Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011

Lula da Silva fala sobre o Wikileaks

 

 

 

 

 

 

 

 

João Machado

 

 

 

 

Várias pessoas me remeteram separadamente o vídeo que acima coloquei, e que na realidade tem grande interesse. Lula da Silva, ao invés de muitos dos seus colegas governantes (julgo que não seria exagerado dizer: ao invés da grande maioria dos seus colegas governantes) defende o Wikileaks, e põe a questão: será que ao perseguir os seus responsáveis não se está a perseguir a liberdade de expressão? O presidente brasileiro cessante chama a atenção para o facto evidente de os responsáveis pelos escândalos revelados serem os autores das mensagens e não quem as trouxe ao conhecimento do público.

 

É óbvio que Lula, ao fazer aquelas afirmações sobre o Wikileaks, não conquistou muitas simpatias entre a classe política. E não vemos Tony Blair, Bill Clinton, muito menos Aznar ou Georges Bush, a fazer declarações semelhantes. E Mário Soares ou Freitas do Amaral? Ignoro se se pronunciaram sobre o assunto. Mas suspeito que também não terão concordado. Talvez o sentido das suas declarações variasse, conforme estivessem no poder ou na oposição. Também os agentes políticos (diplomatas, espiões, que também são agentes políticos, e de que maneira, assessores, etc.) não devem ter gostado de que lhes chamassem a atenção para o dever que têm de procurar ser mais rigorosos e empenhados no exercício das suas funções. Mas Lula ao pronunciar as suas declarações não foi com certeza ingénuo ou descuidado. Quem o observa percebe que não é uma coisa nem outra. Privilegiou a defesa da transparência e da democracia (não existe uma sem a outra) em vez de dar prioridade às vantagens pessoais que resultam de uma reforma tranquila, sem controvérsias.

 

José Carlos de Vasconcelos, na Visão de 6 de Janeiro de 2011, na sua coluna de opinião Portugal Comentário, sob o título O exemplo de Lula, faz um resumo do que foi a evolução de Brasil com Lula da Silva, e remata concluindo que as características pessoais de Lula, para além das suas opções políticas, contribuíram para o êxito dos seus governos. Êxito esse sem dúvida parcial, na medida em que o Brasil continua a ser um país de grandes contrastes. E Lula terá deixado grandes problemas por resolver, como a corrupção, o problema ambiental, a reforma agrária e, apesar de grandes melhorias, grande pobreza, com os seus fenómenos correlativos (crime violenta, número enorme de crianças e jovens desvalidos, doença). Contudo são inegáveis a melhoria de condições de vida de muitos, a maneira como o Brasil resistiu à crise financeira  mantendo-se na via do progresso económico, e o papel cada vez mais importante que vem desempenhando na cena internacional. José Carlos de Vasconcelos realça a sabedoria, a experiência de vida, a visão política, o amor e fidelidade ao povo e outras qualidades que fizeram de Lula o líder mais indicado para dirigir o país, na sua opinião.

 

Sem dúvida que essas qualidades foram muito importantes para os sucessos dos governos de Lula, nacional e internacionalmente. Por mim acho que Lula poderia e deveria ter ido mais longe em vários sectores. Lula pertence a uma ala esquerda moderada (não terá sido sempre assim) que recusa as fracturas que são necessárias para corrigir as grandes disfunções sociais. José Carlos de Vasconcelos relembra que fez "pactos com Deus e com o Diabo" para garantir a estabilidade governativa. Mas pessoalmente acho que Lula,  nascido no Pernambuco, emigrante dentro do Brasil, que engraxou sapatos, se tornou operário e sindicalista, com poucos estudos se lançou na política, se candidatou várias vezes à presidência do seu país (só foi eleito à quarta), é um caso raro num político que chegou tão longe. Porque manteve uma grande ligação com o seu povo, ao contrário dos que já acima referi (será que alguma vez a tiveram, essa ligação?), e de muitos outros. Dos políticos que conheço (dos que tenho uma ideia sobre as suas vidas e do que são como pessoas), por esse mundo, só talvez os cabo-verdianos Aristides Pereira e Pedro Pires tenham algumas parecenças com Lula da Silva. E Cabo Verde e o Brasil  são tão diferentes. De qualquer modo, foram as qualidades pessoais de Lula da Silva que emergiram quando falou do Wikileaks. Julgo que isso deve ficar para a história.

publicado por João Machado às 16:00

editado por Luis Moreira às 03:26
link | favorito
9 comentários:
De Luis Moreira a 1 de Fevereiro de 2011
Lula, esteve do lado de cá, sentiu na pele a injustiça. a dor, a pobreza é por isso que ele é como é. Infatigavelmente ao lado dos trabalhadores, com resiliência, bom senso e resulatdos. Falei com gente em hoteis e restaurantes que lhe têm um ódio de morte. São os que estando de barriga cheia querem mais.
De augusta clara a 1 de Fevereiro de 2011
Claro, e muitos outros exigiam dele milagres que não exigiram dos outros "importantes" presidentes. Fosse um desses que tivesse conseguido o que Lula, apesar de tudo, conseguiu, e andariam por aí elogios sem fim quando tivesse terminado o mandato. Mas como foi Lula, são muito mais modestos na avaliação.
De Luis Moreira a 1 de Fevereiro de 2011
Lula, Henriques Cardoso, grandes presidentes, tiraram nos últimos 20 anos, 40 milhões de pessoas da pobreza. Com emprego! Não com subsídios...
De ethel feldman a 2 de Fevereiro de 2011
Luis, parece que temos medo de elogiar em exclusivo o Lula. O governo do Fernando Herique Cardoso, não teve nada a ver com o do Lula. A boa governação do Lula até já foi justificada como ter sido pssível, por cnta do governo do Fernando. Com todos os erros que podem ser apontados ao Lula, ele é um político à parte. A fome foi pela primeira vez, no Brasil, tida em conta.
De augusta clara a 2 de Fevereiro de 2011
É isso mesmo. Estou 100% contigo, Ethel.
De Luis Moreira a 2 de Fevereiro de 2011
O Fernando Henrique Cardoso faz um trabalho muito meritório, desenvolvido depois pelo Lula. Isso é reconhecido por todos. No Brasil os que não gostam do Lula dizem, desdenhosamente, que o Lula se limitou a tirar proveito do trabalho dos outros. Ouvi isso a mais de uma pessoa quando lá estive.
De Luis Moreira a 2 de Fevereiro de 2011
Não tnho medo nenhum, só estou a contar o que vivi no Brasil em relação a Lula.
De ethel feldman a 2 de Fevereiro de 2011
não vou discutir contigo. o velho e conhecido argumento do Fernndo Henrique está gasto. o trabalho do Lula, que não teve nada a ver com a mesmice do Fernando Henrique, está à vista de todos. só não vê a diferença quem não quer. pouco me interessa a opinião da burguesia brasileira (não te esqueças que nasci no Brasil).
De Luis Moreira a 2 de Fevereiro de 2011
Já viram que estamos em directo para o Cairo? E há pessoas a seguirem:http://estrolabio.blogs.sapo.pt/981033.html

Comentar post

.Páginas

Página inicial
Editorial

.Carta aberta de Júlio Marques Mota aos líderes parlamentares

Carta aberta

.Dia de Lisboa - 24 horas inteiramente dedicadas à cidade de Lisboa

Dia de Lisboa

.Contacte-nos

estrolabio(at)gmail.com

.últ. comentários

Transcrevi este artigo n'A Viagem dos Argonautas, ...
Sou natural duma aldeia muito perto de sta Maria d...
tudo treta...nem cristovao,nem europeu nenhum desc...
Boa tarde Marcos CruzQuantos números foram editado...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Conheci hackers profissionais além da imaginação h...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Esses grupos de CYBER GURUS ajudaram minha família...
Eles são um conjunto sofisticado e irrestrito de h...
Esse grupo de gurus cibernéticos ajudou minha famí...

.Livros


sugestão: revista arqa #84/85

.arquivos

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

.links