Sábado, 12 de Fevereiro de 2011

Executa-se a idosa ou a penhora?

Luis Moreira

 

Treze , foram nem mais nem menos as vezes que o primo da idosa chamou a atenção das autoridades do estado para o desaparecimento da idosa que vivia sozinha. Qual quê?

 

Corria a execução de uma penhora para cobrança de uma dívida de 1 500 euros, logo apareceu quem comprou a casa por aquele preço sem sequer ver a casa. Pois, é muito natural que se comprem casas sem se ver primeiro. Esse processo correu lindamente, mesmo sem que a idosa tenha sido notificada (estava morta) sem que se ouvisse a opinião da proprietária, era um grande negócio, não há tempo a perder, e além de bom negócio era muito transparente sem a audição da idosa.

 

O que dizem a isto as autoridades ? A GNR não podia arrombar a porta sem que o tribunal autorizasse, este, perante os insistentes pedidos do familiar não mugiu nem tugiu, a segurança social, de olho vivo, nem sequer conhece os idosos que vivem sozinhos e sem familiares próximos. Aqui está a eficácia do estado em todo o seu esplendor!

 

E agora? É deixar assentar a poeira, manda-se fazer um inquérito que não conhece fim, chega-se à conclusão que todos, mas todos, cumpriram com as leis e regulamentos e tudo  acaba numa vulgar e manhosa gaveta. Claro, que com os serviços do estado não se podem esperar sentimentos, estará a senhora doente, a porta está fechada anos seguidos, a luz está acesa , o familiar está preocupado e já deu notficação do desaparecimento? Interessa, lá, siga a penhora dos 1 500 euros que isso é que é "graveto" e deixa-te de lamechices.

 

Um estado com esta dimensão, prepotente, anafado, irresponsável, que devia estar ao serviço dos cidadãos e não contra eles, esmaga os problemas, não os resolve, é um compressor sem sentimentos, cego, surdo e mudo!

 

Para quem não sabe, dou um exemplo que se passou comigo. Arranjei um advogado que meteu uma acção no tribunal a pedir o arresto dos bens de um gajo que não me queria pagar o que me devia. O tribunal respondeu em oito dias, na manhã seguinte com o documento do tribunal e acompanhado de um advogado, fui apanhar o "oficial de arresto" com o meu carro e, este, telefonou para a esquadra da polícia mais próxima para estar um guarda junto do restaurante arrestado. Ali chegados, arrrombamos a porta, fizemos uma relação dos bens e estava feito o arresto. Claro, que o tipo vigarista chegou cinco minutos depois. Arrancamos para a Amadora, fomos ao apartamento do tipo, chamamos um serralheiro que arrombou a porta e colocou nova fechadura, tudo na presença da autoridade. Como se vê é fácil e faz-se todos os dias.

 

Como é possível que se deixe morrer uma idosa e que durante nove anos ninguém dê por isso? Só há uma explicação, não há proximidade dos serviços da segurança social, são funcionários que ninguém responsabiliza, entram às 9 h e saem às 18h, idem para todos os outros que não tiveram um segundo para prestar a uma pobre mulher que morria sozinha.

 

É, isto, o que podemos esperar de um estado cada vez maior e mais irresponsável! Encontra ao fim de nove anos a contribuinte e nunca encontrou o ser humano!

publicado por Luis Moreira às 13:00
link | favorito
6 comentários:
De maria monteiro a 12 de Fevereiro de 2011
apetece perguntar ao primo dessa senhora que se fosse a filha dele que estivesse desaparecida se não agia em conformidade com ... um "empurrão na porta"

apetece perguntar às entidades envolvidas que se fosse o PR, PM,... ou um qualquer outro "craque da passadeira vermelha" se nas 24horas seguintes a uma ausência não iam abrir a porta para ver o que se passava

apetece dizer que durante 9anos os cães que detectam cadáveres deviam estar todos em missão fora de Portugal
De Luis Moreira a 12 de Fevereiro de 2011
Maria, é tudo muito bonito mas ningém, ou quase ningém, coloca em questão o estado ineficaz, burro, cheio de funcionários, a verem se passa o tempo e se está assegurado o emprego por mais incompetentes que sejam.
E, se o estado paga-se a uma vizinha para tomar conta da velhota? Olha-se para o prédio e é fácil perceber que há muita gente que precisa de uns dinheiros extra...
De maria monteiro a 12 de Fevereiro de 2011
Luís mas para que é que o Estado havia de pagar a uma vizinha? É o Estado que tem que pagar tudo? Se calhar também devia pagar um subsidio para que o primo fosse visitar a prima, a fosse buscar para passar o Natal?

Se em vez do Estado andar a alimentar escolas privadas criasse centro de dia 365dias/ano 24horas/dia que desse apoio domiciliário e fizesse companhia a que mais precisa? Todos os que conheço benzidosubsidiados têm horários de repartição publica e bem fechadinhos aos sábados domingos e feriados.
De Luis Moreira a 12 de Fevereiro de 2011
Não, Maria, se o estado pagasse a gente responsável e não quisesse fazer tudo e mal. O mal é que o estado mete-se em tudo e com maus resultados. E se o estado em vez de querer ter as escolas todas se concentrasse a melhorar a Justiça? E se tivesse cuidado com as contrapartidas dos submarinos? E se largasse a companhia
dos Melos e BES nas parcerias/publico/privadas na saúde quando sabemos que tudo isso é a porta de entrada para emagrecer o SNS, se não mesmo para o destruir? O estado faz tudo e mete-se na nossa vida porquê? E se fizesse bem aquilo que só o estado pode fazer?
De maria monteiro a 12 de Fevereiro de 2011
falta-nos a revolta feita por um povo cansado de tanto «gamanço»
De ethel feldman a 12 de Fevereiro de 2011
Para além de todas as obrigações do Estado, o que dizer de uma pessoa, para além de morrer sozinha, não se dá por ela? Para além de encontrar responsabilidades, que sim existem, o que dizer desta comunidade onde vivemos.
O que é feito do olhar solidário? Que raio de sociedade é esta, onde nem a indignação aparece?

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links