de Física Nuclear da FCUL, apresentado pelo astrónomo Rui Agostinho. Esta conferência sobre "aquelas estrelas...grandes fábricas de elementos do nosso Universo" ocorre na Sala de Conferências da Reitoria, às 18h (entrada livre).

No Sábado 19/2 - Às 18h, ao Grande Auditório da FCG regressam as transmissões da Metropolitan Opera, esta em diferido. Será vista e ouvida a ópera Nixon in China de John Adams, dirigida pelo próprio J.Adams e produzida por Peter Sellars, tendo como intérpretes as sopranos Kathleen Kim e Janis Kelly e o tenor Robert Brubaker, entre outros.

No Grande Auditório da Culturgest, às 18h, far-se-á ouvir o Duo de Pianos de Luísa Tender e Jill Lawson que interpretará O Quebra Nozes de Tchaikovsky, La Valse de Ravel, Quadros de Agosto de Fernando Lapa e a Suite nº2 de Rachmaninov.

No São Luiz TM, às 21h, Gonçalo Amorim reencena A Morte de um Caixeiro Viajante de Arthur Miller que António Pedro havia encenado com o Teatro Experimental do Porto em 1954 e 58. Repete no Domingo 20/2.

Às 16h00, no Museu da Música, o Quinteto de Sopros da Metropolitana (Janete Santos flauta, Bryony Middleton oboé, Jorge Camacho clarinete, Catherine Stockwell fagote e Jérôme Arnouf trompa) interpretará Três Peças Breves para Quinteto de Sopros de Jacques Ibert, Seis Bagatelas de György Ligeti, Summer Music, Op. 31 de Samuel Barber e Quinteto de Sopros, Op. 43 de Carl August Nielsen.

O concerto de estreia da Big Band Junior, a orquestra-escola de jazz fruto da parceria CCB/Hot Clube de Portugal, tem lugar às 21h no Pequeno Auditório do CCB. Com direcção musical de Claus Nymark e artística de Alexandra Ávila e João Godinho, estes jóvens músicos tocarão Duke Ellington, Count Basie e outros arranjos mais modernos para big band.

No OndaJazz, às 22h 30m, o saxofonista Cesar Cardoso apresenta com quatro outros músicos o seu disco Half Step (2010).

No Domingo 20/2 - No Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos prosseguirá (às 18h) a série "Do Barroco ao Clássico" com a 2ª sessão onde a Orquestra Sinfónica Portuguesa (com direcção musical de Julia Jones) tocará de George Frideric Haendel Música Aquática, Suite nº2, em Ré Maior, de Bela Bartok  Divertimento para cordas, Sz.113 e de  Wolfgang A. Mozart  Sinfonia nº35, em Ré Maior, K.385, Haffner.

Para os apreciadores de outras artes, aconselharíamos o encerrar da semana com a visita (já muito referida no blogue) à magnífica exposição "PRIMITIVOS PORTUGUESES 1450-1550 O Século de Nuno Gonçalves" (e de preferência em visita guiada), patente no Museu Nacional de Arte Antiga e que encerra brevemente a 27 de Fevereiro.

NOTA: Chama-se a atenção para quem for na véspera, Sábado às 18h, haverá o atractivo suplementar da exibição, seguida de mesa redonda com a presença do realizador, do filme Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética de Manoel de Oliveira.

Então, como é usual, boas escolhas, caros leitores !

publicado por Augusta Clara às 14:00

editado por Luis Moreira às 13:27
link | favorito
1 comentário:
De Luis Moreira a 13 de Fevereiro de 2011
Muito bonito e muito útil.

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links